Autor : Tom Cardoso
Editora Objetiva
Número de páginas: 246
Sim, eu amo biografias. E ainda mais essas que tenham a ver com a minha infância. Explico : como carioca não sou corintiana, e sim flamenguista. Mas na década de 80 ainda criança meu pai sempre fã de futebol fazia dos jogos da seleção momentos únicos junto com meu falecido avô. Sempre víamos os jogos e torcíamos juntos, e a seleção de 86, aquela que perdeu o famoso pênalti nos pés de um dos maiores craques do meu time, tinha como capitão o " Doutor" ou " o Magrão" : Sócrates.
Com o tempo e entendendo mais de futebol me encantei com o irmão dele, Raí, que em 94 levantou a taça de Tetra Campeão nos Estados Unidos . Ao saber que o livro com a vida de Sócrates seria lançado me interessei muito, pelos motivos citados acima e porque queria saber mais sobre a vida do mito dos gramados.
Tom Cardoso , o autor, nos presenteia com muita informação sobre os jogos da carreira dele, e se você curte futebol vai obviamente se deliciar com a trajetória do estudante de medicina, filho de um cearense muito batalhador que fez de tudo para que seus filhos pudessem ter o estudo que ele não teve. Sócrates fez faculdade de Medicina, apesar de ter exercido muito pouco a profissão. Tudo culpa do talento do moço imenso mas de pés relativamente pequenos para o tamanho.
Da vida em Ribeirão Preto jogando pelo Botafogo de lá até a Fiorentina na Itália, tudo é relatado. Não espere muito sobre avida amorosa pois esse não foi o foco do autor, cita-se a primeira esposa de um casamento de 14 anos, depois uma tenista...e o resto é muito, muito futebol. E também muita bebida. Pelo que o autor conta Sócrates nunca foi um drogado ou alcoólatra, desses que caiam pelos cantos. Mas usava cocaína - muito menos que Casagrande - e amava beber, fumava quase sempre também, o que impressionava os dirigente que não entendiam como ele poderia ter fôlego e ainda marcar tantos gols. A carreira deslanchou pelo Botafogo de Ribeirão e claro no Corinthians onde é ídolo lembrado até hoje. Sua passagem no Flamengo ao lado de Zico rendeu poucos gols , assim como na Itália onde nem renovaram seu contrato.
Do menino nascido em Belém até o ídolo da seleção brasileira comandado por Telê Santana, vemos a história do craque passar na nossa frente e nos encantamos com o chamado futebol arte. Sócrates marcou gerações, teve 4 filhos e se casou no papel duas vezes. Jogou por 5 times profissionalmente - ah sim, 6 se contarmos o da Inglaterra quando já tinha mais de 50 anos- e deixou sua marca registrada , ou melhor gols, por onde passou.
Sócrates era também engajado na política , fã de esquerda acreditou muito no PDT e no PT, mas morreu desencantado com o governo de Lula e com seus companheiros de partido.
Em 04 de dezembro de 2011 seu coração parou de bater, em dia de jogo do Corinthians X Palmeiras. Os jogadores, claro, o homenagearam. Merecido , o craque deixou seu nome na história, e se você curte futebol ou conhece alguém que goste, esse livro é a coisa certa para isso.
Sócrates é o ídolo de praticamente uma geração inteira e não digo só a nação corinthiana, mas de uma nação amante do bom futebol.
ResponderExcluirNão sou fã de futebol..rs mesmo dizendo que tenho um time do coração, mas acompanhei boa parte do que esse homem fazia em campo e claro, da vida agitada que levava. Uma vez, vi uma reportagem sobre isso que você citou, como ele conseguia o fôlego depois de ter passado noitadas em drogas e bebidas...
Um mito? Para muitos, sim!
Não sei se leria, mas para os fãs, é um livro desejado demais, isso tenho certeza!!!!
Beijo
Acho que o livro parece ser super válido para os que adoram futebol,mas como não curto biografias e muito menos o esporte confesso que não me interessei. Esse é o tipo de livro que eu daria ao meu pai de presente sem medo de errar
ResponderExcluirBeijos
Acho que meu pai vai adorar esse livro ! Não sei se eu leria porque eu nao gosto muito de futebol rsrs ...mas para os fãs é um livro incrível de se ler eu acho !
ResponderExcluirBeijos
Como eu não sou fã nem de futebol e nem de biografias, creio que não vou gostar muito dele. Mas com certeza deve ser bom e os amantes desse gênero vão adorar.
ResponderExcluirbeijos.
Sou vidrada em futebol, e sendo assim, obviamente também sou muito fã de Sócrates. Por influência do meu pai (assim como tu), sempre soube das histórias e façanhas do cara, e ele era realmente incrível, apesar de eu não conseguir lembrar dele jogando porque não é do meu tempo, enfim rs
ResponderExcluirGosto muito de biografias e acho que o autor foi feliz em colocar no foco a carreira futebolística do ídolo, afinal, foi aí que ele ficou mais conhecido.
Oi, Raffa.
ResponderExcluirEu gosto bastante de futebol, torço pro verdão, mas não gosto de ler biografias. Não sei o motivo, mas simplesmente é uma leitura que não me agrada. Enfim... Difícil alguém nesse país não saber quem foi Sócrates e, pra quem gosta desse tipo de leitura, o livro vai ser um prato cheio.
Abraço!
Quando vi o nome da resenha pensei que fosse o Sócrates filósofo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNão acompanhei muito a carreira DESSE Sócrates, porque minha família nunca foi de assistir futebol, só assistíamos mesmo na copa.
E também eu era pequena ou nem era nascida quando ele fazia sucesso kkkkkkkkk
Mas fiquei triste pela morte dele, pois vi umas entrevista antes, e tinha achado ele tão inteligente e legal!
Enfim, é a vida né...
Se tiver a oportunidade lerei sim!!!!
bjooos
Oi Raffa nao curto mto nem Biografia nem futebol nao, nao enstendo ndaa pra te falar a vdd nem sei quem é socrates rsrsrsrs mais para quem gosta parece ser mtoo bom. a capa esta lindaaa.. bjos
ResponderExcluirEu como uma boa corintiana, sou fã desse cara. Nunca vi ele jogar, a não ser em filmagens antigas, mas sei um pouco sobre a carreira dele e foi o suficiente pra eu gostar dele. Essa biografia seria uma que eu gostaria de ler (milagre). No dia da morte dele eu me lembro que estava no twitter, homenageando-o como todos os corintianos e fãs.
ResponderExcluirbeijos
Não gosto de ler biografias. E não entendo nada de futebol rs
ResponderExcluir