terça-feira, 7 de julho de 2015

Menina que via Filmes : Cidades de Papel [Crítica]

Título Original : Paper Towns
Título no Brasil : Cidades de Papel
Baseado na obra de John Green
Dirigido por Jake Schreier
Com Nat Wolff, Cara Delevingne, Halston Sage mais
Gênero Aventura , Romance , Drama

Nacionalidade EUA
Ano : 2015
Duração : 1h 49 min




















Cidades de Papel não é meu livro favorito de John Green, mas o filme tem chances grandes de ser. Assisti na semana que em que John Green veio ao Brasil, no dia 30 de junho, confesso que não esperava amar tanto o filme. Tenho que agradecer à parceira Intrínseca pelo convite, para variar, eles arrasam!
Voltando ao filme, Quentin ou Q ( Nat Wolff, o rapaz parece ter nascido para esse papel de tão bem que está) é um adolescente terminando o ensino médio que não conseguiu esquecer o grande amor - que ele chama de milagre - de sua vida : Margo ( Cara Delanvigne) . Quando crianças os dois que são vizinhos, brincavam, riam um com o outro...bons tempos aqueles, mais velhos, a menina se tornou ainda mais linda e a amizade parece algo que só existiu no imaginário de Q, ele aprecia a moça saindo de casa com o namorado, desfilando pela escola, e nunca sonhou em ter outra menina que não fosse ela. 
Politicamente correto, Q tem ao seu lado dois outros nerds que completam o quadro de amigos para toda obra da história. Ben ( Austin Abrams) é o amigo engraçado que bebe além da conta e que mente que já transou, Radar ( Justice Smith) é um estudante negro que ama sua namorada e tem uma família que o deixa envergonhado por ter uma coleção um tanto quanto estranha :o maior número de Papai Noéis negros .
O certinho menino toma uma susto quando Margo entra em seu quarto, aquele momento que ele sempre imaginou, sonhou...e ela ali, depois de anos na sua frente e falando com ele. Logo notamos que ela quer usá-lo, pede o carro da mãe dele emprestado, ele acha que é um revival da amizade, mas a moça quer mesmo é se vingar do namorado que  a traiu.
Green desperta no espectador um misto de torcida para que os dois fiquem juntos e uma dose de " essa menina é perigo"!, mesmo que quem não leu o livro não possa imaginar o que o final reserva.
Vingança, humor e auto-estima andam lado a lado no filme que posso afirmar, na minha opinião, ficou muito melhor que o livro.
Chega a ser assustador ver quantos de nós já não nos sentimos Q mesmo quando temos namorado, é o se amar menos do que ama o outro, Green sempre fala que ninguém merece ser o milagre de ninguém , que somos seres humanos com qualidades  e defeitos.
Q cria uma expectativa em Margo, como se ela fosse a única mulher que pudesse lhe fazer feliz. Ao mesmo tempo temos dois amigos e uma melhor amiga dela que incentivam a busca pela moça depois que ela some na manhã posterior a noite de vingança. Claro que a plateia ri muito de quando Margo coloca seu plano em ação, quem nunca quis se vingar do ex traíra? E quem nunca foi Q torcendo para que o término do namorado da pessoa desejada culmine no início do seu relacionamento com ela?
Margo parece ter deixado pistas para que Q a encontre , o menino apaixonado vai atrás como se não houvesse amanhã, ou melhor, como se amanhã sem Margo não tivesse razões para existir. O nome cidades de papel vem da explicação dada no próprio filme, alguns cartógrafos invetavam cidades para ter certeza de que  o mapa era deles. 
Com um final que muitos não vão esperar, o filme cumpre brilhantemente seu papel , Cara não fica tão bem como Margo, mas os outros atores estão perfeitos. Já quero e preciso ver novamente esse filme!

Quer ganhar o livro Cidades de Papel? Clique aqui

78 comentários:

  1. Aqui vc cita que o filme saiu melhor que o livro, mas o livro é espetacular uma amiga me falou. é um livro de grndes emoções e de altos e baixos e quem sabe eu ganho e conseguirei ler. bjs
    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  2. Não é uma dos meus livros favoritos do Green também. Mas é uma história linda, tenho que admitir. Simples e complexa, em seus detalhes!
    Raro isso acontecer, do filme ser melhor que o livro. Mas estou maluca para ver. Nat foi super simpático em tudo que pude ver aqui no blog e nos outros espaços literários!
    Aguardar e conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. a resenha é bem interressante faz apaixonar pelo filme e como o personagem principal é apaixonado para ir atrás da menina. Muito interressante que os livros Jonh Green que li os personagens são adolencentes descobrindo o amor por isso faz tanto sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem? Então, esse também não é o meu livro favorito do John Green, mas na minha opinião, o livro é bom sim. Não gosto muito da Margo, acho ela egoísta e destrutiva, mas talvez ela seja assim por conta de já ter passado por "maus bocados", mas mesmo assim eu acho que isso não justifica tudo o que ela fez sabe? Adorei a resenha, estou louca para assistir ao filme e com sua resenha fiquei mais ansiosa ainda!! Beijo ��

