quinta-feira, 21 de maio de 2015

[Resenha] Pepe Mujica - Simplesmente Humano @sextante

Título Original:  Mujica - Sencillamente Humano
Título no Brasil : Pepe Mujica - Simplesmente Humano
Autor : Allan Percy & Prof. Leonardo Diaz
Editora Sextante
Número de págs: 191





Sabia muito pouco sobre o ex presidente uruguaio que esteve no poder de 2010 até março desse ano. Hoje com 80 anos ele é alvo de muitas biografias no mercado que tendem a mostrar principalmente seus ideais humanos , um dos atos mais famosos dele na mídia foi o de doar boa parte de seu salário de presidente e não aceitar os luxos do cargo, tanto que sempre andou em um fusca muito velho.
Como não sou nada fã de Lula e Dilma e ele sempre posou de amigo dos dois nunca nutri muita simpatia por ele, mas lendo a biografia pude parar com os preconceitos e entender que ele sim fez o que seus ideais falam, na abertura de um dos capítulos por exemplo lê-se “ Quando você vai comprar algo, não está comprando com dinheiro. Está comprando com o tempo de sua vida que precisou gastar para ganhar esse dinheiro. Você compra o negócio qualquer e está pagando com sua vida. É preciso ser mais avarento, é preciso cuidar da vida”.
Com essa ideologia – não sei se posso usar a palavra comunista sem ser “ de direita” – o livro é narrado em dois momentos. O primeiro onde temos uma mini bio dele, desde sua infância, de contando como foi sua criação até chegar à presidência.  Ganhou o título de presidente mais pobre do mundo e foi chefe do Mercosul no ano de 2013. 
Também há fatos sobre a época em que foi guerrilheiro e lutava contra o governo da época, José que tem o apelido de Pepe é visto pelo autor como um homem de uma natureza humana absurda, preocupado com o bem estar do cidadão . É dele também a famosa frase em que defende o governo de Lula dizendo que a política do Fome Zero não faz diferença para quem tem comida na mesa, mas para quem não tem, 3 refeições por dia é um sonho . Até concordo, se o partido dele não tivesse roubado tanto...enfim, não consigo falar desse ex presidente do Brasil sem tecer minha indignação. Mas vamos em frente que aqui o que importa é o Uruguai.
Os autores ( são 2) deixaram claro sua admiração pelo ex presidente, tanto que na segunda parte do livro há 56 frases deles onde são analisadas como auto-ajuda depois, e vamos ser sinceros, Allan Percy ama pegar frases e fazer delas “ compartilhamentos de Facebook”, se é que me entendem.
Se por um lado ficou bacana, por outro acho que faltaram algumas informações que poderiam ter sido colocadas a mais sobre a vida dele, talvez pelo livro ser pequeno eles optaram por fazer somente uma introdução para conhecermos melhor a personalidade e então focar nas menções de efeito nesses 4 anos de governo dele.

Ficou bacana , super recomendo a leitura , acho sempre muito válido conhecer os presidentes de nossos vizinhos e entender que mesmo com as mesmas ideologias tem como não roubar sim, basta ser honesto , como todos afirmam que ele foi. 


4 comentários:

  1. Não adianta eu querer dizer que entendo de política e seus afins, que eu não entendo bulhufas!
    Só entendo que não gosto também do PT e fica complicado falar qualquer coisa sem querer xingar!
    Mas sei que já vi e ouvi muita coisa na mídia sobre o Mujica, tá, muita coisa sobre seu fusca(acho que azul né?) e do quanto ele conseguiu ficar no poder tantos anos sem fazer mal as pessoas.
    Uma pessoa de bem, eu diria. Se tudo for verdade, é claro!
    Não sei se leria, mas...quem sabe uma hora destas eu acabe lendo sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito dada a ler biografias, ainda mais de políticos kkkkk, mas claro, q devemos entender q é uma figura muito importante para o país dele e quem sabe para o mundo
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Conheço muito pouco da vida desse ex-presidente, já que não sou muito chegada em ler biografias, embora reconheça a importância delas. Ele tinha ideia válidas e que deveriam ser as mesmas de outros líderes de Estado, mas não é bem o caso. E nem vou adentrar no assunto Lula e Dilma porque também não compactuo com o sistema de governo deles. Acho que gostaria de fazer a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou completamente leiga se tratando de política. Também não sou fã de ler biografias, porém, pela sua resenha deu para perceber que esse presidente do Uruguai queria sim fazer a diferença em seu País só pelo gesto dele querer doar parte do salário já mostra que ele queria mais que dinheiro e sim mudanças para o seu povo.





    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)