Título no Brasil : Escuridão Total Sem Estrelas
Autor : Stephen King
Editora Suma de Letras
Tradução : Viviane Diniz
Número de págs : 390
Sei que sempre falo isso, mas como pode escrever tão bem esse homem? Me impressiona que a cada livro lido - mesmo que sendo lançados no Brasil na ordem incorreta - ele me surpreenda ainda mais com histórias que podem parecer simples mas com o "fator King" de escrita se tornam em verdadeiras obras - prima transformadas em livros.
Divididos em 4 contos, optei por falar separado de cada um deles, porque afinal, merecem serem analisados com detalhes!
1922
Passado nesse ano, o conto nos apresenta o agricultor Wilfred, um homem turrão, dono de um bom lote de terras mas que por causa das entre safras tem tido mais prejuízos do que lucro. Pensando que no dia que sua esposa Arlette recebesse as terras de seu falecido sogro eles fossem finalmente começar a terem ganhos, ele se sente traído quando a mulher o avisa que vai vender as terras do pai e abrir uma loja. Os dois tem um filho , Hank, de apenas 14 anos, começa aí um trabalho de persuadir o filho - feito pelo pai - para que ele colabore em matar sua mãe. Como? Wilfred ameaça o garoto dizendo que ele vai estudar em uma escola distante, todos vão debochar dele, etc.
Parece surreal, e é. King sabe exatamente o como a mente do ser humano é doentia quando se envolvem valores em dinheiro a ética e os valores são esquecidos. Que mal há em se matar a mãe se é para o bem dele e do filho?
Assusta saber que o filho não sente culpa, impressiona ver que um homem é capaz de tudo para ter o que considera prioridade em sua vida. Para ele , matar faz parte e tem motivos muito bem explicados.
A diferença nesse conto é a reviravolta dada pelo mestre, com toques de "aqui se faz, aqui se paga", a vida de pai e filho nunca mais seriam as mesmas, e acreditem, o leitor vibra cada vez que isso acontece. Perfeição define.
Gigante do Volante
Para mim, o conto mais tenso desse livro. Fala de um tema que tenho batido na tecla um bocado nesse mês : estupro. E aí King me vem com uma história que lembra o filme Doce Vingança mas os requintes imaginados pelo mestre e seus diálogos fazem com o leitor se sinta tão dentro da cena que o incômodo é normal.
Tess é um escritora famosa que teve seus livros da série A Sociedade do tricô muito bem nas vendas, é por causa deles que consegue se manter há anos e agora na casa dos 40 ela curte seu gato e somente aceita participações em eventos que a paguem o que deseja e a hospedem em locais com o mínimo de conforto. Certo dia ela recebe um convite de uma bibliotecária de outra cidade, Ramona, ela a convida para falar por 1 hora e aceita suas exigências. Tess aceita e opta por ir dirigindo até o local.
Tudo corre bem, a bibliotecária lhe dá dicas de como voltar mais rápido para casa e ela volta tranquila para sua casa. Bom, digamos que um imprevisto acontece e é aí que mora o perigo. Seu pneu fura por causa de algum objeto na estrada, ao tentar trocá-lo ela não tem sucesso homem imenso aparece ao lado dela se oferecendo para ajudá-la.
O tal homem imenso é um estuprador , e ele não somente abusa dela como quase a mata. Sobrevivente desse trauma ela descobre algo muito pior do que poderia imaginar, e com a verdade na sua frente ela opta por fazer justiça com as próprias mãos.
O final é excelente e o que gostei de King foi ele ter visto o como as mulheres são vistas, exemplo disso é que quando ela pensa em expor sua dor nos jornais ela pensa que vão colocar fotos dela de 20 anos atrás quando usava roupas curtas e vão acabar a culpando por ter pedido o estupro já que usava mini saias . Preconceito e machismo são citados e mais uma vez a história é daquelas que pede para ser feito um filmes, um especial, mas precisamos vê-la nas telonas!
Extensão Justa
No terceiro conto do livro , King opta por falar de egoísmo. Pensei no início da história que ele iria para o lado de A maldição do Cigano , ótimo livro dele. Mas me enganei e o resultado foi acima do esperado.
Dave Streeter começou há pouco tempo sua quimioterapia. Casado e pai, ele se vê desesperado ao ser diagnosticado com câncer terminal e sabe que não viverá muito tempo . Um belo dia em seu trabalho um homem aparece vendendo algo, ele diz que não está interessado mas então informa ao homem que está vivendo os poucos meses de sua vida, vai morrer em pouco tempo.
O que ele vendia? Extensões! E oferece 15 anos de vida a Dave que aceita na hora meio sem acreditar, a diferença é que para que ele não tenha mais a doença alguém que ele conhece deverá sofrer bastante ( ou ter a doença, não sabemos exatamente o que acontece no momento do fechamento do negócio!). Dave opta por desgraçar a vida de seu melhor amigo ( sim!) , porque sempre o invejou.
