segunda-feira, 6 de abril de 2015

[Resenha] 360 Dias de Sucesso @thalitareboucas

Título Original : 360 Dias de Sucesso
Autora : Thalita Rebouças
Editora Rocco Joven Leitores
Número de págs : 303









Não sei quantas vezes na vida gostei de bandas que se dissolveram, ou que " os principais" brigaram e cada um seguiu seu rumo. Foi assim com os Guns n´Roses, com os Los Hermanos, e até tardiamente com o Bon Jovi, uma lágrima escorreu do olho quando Richei Sambora anunciou que deixaria a banda. Quando a banda não termina,  há aquele membro que briga com outro e abandona e é como fim de casamento,  o fã sofre junto e se nega a dar o divórcio. Quando o Slash anunciou que não era mais do Guns eu só queria ver dvd antigo quando ele ainda era amigo do Axl , mas claro não cheguei a me cortar como as fãs do One Direction. 
Thalita escreve o livro mais para " todas as idades" que li dela, não tem como não se identificar ou lembrar de alguma banda que amamos e que sofremos com a separação. De Backstreet Boys a NSync, de Beatles a Spice Girls...vida  de fã não é fácil, mas na visão de Thalita quem conta a versão da separação é Gualter , o cara mais gente boa da banda.
Nos primeiros capítulos somos apresentados aos 4 meninos : Gualter ( baterista) , Theo ( cantor) , Pedro ( guitarrista)  e Pá ( baixista)  . Amigos de condomínio, conhecidos da escola, sabemos que a decisão de tocar em uma banda veio como quem não tem nenhuma pretensão, ensaiando finais de semana Paulão - pai de Pedro - vê nos meninos um grande potencial e eles começam a tocar juntos e conseguem seu primeiro show. 
Babi, namorada de Pedro, é quem percebe que apesar da banda ser ótima falta um algo mais, um teclado, e é aí que convidam Mari para fazer parte da Pólvora ( nome que depois de muito custo chegam a um consenso ) .
Com os quatro afinados para subirem ao palco a banda começa a bombar, primeiro nos vídeos do YouTube com a música " Amor na Hora Certa", depois com as meninas no After Show. Gualter  acha Babi a oitava maravilha do mundo, e não entende como a namorada perfeita pode ser traída por Pedro. Sim, Thalita nos presenteia com um livro onde temos do estrelismo de alguns, as traições comuns quando o sucesso sobe a cabeça. Pedro se transforma e vira um insuportável que acha que ele é o gostosão da banda e que nada está aos pés dele. Até mesmo o sucesso de Mari  ( tecladista e vocalista) - bonita, única mulher da banda e super talentosa - o incomoda . 
Os 360 dias aos quais a autora se refere é o tempo que a banda dura, assim como chega nas paradas de sucesso e chega a ir em programas globais como O Caldeirão do Huck eles também veem a banda acabar em um piscar de olhos e de repente todas as fãs da Barra da Tijuca e do Brasil parecem sumir, eles viram cidadãos normais daqueles que o Ego vai recordar daqui há 10 anos com um título de " por onde anda..." .
O livro é uma delícia de ser lido, não tem como não se encantar com Gualter  - dá vontade de entrar no livro e levar para casa!  - e  não querer mais histórias do rapaz. 
Para ser lido em um dia de tão bacana é, Thalita se superou, amei esse livro. 

Assistam ao BookTrailer





Gosta da Thalita Rebouças assim como eu? Sábado que vem terei o imenso prazer de tê-la no evento da Menina que Comprava Livros na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, marque presença aqui:


5 comentários:

  1. Já ouvi e li muita coisa a respeito do trabalho da Thalita. Do quanto ela sabe conduzir as letras e fazer de uma história comum, uma história, simplesmente.
    Já havia visto a capa deste livro pelo mundo literário, mas nunca havia parado para ler do que se tratava e claro, adorei a sinopse e resenha. Quantas e quantas bandas passaram e ainda vão passar por isso. Desde o estrelismo, as discussões e término de fato. Sofri muito quando Guns trocou componentes..Slash e o outro loirinho cabeludo que eu não me recordo o nome..rs Isso sem falar na infância, com Balão Mágico, Dominó e Polegar.
    Lei da vida? Prefiro acreditar que seja a lei da atração..onde gostos e personalidades acabam batendo de frente..rs
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro da Thalita. Ela até veio para a Bienal daqui do ano passado, mas infelizmente não pude ir conhecê-la, então acabei nem comprando o livro. Já tinha visto algumas pessoas falarem bem desse livro e sei que a escrita dela é ótima porque já li alguns textos. Além do mais, acho que todo mundo já viu uma banda favorita acabar de desmanchando, né? Saudades Rouge, RBD e tantas outras. Com certeza quero ler esse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler esse livro ontem !! Eu já to quase terminando.... Gostei muito do Gualter rsrs ... Acho que é o destino de quase todas as bandas ... Cada membro quer fazer uma coisa , o estrelismo ... Também me lembrei de varias bandas ... Guns, Backstreet Boys .... E nós fãs sofremos ...
    Estou ansiosa para chegar o evento e você entrevistar a Thalita e eu ler nos posts como foi !! Sou muito fã dela !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro da Thalita o desenrolar da história é bem legal e, dá para ler em um dia ou dois, eu li em dois por causa das provas do curso. Meu personagem favorito é o Gualter Potter que é quem narra.
    Também sofri por causa de bandas que acabaram, dentre elas os BSB =/ mas também não me cortei não, naquela época pelo menos acho que ninguém fazia essas coisas.
    E eu estou super feliz porque o meu livro agora esta devidamente autógrafo =)
    Obrigada Raffa, graças a você consegui meu autógrafo ;) <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa bem Deve ser mto legal o livro, eu sempre quis ser fã de pirar por alguma banda, mais nunca nenhum gostei desse jeito..
    que pena que a banda acabou, ainda não li nada da thalita mais espero tmooo ler..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)