Título no Brasil : Lugares Escuros
Baseado na obra de Gillian Flynn
Dirigido por Gilles Paquet-Brenner
Com Charlize Theron, Nicholas Hoult, Chloë Grace Moretz mais
Gênero Suspense , Drama
Nacionalidade França
Duração : 1h 53 min
Ano : 2015
Ter acabado de ler o livro e ver o filme é uma sensação que amo, mas ao mesmo tempo me faz comparar o tempo inteiro com o que lemos e com o que estamos vendo na telona. Acreditem, eu amei o livro que resenhei essa semana para vocês, mas o filme não deixa falhas, por mais que saiba que seria impossível colocar todos os detalhes da história em menos de duas horas de duração do longa.
Mérito de quem adaptou o roteiro prender a verdade até onde pode, mas claro que para os mais atentos ela será revelada muito antes do que o seria se estivessem lendo o livro.
Lugares Escuros é o tipo de filme que não se pode deixar de prestar atenção nem um mísero minuto, porque pode estar ali o entendimento para a verdade quando ela nos é revelada.
Libby ( Charlize Theron, muito bem no papel) é a única sobrevivente de uma chacina familiar. Seu irmão Ben matou toda sua família há 30 anos atrás , ela foi a única que conseguiu escapar. O motivo? Ninguém sabe, mas ela mesmo não tendo visto o irmão atirar o acusou , como ele nunca pediu para recorrer isso a fez entender que ele é o culpado.
Na telona o que lemos ganha rostos, ali Ben é um ator que parece o Keanu Reeves quando novo, mas que ridiculamente vira um homem parecido com o Jason Statham quando cresce. Essas coisas me irritam um pouco em filmes, mas ok. Os atores são ótimos, o Ben jovem desempenha bem o menino rebelde que se vê encantado com o mundo satânico e parece ter tudo para convencer o mundo de que realmente quis matar a família, como se não bastasse ele ainda era acusado de ter abusado de algumas meninas bem menores que eles na época.
Libby vive de doações de pessoas que tem pena dela, anda toda furada e jamais pensou em trabalhar. É por isso que ela aceita através Lyle ( Nicholas Hoult) conhecer o Clube da Matança, pessoas que amam conhecer vítimas de crimes bárbaros , compram souvenirs da época e querem desvendar mistérios, no caso da Libby eles querem soltar o irmão dela que acham ser inocente.
Difícil gostar da personagem Libby, e isso Charlize fez muito bem, ela não gosta que a toquem, ela não pensa nas irmãs mortas e nunca quis falar com o irmão mesmo sabendo que não foi ele quem atirou, ou melhor, sabendo que não o viu atirar.
Quando os flashes mostram o passado temos noção de como eram os pais da família Day : a mãe Patty vivia para tentar salvar a fazenda e amava todos os filhos, o pai era um vagabundo que até drogas vendia e que só sabia arrancar dinheiro da ex esposa.
Mas uma das melhores cenas é quando Diondra ( a sensacional Chloe Grace Moretz) aparece. Má, linda e persuasiva, ela tem Ben nas mãos, e um filho dele na barriga .
Sequências de rituais satânicos feitos pelo casal e um amigo descente de índios são fortes e o cinema fica calado na hora como quem já acha que vendo a cena sabe quem os matou.
Tudo parece, tudo é ou não, mas o interessante é que o suspense funciona e o filme vale muito o ingresso.
Por vezes pode ser que você espere mais ação, mas ele não é um filme de ritmo, e sim de descobertas. Libby descobre sua verdade juntamente com o espectador e isso faz desse um bom filme.
Eu tenho uma relação estranha com isso de ver filmes/ler livros tudo muito perto um do outro. Esse lance de ficar comparando, acaba me fazendo ficar perdida..rs eu sou um caso à parte. Mas prefiro ler ou ver e esperar um pouco(porque a memória ajuda a esquecer detalhes) para só depois, fazer o inverso.
ResponderExcluirAmo a autora e acompanhei a resenha deste livro aqui no blog. Não vejo a hora de poder ler e ver essa obra.
Filmes assim são feitos para pessoas especiais...que sabem identificar nos detalhes, nas entrelinhas, o foco central da história!!!
Beijo
Estooou loucaaa para ler esse livro, aproveitar que ainda nao saiu o filme na locadora rsrs pois aki no cinema so tem uma sala, e nao esta passando ele, entao da tempo ler enquanto nao chega hahaha quero mtoo parece ser incrivel..
ResponderExcluirbjos