O que acontece a seguir impressiona e no melhor estilo King nos mostra que o ser humano é capaz de tudo para conseguir benefícios próprios.
Um Bom Casamento
O conto pode parecer o mais fraco dos quatro mas quando lemos a explicação de King no posfácio mudamos de ideia. Darcy é casada com Bob há 27 anos, o casal tem 2 filhos. A vida deles é a comum, sem grandes surpresas até o dia em que ela vai mexer em algumas coisas e descobre uma caixa que pertence ao marido. Dali para frente tudo muda, seu amado pai de família é na verdade um assassino de moças indefesas, e ao relatar que a história é baseada em fatos reais me impressionou ainda mais. Alguém pode mesmo não ter a menor ideia de que a pessoa com a qual é casada e vive por anos é um torturador?
Com requintes de crueldade e uma pitada de bullying, mais uma vezo mestre surpreende.
Vejam mais resenhas do autor :
Stephen King é mestre, é meu autor favorito no mundo ! Não é exagero. Por esse motivo sempre resenho livros dele! Vejam abaixo os que já foram resenhados aqui no Menina.
Complicado escrever qualquer coisa sobre os trabalhos do King...e não é só você que sente dificuldade nisso. Já li muitas vezes sobre esse pequeno problema.
ResponderExcluirSe bem que penso que sobre King não se precise falar ou escrever, somente ler e viajar..rs
O Mestre diz porque é o Mestre a cada novo livro lançado e fiquei encantada com essa seleção de contos!! Um melhor que o outro e mais uma vez, minha pequena lista de desejados, cresce!
Beijo
Stephen King é um mestre mesmo!! Acho difícil alguém conseguir superar ele...
ResponderExcluirEsse livro eu estou curiosa para conhecer, sempre me vejo pegando nele para levar na livraria, mas infelizmente a grana ta curta.
Achei os quatro contos com enredos bem tensos e fortes, cada um me deu vontade de saber logo o desfecho e como os protagonistas se saíram. Essa do estupro é um tema que mais me interessou, é um tema muito delicado para um mulher e a vontade de fazer justiça é sempre muito grande! O conto do filho querer matar a mãe e e sendo influenciado pelo pai é chocante tb, já vi que não vou largar até terminar todos. =)
Com certeza é um livro que vou comprar logo!
to louca pra ler! adorei a resenha =D
ResponderExcluirse quiser visita meu blog tb http://rodapedelivros.blogspot.com.br
;)
Os contos dele são terríveis, me deixa louca!! Amo muito! Eu quero Raffa...rs. Bjos
ResponderExcluirA Thabata é fã do tio King. Já fiquei louca atrás de livros dele pq ela viu um filme ou leu algo na net!
ResponderExcluirUhaaa gostei de todooos os contos, fiquei bem curiosa pra saber mais do Gigante do volante,
ResponderExcluirnunca ali nenhum livro dele, mais sou loucaaa pra ler.. dizem que ele e mtoo bom
amei a resenhaaa bjoos
Sua resenha nos faz desejar ler o mais rápido possível.
ResponderExcluirO Stephen é um gênio, adoro todos os livros dele.... Fiquei com vontade de ler agora!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do Stephen King, confesso que tenho curiosidade já que diz a lenda que King é o mestre do terror. Quero muito ler alguma de suas obras em breve. www.oamantedelivros.com.br
ResponderExcluirNunca li nenhuma obra desse mestre do terror, e essa e a oportunidade perfeita.:)
ResponderExcluirameiii a resenha :)
ResponderExcluirSó posso dizer que realmente este é o melhor escritor que conheço!
ResponderExcluirÉ uma vergonha dizer mas nunca li nada do King, td que conheço dele são adaptações de suas obras p/ o cinema, mas espero que esse ano eu consiga ler algo, não sei bem por onde começar mas vou!!
ResponderExcluirMiquilis
Ameeeeei a capa deste lido, é perfeita!!!
ResponderExcluirE os contos me chamaram muitaaaa atenção,toodos, mas principalmente o primeiro!!!
Quero muitooooooo ler!
E também quero muito ler dele À espera de um milagre, minha mãe amou o filme, agora quero ler primeiro! ;)
bjooos
Sou fã de carteirinha do Stephen King. Parabéns pela resenha e ainda não li esse livro, mas com o post me deu uma louca vontade de adquirir.
ResponderExcluirGFC: Fernanda Avellar
Facebook: Fernanda Avellar
Muito Bom!
ResponderExcluirSEGUIDORA: ANDRESSA NUNES
ResponderExcluirFACEBOOK : ANDRESSA FERREIRA
Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.
gostei muito
ResponderExcluirAinda não li esse livro dele, mas pela resenha deve ser tão bom quanto os outro que li.