    ResponderExcluir
  5. Preciso ainda ler o livro para depois ver o filme, acho que perde a graça ver o filme antes!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que o filme é como você diz. Já vi que vou gamar na história desses dois.Também fiquei com um pé atrás com a história do livro. achei muito fraco pro meu gosto. Espero realmente que o filme seja tudo isso que falam. Pois vou assistir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Raffa!
    Já tive oportunidade de ler o livro e achei até bonzinho.
    Gostaria de assistir o filme, porém ainda não tive oportunidade.
    Pelo que entendi, a produção foi bem feita e bem fiel ao livro.
    Achei linda a aventura .
    “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Quando comecei esse livro tinha uma grande expectativa na busca pela Margo, mas acabei me decepcionando com o final, acho que por gostar muito de livros de romance e no final tudo se resolver acho que criei muitas expectativas nesse sentido.
    Por enquanto não tenho um querido do Green pois não li todos mas assim que eu ler os outros eu te falo rs
    Esse negócio de livro ser melhor que filme ou vice e versa é muito relativo e vai da opinião de cada um, claro que na maioria das vezes o livro é bem melhor mas tem sempre a exceção a regra.
    Espero ver o filme no final de semana =)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Se o filme for melhor que o livro da ate medo....pois os livros do John Green causam um tipo de tristeza em mim que o mais proximo que eu conheço para descrever essa tristeza seria a palavra nostalgia...

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro ainda, mas quero muuuuito ver o filme, já estava com vontade de ver antes, agora que li a sua crítica, quero ver mais ainda!

    ResponderExcluir
  11. Eu não li o livro ainda, mas estou morrendo de vontade de ler. Queria ler antes de ver o filme.
    Todos falam muito bem do filme e estou ansiosa para ver.
    beijossss

    ResponderExcluir
  12. O único livro que li no Jhon Green foi O culpa das estrelas.
    Eu achei o trailer do filme muito bom e me deixou curiosa para saber mais da historia.
    Estou querendo ler cidades de papel logo.

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci esse livro mas nunca parei para ler sobre o que se tratava.
    Fiquei mais interessado quando vi o trailer do filme.
    Agora estou muito animado para ler o livro e ver o filme.
    Acho que vai ser muito bom, pelo que vi do trailer.

    ResponderExcluir
  14. Gostei de sua opinião, o filme realmente parece ser muito bom, e eu estou muito ansioso para assistir.
    Eu não li o livro, mas já esta na minha lista de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Estou muito animada para ver o filme, parece ser muito bom.
    Quando assitir o trailer do film, me animei muito para ler o livro.
    Vou tentar ler antes de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, vou fazer isso antes de assistir o filme, essa crítica me deixou ainda mais interessada em conferi essa história na tela do cinema, parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  17. Estou esperando ver o filme .adorei o livro

    ResponderExcluir
  18. Participando do sorteio
    Não vi o filme e não li o livro, mais pela resenha achei muito interessante ,

    ResponderExcluir
  19. Ansiosa pelo filme ☺ blog maneiiro

    ResponderExcluir
  20. ansiosa pelo fiilme ☺ blog maneiro

    ResponderExcluir
  21. Adoro os livros do John, essa história é fofa, agora estou ansiosa para o ver o filme!

    ResponderExcluir
  22. Estou louco pra ler o livro e conhecer mais os personagens espero ganhar para poder ter uma boa leitura em mãos

    ResponderExcluir
  23. Realmente o livro Cidade de Papel nao é o melhor do Jonh Green, qdo vi que ia sair o filme até achei estranho, mas queria ver mesmo assim.
    E mtaaas pesssoas tem falado isso mesmo, que o filme é bem melhor que o livro e que os atores estao mto bem em seus papeis.
    Mas ouvi dizer que o casal nao tem mta quimica, bom preciso ver pra entender melhor tudo ne!
    Sua resenha me deixou ainda mais animada de ver logo o filme, hoje o cinema estava lotado e nao arrisquei tentar assistir. Sempre tem um q fala: no livro é diferente e bla bla...
    Se eu ganhar o livro, vou reler com certeza!

