terça-feira, 16 de junho de 2015

[Resenha] A Lista @novo_conceito


Título Original : One Hundred Names
Título no Brasil : A Lista
Autora : Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
Tradução : Amanda Moura
Número de págs : 380







Você certamente conhece a autora, ela é a mesma do sucesso P.S Eu Te Amo e do recente Simplesmente Acontece. Citei duas de minhas histórias favoritas dela para explicar porque eu espero tanto de seus livros!
Dessa vez a protagonista é uma jornalista Kitty Logan , que aos 32 anos está vivendo o pior momento de sua vida. Ela fez uma matéria acusando injustamente um professor de Educação Física de abusar de duas moças, o que foi provado mais tarde que ele era inocente, mas Kitty acreditou nas duas meninas e destruiu a vida do cara que não só perdeu o emprego como sofre de depressão depois do episódio. Para completar ela está a um fio de perder eu emprego porque está sendo processada, seu chefe pede que ela nem apareça no escritório, sua melhor amiga no trabalho e quem lhe apadrinhou a carreira, Constance,  está morrendo no hospital , um dia ao chegar em casa vê que Glen seu namorido fez a limpa nos armários e levou até mesmo a tv de plasma. Se isso não é o fundo do poço o que seria?
Desesperada, com os pais morando distante, Kitty visita sempre Constance no hospital para ouvir seus conselhos, mas ela acaba morrendo e deixa para ela uma lista de 100 nomes, sem nenhuma informação a mais. é isso que ela encontra e não sabe o que fazer.
Começa aí a tentativa de Cecelia de fazer algo tão bom quanto P.S Eu Te Amo mas que não consegue ser tão original e perfeito quanto a história citada.
Gostei da ideia da autora de procurar pessoa por pessoa e entender o que Constance queria com elas- já que as pessoas parecem não conhecê-la e nem fazem a menor ideia de porque tem seus nomes na tal lista - mas ao conseguir contato com a primeira começamos a ver que os sinais estão lá, a senhora de 85 anos que tem uma história comum mas ao mesmo tempo forte e que a faz voltar para visitá-la outras vezes. São 100 nomes e cada um deles há histórias simples mas que nos fazem parar para pensar em como  a vida é mesmo feita de altos e baixos.
A maior lição para Kitty ela já sentia mesmo antes de terminar sua matéria sobre " A lista", a de que não devemos julgar antes de conhecer  a verdade, me lembrou muito locais onde há a pena de morte e que o suspeito depois é inocentado. Há crimes que existem dúvidas e o de Colin ( o homem que é acusado injustamente) é um deles. Mais do que um aprendizado o livro é sobre se conhecer, conhecer os outros e perdoar, não somente aos outros, mas a si mesma. Leiam! 

4 comentários:

  1. Quando vi o lançamento deste livro pensei: Lá vem coisa boa, porque a autora é fantástica!
    E lendo agora a resenha percebo que sim, é fantástica a história. A menina sofre pouco não.rs mas também de certa maneira, tem que pagar por um erro tão grotesco..Ou não será erro? Acreditar em alguém é sempre um passo enorme. Mesmo na literatura, onde sentimentos reais são colocados a prova. Quem mente? Quem é real?
    Sei que adorei a resenha e claro, pretendo ler!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que história, parece ser de tirar o fôlego! Emoção pura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa nossa amo a escrita da Cecelia as historias dela são todas mtoo boas, eu ameei simplesmente acontece, p.s eu temo so vi o filme coisa tbm que apaixonei, e estou lendo O livro do amanha é lindoo tbm, ja queroo mto ler A Lista, vale amto a pena ler ameeei a resenha bjooos.

    ResponderExcluir
  4. P.S EU TE AMO, pra mim foi perfeito,li o livro e vi o filme,chorei demais ,acho que vou gostar deste também...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)