ResponderExcluirNunca li nenhum livro dele, espero que essa seja a oportunidade.
ResponderExcluirTô ansiosa pra ler, e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda.
ResponderExcluirEstá na minha lista.
ResponderExcluirSou suspeita pra falar sobre os livros do Stephen King porque amei todos que eu já li, estou ansiosa para ler este, já está na minha lista *-* amei a resenha.
ResponderExcluirNossa em um único livro vim 4 contos de Stephen King sonho preciso adquirir este livro já rsrsrs adorei o blog parabéns
ResponderExcluirParece ser muito bom. Quero ler.
ResponderExcluirSendo Stephen King é muito improvavel que o livro possa ser ruim ...
ResponderExcluirSendo Stephen King, acho impossivel que o livro seja ruim...
ResponderExcluirAmos os livros do Stephen King, e amei a resenha! Só aumentou ainda mais a minha vontade de ler
ResponderExcluirHaha confesso que quando vou ler Stephen King ,sinto arrepios, mas não adianta a vontade é maior que o medo...kkkkkk
ResponderExcluirEste livro parece ser daqueles de tirar o fôlego!
ResponderExcluirNunca li nada deste autor, mas só de saber que em partes do livro como você cita acima é parecido com o filme Doce Vingança, já vou colocar na minha lista de desejados.
Beijos
Acho a capa desse livro bem interessante, e o fato de ter 4 histórias mais curtas e diferentes, me anima ainda mais para ler. Creio que seria uma boa forma de me iniciar no terror com Stephen King.
ResponderExcluirBeijos.
www.historiamuda.com.br
Estou ansiosa para ler esse livro *-*.
ResponderExcluirParece ser daqueles livros que você começa e não consegue largar antes de terminar s2
S. king é maravilhoso. terror, suspense, pra mim, são os melhores gêneros, principalmente qdo envolve questões morais. fiquei mais curiosa pela "extensão justa". na hora do vamos ver, realmente vale tudo? quero descobrir!
ResponderExcluirParabéns, pelo blog! Sou suspeita para falar dos livros do Stephen, pois sou fã :) Adorei sua resenha e estou ainda mais curiosa para ler Escuridão Total Sem Estrelas.
ResponderExcluirAdoro os livros do Stephen e espero ganhar o sorteio!
ResponderExcluirEstou participando! :)
Estou mega ansiosa para ler o livro, sua resenha foi explicada,por mais que tenha tido uma certa dificuldade. Parabéns pelo blog, espero ganhar.
ResponderExcluirParticipando ♥
Ainda não li nada do Stephen King. Tenho muita vontade pois assim como esse seus livro tem uma que de sombrio enorme.
ResponderExcluirBeijos
Muito bons seus livros suspense a cada paginas espero ganhar o meu .
ResponderExcluirAiiii!!! O King também é meu autor favorito, minha inspiração. Não me canso de lê-lo, e ainda gosto mais dele como contista: parece que é aí que ele vai direto ao ponto, coloca o dedo na ferida e assusta mais.
ResponderExcluirSobre o que você falou do último conto... sim, é possível sim. Nós não conhecemos a nós mesmos, que dirá conhecer os outros. O ser humano é medonho (e o King costuma abordar esse fato com perfeição).
Nunca li nenhum livro deste autor, mas já li várias resenhas dos seus livros!! Os contos citados acima são surpreendentes pela forma que são conduzidos!! O primeiro nos mostra do que o ser humano é capaz para se sentir bem, neste caso o filho colaborar para a morte da própria mãe!! O do estuprador realmente lembra o filme doce vingança!! Já o do cara doente me lembra um filme com a Cameron Diaz - A Caixa! E o do marido assassino me lembra um filme também, só que o cara matava qualquer um, menos criança. E o detalhe é que sua esposa e família só descobriram no dia em que ele foi preso em casa!! Participando e torcendo para ganhar!!
ResponderExcluirEsse autor é ótimo!
ResponderExcluirAdoro os livros do Stephen, todos, amo de paixão <3
ResponderExcluirAchei muito bacana a forma que tu fez a resenha...eu ja li o livro (pena que me "levaram" sem a minha permissão)... enfim, quem sabe agora eu possa ter a chance de ganhar e tê-lo novamente na minha instante.^_^
ResponderExcluirNossa confesso que tenho um pouco de medo das histórias desse autor.
ResponderExcluirAinda não tive coragem de ler nada dele.. Mas sempre que leio uma resenha fico animada...hehehehe.
Um dia eu consigo, sua resenha me deixou instigada .
Mais um ponto para esse maravilhoso autor.
Parabéns pelo lindo blog.
Adorei a resenha, parabéns!!
