Título no Brasil : Pepe Mujica - Simplesmente Humano
Autor : Allan Percy & Prof. Leonardo Diaz
Editora Sextante
Número de págs: 191
Sabia muito pouco sobre o ex presidente uruguaio que esteve no poder de 2010 até março desse ano. Hoje com 80 anos ele é alvo de muitas biografias no mercado que tendem a mostrar principalmente seus ideais humanos , um dos atos mais famosos dele na mídia foi o de doar boa parte de seu salário de presidente e não aceitar os luxos do cargo, tanto que sempre andou em um fusca muito velho.
Como não sou nada fã de Lula e Dilma e ele sempre posou de amigo dos dois nunca nutri muita simpatia por ele, mas lendo a biografia pude parar com os preconceitos e entender que ele sim fez o que seus ideais falam, na abertura de um dos capítulos por exemplo lê-se “ Quando você vai comprar algo, não está comprando com dinheiro. Está comprando com o tempo de sua vida que precisou gastar para ganhar esse dinheiro. Você compra o negócio qualquer e está pagando com sua vida. É preciso ser mais avarento, é preciso cuidar da vida”.
Com essa ideologia – não sei se posso usar a palavra comunista sem ser “ de direita” – o livro é narrado em dois momentos. O primeiro onde temos uma mini bio dele, desde sua infância, de contando como foi sua criação até chegar à presidência. Ganhou o título de presidente mais pobre do mundo e foi chefe do Mercosul no ano de 2013.
Também há fatos sobre a época em que foi guerrilheiro e lutava contra o governo da época, José que tem o apelido de Pepe é visto pelo autor como um homem de uma natureza humana absurda, preocupado com o bem estar do cidadão . É dele também a famosa frase em que defende o governo de Lula dizendo que a política do Fome Zero não faz diferença para quem tem comida na mesa, mas para quem não tem, 3 refeições por dia é um sonho . Até concordo, se o partido dele não tivesse roubado tanto...enfim, não consigo falar desse ex presidente do Brasil sem tecer minha indignação. Mas vamos em frente que aqui o que importa é o Uruguai.
Os autores ( são 2) deixaram claro sua admiração pelo ex presidente, tanto que na segunda parte do livro há 56 frases deles onde são analisadas como auto-ajuda depois, e vamos ser sinceros, Allan Percy ama pegar frases e fazer delas “ compartilhamentos de Facebook”, se é que me entendem.
Se por um lado ficou bacana, por outro acho que faltaram algumas informações que poderiam ter sido colocadas a mais sobre a vida dele, talvez pelo livro ser pequeno eles optaram por fazer somente uma introdução para conhecermos melhor a personalidade e então focar nas menções de efeito nesses 4 anos de governo dele.
Ficou bacana , super recomendo a leitura , acho sempre muito válido conhecer os presidentes de nossos vizinhos e entender que mesmo com as mesmas ideologias tem como não roubar sim, basta ser honesto , como todos afirmam que ele foi.
Não adianta eu querer dizer que entendo de política e seus afins, que eu não entendo bulhufas!
ResponderExcluirSó entendo que não gosto também do PT e fica complicado falar qualquer coisa sem querer xingar!
Mas sei que já vi e ouvi muita coisa na mídia sobre o Mujica, tá, muita coisa sobre seu fusca(acho que azul né?) e do quanto ele conseguiu ficar no poder tantos anos sem fazer mal as pessoas.
Uma pessoa de bem, eu diria. Se tudo for verdade, é claro!
Não sei se leria, mas...quem sabe uma hora destas eu acabe lendo sim!!!
Beijo
Não sou muito dada a ler biografias, ainda mais de políticos kkkkk, mas claro, q devemos entender q é uma figura muito importante para o país dele e quem sabe para o mundo
ResponderExcluirbjs
Conheço muito pouco da vida desse ex-presidente, já que não sou muito chegada em ler biografias, embora reconheça a importância delas. Ele tinha ideia válidas e que deveriam ser as mesmas de outros líderes de Estado, mas não é bem o caso. E nem vou adentrar no assunto Lula e Dilma porque também não compactuo com o sistema de governo deles. Acho que gostaria de fazer a leitura.
ResponderExcluirBeijos.
Eu sou completamente leiga se tratando de política. Também não sou fã de ler biografias, porém, pela sua resenha deu para perceber que esse presidente do Uruguai queria sim fazer a diferença em seu País só pelo gesto dele querer doar parte do salário já mostra que ele queria mais que dinheiro e sim mudanças para o seu povo.
ResponderExcluir