segunda-feira, 22 de junho de 2015

[Resenha] Eu Te Darei O Sol @novo_conceito

Título Original : I'll Give You The Sun
Título no Brasil : Eu Te Darei O Sol
Autora : Jandy Nelson
Editora Novo Conceito
Número de págs : 381
Tradução : Paulo Polzonoff Junio






O sol não é algo que me atraia, curto os dias nublados quando ele não aparece. Por esse motivo o nome - como vi que aconteceu com outras pessoas - não me encantou em nada, mas a narrativa de dois irmãos gêmeos que se amam/ odeiam veio no momento certo e como um livro de auto-ajuda me fez refletir bastante.
A autora optou por nos mostrar no início do livro a infância dos irmãos Jude e Noah, desde os tempos de bullying até a adolescência, quando tem 16 anos e é quando descobrimos as dores e as delícias que ser o que somos. 
Entre eles há inveja, ciúmes e disputa. Um acha que a mãe gosta mais de um, o outro acredita que o irmão se destaca por causa da pintura...e o leitor fica ali no meio entendendo que não há um certo ou errado mas que nem sempre a relação entre irmão é algo sadio. Eu mesma sempre achei lindo amigas que tem irmãos amigos, nunca tive isso com meu irmão que nem parece ser filho dos meus pais, e foi algo que sempre me incomodou muito. Entendo o lado deles porque nem sempre ter irmãos é uma relação sadia, muitas das vezes nos perguntamos porque mesmo precisamos ter alguém com tal vínculo em nossas vidas que nem demonstre muito carinho com você ou com seus pais?
Voltando a história, após um acidente os ânimos entre eles pioram , e Noah ainda revela que gosta de meninos. E que está apaixonado pelo mesmo garoto que Jude gosta. Tem como ficar pior? Imaginem : você já não curte muito seu irmão, vive aquela relação turbulenta e ainda tem medo de perder o bofe para para ele? Achei que a autora complicou nosso lado, e agora torcer para quem?
Noah narra muito mais que Jude - e aqui confesso que não sei de qual personagem gostei mais - e é do ponto de vista deles que temos a imagem de que a família normal nem sempre é feliz. Ah, sim, o menino além de guardar seu segredo até onde pode também descobre o de sua mãe o que o deixa com os nervos a flor da pele e sem saber como lidar com tantas questões. 
Acho que a autora acertou em muitos pontos, mas não me encantei pela forma que ela escreve, achei um tanto quanto cansativa. Como se parar o livro e voltar a lê-lo não fosse uma urgência e isso me faz medir o quanto gosto da leitura, diria que é um livro mediano com temas sempre atuais e bem abordados mas que poderiam ter sido contados de uma forma mais animadora, o ritmo é lento e chega a ser cansativo .

Acredito que a autora quis tocar em vários assuntos : conflitos entre irmãos, descoberta da sexualidade, separação dos pais, etc  Com tantos tópicos fica fácil se perder , seria melhor ter abordado somente um. 

3 comentários:

  1. Fiquei lendo e já me vendo perdida em meio a tanto assunto..rs
    Tá certo, é bem comparado a nossa vida normal. Cheia de conflitos, perguntas, descobertas...e brigas em família ou com família.
    Irmãos é sempre um assunto tenso. Tenho três! E sei bem o peso de ser a mais velha entre eles. Mas.... Deixa em of esta parte!
    Admito que não me prendeu a atenção, nenhum ponto para ser exata.
    Mas deixo em aberto se lerei ou não!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei da capa... confesso que capas chamam muito a minha atenção, não somente elas, gosto de abrir o livro em uma livraria, ler a sinopse, orelhas, folhear... mas a capa não me atraiu... uma boa capa é um diferencial importante... Gosto de assuntos sobre irmãos, sempre costumam ser bem ricos...
    Beijo, beijoooooo!

    ResponderExcluir
  3. nossa mto bom o livro praticamente expoe tudo o que acontece na maioria das familias,
    e o bom disso tudo é que podemos tirar algumas coisas pra nos mesmo nesse tipo de livro
    e bem legal esepro ter a oportunidade de lê-lo
    ameei a resenha bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)