terça-feira, 28 de abril de 2015

[Resenha] Escola de um Destino

Título Original : Escola de um Destino
Autor : Sidney Santborg
Editora Livros Ilimitados
Número de págs : 86










Há livros que parecem feitos para serem adotados por escolas. E não digo isso somente porque o título leva escola no nome ou porque seja um livro fino (tem ao todo 86 páginas)mas sim porque o tema abordado é muito falado pelos adultos mas talvez não pelos jovens e não se trata somente de escolhas e atitudes mas também do fator Nordeste x Sudeste que é o mote principal desse livro. Ou pelo menos o que vai levou o autor a ter uma história para contar.
Quando quatro amigos nordestinos ( são eles Marcos, João Paulo, José Pedro e Antônio) decidem ir atrás de uma oportunidade boa de estudo no Rio de Janeiro eles também vão atrás da lenda que para muitos virou realidade de tentar a vida na região Rio x SP e vencer.
É como a velha história de que quem vai para os EUA vive o sonho americano, então, desde que nasci que ouço histórias de nordestinos que começaram como garçons por exemplo e hoje em dia tem uma cadeia de restaurantes. Ou de comediantes - boa parte de nossa nata humorística, principalmente quando eu era criança vem da região - que hoje ganham bem nas cidades citadas lotando casas de espetáculo.
Certamente motivados pelos contos de fada esses jovens vem estudar em uma escola técnica que prepara profissionais de talento para o mercado, pensando em ter um futuro garantido os quatro apostam todas as fichas na vinda a cidade maravilhosa.
Não leia o livro pensando em " por menores", já que por exemplo, os quatro conseguem uma bolsa na tal escola - a chance de na vida real isso acontecer é quase zero, ainda mais no governo atual , certo? mas voltemos a leitura! - onde viverão seus dias de estudo e os de descanso já que morarão em um alojamento.
Juntos mas ao mesmo tempo cada um fazendo suas escolhas na terra lotada de balas perdidas , assaltos por todos os lados e incertezas brotando como espinhas nas peles dos meninos.
Drogas, bullying, e tudo que sabemos que rola em todos os cantos do pior ao melhor colégio nessa cidade tem no livro de Sidney. O que vale lembrar que conta bancária não define caráter, então palmas para o autor por abordar um tema onde acho importante as escolas e os pais sempre discutirem, sim, é a velha máxima de que a vida é feita de escolhas, e mesmo adulto, cabe a nós fazê-las. 
Para quem torce pelos quatro, lamento informar que nem todos farão as escolhas certas e terão um final feliz, tal qual na vida real, sempre há os que caminham para o lado negro da força (#starwars)

Sabem aquele bom presente para o primo ou filho que acabou de completar 14 anos? Então, esse livro é exatamente isso. 

Lembrando que o autor estará no evento da Menina de maio! Apareçam para conhecê-lo melhor e autografar seu livro ;)

7 comentários:

  1. Parabéns Raffa sua resenha é perfeita, já li "Escola de um destino" e fiquei encantada com o história apesar de ter sido escrita um tempinho atráz continua mais atual do que nunca, e parabéns para o Sidney Santborg que é um escritor brilhante.escritor

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto a capa do livro por aí no mundo literário, mas não havia me chamado a atenção de fato para ler do que se tratava. E agora fico aqui me perguntando porque não fiz isso antes.
    Adoro estas histórias que nos permitem essa dose de realidade. Eu também já vivi este sonho, a menina do interior que deixa a família para viver em São Paulo..e quando lá chega, percebe que não é bem assim. No mesmo dia que roubaram meu relógio, mataram um vendedor de doces perto de mim.... Isso já faz quase 20 anos..mas ainda me recordo disso...e de como peguei minhas coisas e voltei pra casa dos pais.
    Quero muito ler a saga dos quatro jovens!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. O Sidney é um querido e supertalentoso, doida pra ver o livro novo dele. Amei a leitura e acho que ele cumpriu direitinho o seu objetivo. A história deve ser lida em todos os colégios. Adorei a resenha, ele vai ficar feliz.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  4. O Sidney é um querido e supertalentoso, doida pra ver o livro novo dele. Amei a leitura e acho que ele cumpriu direitinho o seu objetivo. A história deve ser lida em todos os colégios. Adorei a resenha, ele vai ficar feliz.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas realmente me encantei pela sua resenha, porque tudo o que você falou não poderia ser mais verdade. Tenho sim um primo que acabou de fazer 14 e que merece ser o livro, mas só depois de mim, porque eu também quero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Raffa, eu gostei muito da sua resenha, pois você conseguiu captar a ideia e o objetivo deste livro, isso me deixou muito feliz. Obrigadoooo! Parabéns pelo blog, show!!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o Sidney de outros eventos seus mas até então não sabia o quão rico é o livro dele nem mesmo o tema abordado. A cada dia mais feliz e grata pelos novos autores nacionais abordarem temas que traz uma lição de vida para todos nós. Que venha o Sidney no evento da Menina. Quero saber como ele se inspirou para escrever está história. E é claro que eu quero ler o livro dele. Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)