    ResponderExcluir
  24. Não li o livro. Mas quero muito assistir esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Amei o livro e sua critica,adorei o jeito do blog mt lindo,e ansiosa pelo filme...

    ResponderExcluir
  26. Bom, pelo que li o papel de Quentin caiu bem para o ator que o interpretou! Não sei a Margo é ruim, mas esta atriz tem uma cara de brava!! Bom, o pessoal sempre falam que o livro é melhor que o filme, neste caso o filme parece ser melhor! Quero assistir o filme e lê o livro!!

    ResponderExcluir
  27. Cidades de Papel também não foi meu livro favorito favorito do Jonh mas mesmo assim eu estou muito afim de ver esse filme porque querendo ou não as vezes(bem raramente) os filmes conseguem ganhar do livro. E se você disse que o final é surpreendente eu quero mesmo ver porque o do livro não me abalou...

    ResponderExcluir
  28. Não li o livro, tenho muita curiosidade de ler, pois recebi muitas indicações. Nunca li nenhum livro do John por falta de oportunidade, mas gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  29. Eu ameeeei o livro, achei superengracado, e me deu muita dó do Q, ai tão bobinho! Fica deslumbrado por essa chata da Margo!!! Eu odiei ela, que vaca!!
    E aquele final?? Muito nojenta ela, nào gostei, e não achei a Cara parecida com a Margo descrita no livro.
    To loooouca para assistir e ver se ficou legal, toodo mundo na blogosfera que já viu, disse que tá melhor que o livro!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  30. Louca para ler! tenho muita vontade de ler mas ainda não tive oportunidade. Estou mais que ansiosa para assistir o filme, ele parece ser muito bom, só achei a Cara estranha pro papel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Esse livro eu só li um pouco, mas logo de cara eu não gostei da Margo.
    Queria poder terminar de ler o livro antes de ver o filme!

    ResponderExcluir
  32. Sua resenha está maravilhosa e faz jus ao livro, que é maravilhoso. Estou cada dia mais encantada com o John Green! Todos os livros que li desse autor são incríveis e diferentes uns dos outros, apesar de todos falarem sobre algum aspecto da vida dos adolescentes americanos. Nesse o aspecto destacado é a diferença entre a imagem que projetamos e quem realmente somos. Eu gostei muito da Margo, Mas eu amei o trio: Q, Radar e Ben!

    ResponderExcluir
  33. Agora que li a resenha quero mesmo ler o livro e ver o filme!

    ResponderExcluir
  34. Ainn louca pra ver esse filme!!! O livro deve ser lindo, ainda não tive a oportunidade de ler, mas vou fazer ao contrário, vou ver o filme primeiro...rs.
    John Green sempre surpreendendo. Bjusss e boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  35. Querendo ver o filme… e louca pra ler o livro :)

    ResponderExcluir
  36. Todo mundo que assistiu diz que o filme não foi nada fiel ao livro, tipo, bem fraquinho. Acho que vou ler primeiro o livro pra depois ver o filme pra ver se é isso mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Estou querendo muito ganhar o livro e compará-lo com o filme.

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostei do seu post e fiquei mais tentada a assistir o filme, porém, não conclui a leitura ainda, então vou adiar um pouco mais esse momento.
    Mas todos que vejo que assistiram, gostaram do filme, porém, acharam o final diferente, falho..pobre em detalhes.
    Assim que eu assistir, venho aqui dizer a minha opinião :)

    ResponderExcluir
  39. Não li o livro e nem tão pouco assistir o filme...E sempre prefiro ler o livro antes de assistir o filme...e essa leitura vai ter que esperar porque tenho tantos livros na frente ...rs ;)

    ResponderExcluir
  40. Engraçado como cada um vê algo no filme ou livro, né? Ao contrário de você, achei o filme bem chato, com uma pitada de brilhantismo lá pro finalzinho, e não achei as atuações nada muito memorável. Não tenho a leitura do livro para comparar, pois até hoje só li "A Culpa é das Estrelas" do John.
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  41. Quero ver o filme com minha filha, ela gosta, interessante a resenha!

    ResponderExcluir
  42. To doida pra ler o livro ai depois irei ver o filme!

    ResponderExcluir
  43. Vou esperar para ver o filme,pois não li o livro ainda, ansiosa.

    ResponderExcluir
  44. Quero muito ler este livro,ansiosa!!!