ResponderExcluirÉ complicado falar sobre STEPHEN KING ; é um escritor famoso, inteligente e suaeus livros para mim são todas obras primas, amo cada frase que ele escreve. Este livro me surpreendeu mais ainda. Espero ganhar para poder ter o prazer de ler e me deliciar. amo STEPHEN KING.
ResponderExcluirparabens pela resenha.
Sou fã de carteirinha desse cara. Podem falar o que quiser sobre ele, mas o homem é um gênio da literatura. Seus livros são viciantes e apaixonantes. Não dá pra deixar de ler. Este já está na minha lista de leitura. Espero conseguir logo. Gostei do que li aqui.
ResponderExcluirBeijos.
Elizabeth Machado Salles
Oi! Nunca li nada de King, mas de tanto ouvir falar já o considero um maravilhoso escritor, sem contar em como suas histórias parecem ser envolventes. Esses contos devem ser perturbadores e confesso que o que eu mais fiquei curiosa em ler é Gigante do Volante, justamente por essa lembrança do filme, eu o assisti e fiquei com muita raiva dos vilões e não senti um pingo de pena deles ( nem era para senti depois das barbaridades). Quero ver a vingança dela. Um Bom Casamento parece também ser bom e deve ser ainda mais chocante por ser baseada em fatos reais.
ResponderExcluirFacebook: Nay Alves
GFC: Nadja Dias
Todos falam tão bem desse livro, e eu sei que tem contos maravilhosos.
ResponderExcluirEu estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas sempre começo a ler outros livro na frente.
thaisdoria@live.com
Eu particularmente amo 'A espera de um milagre', é a melhor obra dele para mim.
ResponderExcluirSão contos muito bons, acho que eu já li um só.
Acho que essa capa é muito bonita, estou querendo muito ler esse livro.
Se tem um livro do Steven King que eu quero ler é esse. Já me falaram muito bem dele. E os contos parecem ser muito bons.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, só me deixou com mais vontade de ler o livro.
Eu já ouvi falar desse livro, eu nunca li nenhum livro do Steven King mas sempre tive vontade de ler.
ResponderExcluirPela sua resenha, esses contos parecem ser muito bons.
Steven King é um gênio gosto muito do trabalho dele. Estou querendo ler esse livro a um tempo. Parece que tem contos muito bons, só ouço elogios desse livro.
ResponderExcluirJá esta na minha lista de leitura.
Faz tempo que quero ler esse livro, e agora mais ainda hahaha adorei a resenha! Parabéns
ResponderExcluirFiquei curiosa pra ler! Já ouvi falar muito desse livro, deve ser muito bom =]
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler, adorei a resenha .
ResponderExcluirmuito legal a resenha, adorei,
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/luana.bic
Participando do sorteio .
ResponderExcluirMuito boa a resenha , São contos envolventes que prendem a nossa atenção
Ola adorando a ideia de poder ganhar este livro tão belo!!! E ainda mais a ideia de ler e tê-lo como um dos meus prediletos!!!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro dele e lendo essas resenhas só mais dá mais vontade de ler todos haha Esse livro de contos parece ser um ótimo começo para novos leitores.
ResponderExcluirGosto de um bom suspense com uma boa dose de terror!! Este autor é muito bom no que se propõem a fazer!! Dois dos contos me lembram dois filmes!! Gostaria muito de ler!!
ResponderExcluirEu estou surtada querendo esse livro. A edição está um show, né? O primeiro livro que li do King, foi It - A Coisa, e olhaaa, me apaixonei de cara. Ele é incrível!!!
ResponderExcluirEstou mega curiosa para ler Escuridão total sem estrelas. Os contos parecem ser bem tensos e surpreendentes. Preciso ter o meu logo rs.
O jeito que este autor escreve não tem como não gostar!! A escrita é muito boa! Seus contos aqui neste livro nos fazem refletir sobre as maldades do ser humano, por que infelizmente existem pessoas assim!! Mas fora isto um pouco de suspense faz com que o livro fique melhor!!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirSó li um livro do mestre King até agora. Foi It, a Coisa e a partir de então me apaixonei por tudo que se refere a ele. Não li mais por falta de oportunidade para comprar mais livros. Mas estou super a fim de ler esse agora. Gosto de contos e vou ler assim que puder comprar um.
ResponderExcluirLendo esta resenha fiquei com mais vontade de ler o livro. Mestre!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
ResponderExcluirNunca tive a oportunidade de ler um livro do King, porém só ouço coisas boas sobre o autor. Já vi filmes baseados em.suas obras, e quando descobri seus respectivos livros, fiquei louca para compra-los. But, os lindinhos custam uma pequena fortuna. Espero ganhar essa coletânea se contos, pra provar um pouco do gostinho do trabalho desse autor.
ResponderExcluirsou super fã do Steven King!
ResponderExcluir