terça-feira, 5 de maio de 2015

Menina que via Filmes : Uma Longa Jornada [Crítica]

Título Original : The Longest Ride
Título no Brasil : Uma Longa Jornada
Baseado na obra de Nicholas Sparks
Dirigido por George Tillman Jr.
Com Scott Eastwood, Britt Robertson, Alan Alda mais
Gênero Drama , Romance
Nacionalidade EUA
Duração : 2h 19 min



















Imaginem você amar um livro de um dos seus escritores favoritos, então você fica sabendo que quem fará o papel principal no longa é ninguém menos do que o filho lindo de um dos seus atores/ diretores prediletos? Óbvio que contei os dias para ver Uma Longa Jornada mas minha decepção não se deu com o filme mas com a distribuição das salas, com noventa por cento delas destinada aos Vingadores, sobrou ao filme de Sparks três salas no gigante circuito carioca. Por esse motivo, arrastei meu noivo para  o Cinépolis Lagoon, único local na Zona Sul inteira que passava o filme.
Mas vamos a história.
Já havia lido o livro e como citei acima Uma Longa Jornada é um de meus queridinhos, uma estudante de arte Sophia ( Britt Robertson, de " Under the dome") não vê muita graça em rodeios, ama mesmo é de dedicar a faculdade que com muto custo conseguiu uma bolsa de estudos, mas sua amiga Márcia a convence pelo menos uma noite a colocar uma bota de cowboy e ir com todas as outras moças da Fraternidade no rodeio daquela noite.
Roupas justas, botas colocadas, é a vez de olhar os rapazes solteiros que desfilam por lá; a câmera foca nele, no papel de Luke Collins o filho do mito Clint Eastwood parece o pai, e não parece pouco, é como se eu o visse anos atrás. Corpo perfeito , rosto idem, ele agarra o touro, como prestar mesmo atenção ao rodeio?
Em flashbacks sabemos que ele no passado sofreu um feio acidente , mas continua montando. Claro que ele vai ganhar ela rodada e lógico que seu chapéu vai cair bem em frente a doce donzela estudiosa que nessa hora já esqueceu que está naquela cidade para estudar, não a condeno, Luke , ou melhor Scott, é de para um rodeio inteiro mesmo.
Ela vai tentar fugir dele porque está indo a NY em poucas semanas, ele vai insistir porque não sabe . O beijo demora muito para acontecer e não me lembro se no livro também era assim. Na primeira saída a volta não será das mais comuns, ao entrarem na estrada a chuva castiga a visão mas Luke vê um carro que acabou de bater contra o muro de proteção. Dentro dele está Ira Levinson ( Alan Alda) visivelmente machucado ele é retirado do carro pelo rapaz mas pede a moça que resgate uma caixa que ele deixou no banco do carona.

 O que vem pela frente pode ser piegas para uns mas eu particularmente acho a história linda. Ira, de família judia, tem para contar toda uma vida de cartas trocadas com a mulher que sempre amou : Ruth. Em 1940 até os dias atuais, viajamos nas cartas que Sophia passa a ler para o senhor que antes resmungão agora demonstra um carinho pela mocinha.
A verdade é que o mundo trata de unir duas histórias de amor para que a mais velha prove a mais nova que não existe amor sem sacrifícios e que no final tudo vale a pena por ele. 
Com takes perfeitos, direção em sintonia com os atores e muita química entre os protagonistas, Uma Longa jornada emociona sim, mas já adianto que não tem nada de alguém morrendo de câncer, pode levar sua amiga mais sensível ou a mãe que só gosta de finais felizes.
Para mim foi uma grata surpresa ver o filho de Eastwood atuando tão bem, ele se sente tão a vontade que deixa a mocinha literalmente a ver navios nas cenas dos dois. Falta a Britt aquela garra de mocinha protagonista, tudo com ela é meio sofrível, é como se não tivesse saído do personagem da série que fez. 

O resultado é um ótimo filme, por mais que os críticos tenham odiado, quem é fã do autor vai bater palmas, e depois ter mais de  2 horas de Scott é um colírio para os olhos de qualquer uma. 

6 comentários:

  1. Sou suspeita para falar de qualquer livro ou filme baseado em obras do Sparks! Sou uma romântica incurável e amo cada livro dele que é lançado..e claro, filmes também(já que são sucesso sempre)
    Li este tem um tempinho, tem a capa antiga ,bem simples..rs e diferente dessa nova que foi lançada recentemente em função do filme!
    Adoro o trabalho de Eastwood, como ator e hoje em dia, mais como diretor também. E tenho certeza que filho e peixe, peixinho é!
    Verei com certeza, não sei se no cinema daqui que beira o caos, mas verei!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Estava louca pra ler o livro e ansiosa pra assistir o filme, só assisti o trailer ate agora e gostei bastante.. não sabia q era mais de 2hs de filme. :)
    O pôster tá lindo de mais, acho q vou ter a mesma dificuldade pra achar salas aonde moro,
    Aqui só tem Vingadores e Velozes e furiosos 7 ... ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, e ainda não vi o filme, mas fiquei interessada, quando der para ver, vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas no dia em que vi o trailer, ele entrou na minha lista de desejados. Claro que vou acabar assistindo antes de ler, porque tô simplesmente apaixonada pelo filho do Clint (que é lindo de doer). E ainda bem que não há câncer e há final feliz, porque é isso que eu espero de um romance nas telonas. Preciso assistir o quanto antes! E não tô nem aí se os críticos odiaram.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Uma Longa Jornada também virou um dos meus queridinhos do Nicholas Sparks <3
    Esse livro me surpreendeu e foi mais um qu me arrependi por ter demorado tanto a ler. Comprei ele para autografar na bienal 2013 e só esse ano li porque vinha filme, eu estava de mal com o tio Nick por me fazer sempre chorar hahaha
    Também estou muito chateada com a distribuição do filme que acabou sendo igual ao do filme O Melhor de Mim, acabou que eu não consegui ver por causa das poucas opções de sala de cinema ficando muito longe da minha casa e em horários inviáveis sem contar pela duração de exibição que foi curta.
    Vou tentar ver essa semana no Nova América (cruzando os dedos para conseguir ir)
    Ps¹: eles demoraram mesmo a se beijar rs
    Ps²: e pela crítica já vi que tem coisas diferentes, só peço que não estraguem igual fizeram com o melhor de mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu vou acabar lendo e vendo Nicholas Spark por sua culpa...rs. Ainda mais com os mocinhos lindos que escolhem...rs. Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)