    ResponderExcluir
  45. Estou um pouco receosa com o filme mas estou curiosa para ler o livro e depois assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  46. Ainda não vi o filme mas tô louca pra ver..só vejo comentários positivos com relação a ele..quero muito ver a atuação da Cara..não sei se lerei o livro mas o filme com certeza tá na minha lista :)

    www.livroaoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Se o filme for melhor que o livro então sera um filme incrível porque eu particulamente amei o livro, entao estou louca pra assistir =)
    Bjos

    ResponderExcluir
  48. Minha filha está louca para ler, gostaria muito de ganhar para presenteá-la, pela resenha acho que vamos amar, tanto o filme como o livro!

    ResponderExcluir
  49. Cidades de Papel,mais se houver leitores a cidade fica forte de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  50. John Green é John Green. S2 Espero amar esse livro.

    ResponderExcluir
  51. Ainda não vi o filme, prefiro ler o livro primeiro

    ResponderExcluir
  52. Ainnnn Eu e minha mãe estamos doidas pra ver no cinema mais acho q já saiu de cartaz. :/
    Vou esperar sair o DVD porque eu amei o trailer mesmo não tendo o lido o livro ainda.
    Haaaaaa imagino conhecer o John de perto. *.*
    Perdi quando ele apareceu no RioDesgin e eu estava tão perto, o jeito é se contentar que pelo menos ele veio no Brasil. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  53. Não li o livro, mas vi o trailer do filme. Me pareceu muito bom, mas ainda não tive oportunidade de ver completo. Espero não me decepcionar como sempre acontece quando comparo um livro com um filme, apesar de você ter dito que esse está bem fiel.

    ResponderExcluir
  54. Não tive a oportunidade ainda de ler ou assistir o filme!! Mas como falam tão bem do autor, eu espero gostar ao menos do livro!!

    ResponderExcluir
  55. Tive a oportunidade de ler e assistir A culpa é das Estrelas, mas quero muito ler e assistir Cidades de Papel, o trailer me conquistou!

    ResponderExcluir
  56. vi muitos comentários bons sobre o filme e me interessei pela história, mas primeiramente quero ler livro, gosto de fazer comparações rsrs

    ResponderExcluir
  57. Participando do sorteio!! Adoraria ler o livro! <3 Cátia Fernandes

    ResponderExcluir
  58. Não vi o filme e nem li ainda o livro, mas, desejo muito.

    ResponderExcluir
  59. Li o livro, vi o filme, e curti os dois. Concordo que o filme ficou mais empolgante e que o final valorizou a história. :D

    ResponderExcluir
  60. não tive a chance de assistir o filme ainda, uma pena que já saiu de cartaz por onde eu moro...

    ResponderExcluir
  61. Olá! Ainda não li Cidades de Papel, mas quero ler antes de assistir ao filme. Ando lendo muitos comentários positivos e sua resenha me deixou empolgada. Quero ter a oportunidade de ler e assistir o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  62. Quero muito assistir e ler o livro também!

    ResponderExcluir
  63. Confesso que tenho um pé atrás com o John Green... Gostei de A Culpa é das Estrelas e me decepcionei com outros que tentei ler... Ainda não li Cidades de Papel, mas tenho ouvido muitos elogios tanto do livro, quanto do filme. E depois de ler sua resenha, acho que está na hora de dar mais uma chance ao autor.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  64. Tantos comentarios maravilhosos.. Confesso que não assiti o filme, então estou ansiosa pelo livro...

    ResponderExcluir
  65. Oi Rafa, infelizmente ainda não vi o filme e nem li o livro. :( Mas pelas resenhas e pelos criticas que tenho lido parece uma boa história, e até as criticas aqui de casa (minhas duas filhas leram o livro). Bem geralmente John Green não deixa a desejar! Amei sua resenha, me deixou com mais vontade de ver o filme! Bjus

    ResponderExcluir
  66. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas estou doida para fazer os dois.
    Li e vi a culpa é das estrelas, mas pelas coisas que leio, Cidades de papel não é
    tão bom quanto. Mas quero muito ler.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  67. Também estou bem atrasadinha... Não li o livro e nem assisti o filme... mas lendo sua crítica fiquei bastante interessada e bem curiosa.

    ResponderExcluir
  68. Estou atrás de tempo para ler o livro e doida pelo filme...

    ResponderExcluir
  69. curiosa pra assistir o filme e ler o livro curiosa demais!!!

    ResponderExcluir
  70. O filme é melhor que o livro??? Nossa preciso assistir!!!! Difícil de acreditar, mas se a Raffa diz, deve ser mesmo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)