quinta-feira, 9 de julho de 2015

[Resenha ] Mocassins & All Stars

Título Original : Mocassins e All Stars
Autora : Clara Savelli
Editora Gravia Edizioni
Número de págs: 395











O último livro lido para o evento de sábado me lembrou os bons romances teens que li já entrando na casa dos 19 anos ( e lá se vão bons anos!). Tirando o fato da história se passar nos Estados Unidos, a autora acertou em tantas coisas que vou tentar lembrar de todas.
Julie Kremman tem a idade dos livros ( os 16-17 anos de sempre!) mas acabou de sofrer um baque : seu pai morreu. Como a minoria das meninas, ao invés de ser sua mãe a melhor amiga ela na verdade tinha seu pai como grande companheiro, fazendo o a sofrer ainda mais. Moradoras de NY , ela e  a mãe , então, tem que se mudar para dentro da casa de sua avó Lucy que mora em Monterey na Califórnia. 
O primeiro dia de aula na nova escola deixa o filme Meninas Malvadas parecendo sequência de Frozen, a menina é bombardeada de comida , tendo purê até em seus seios. Sobram implicâncias com ela e falta amor : seu pai se foi, sua mãe parece só pensar no trabalho e a coitada sofre tanto que a princípio pensei que ela estava vivendo no México e não nos EUA.

Mas...como sempre tem as pessoas legais e ela conhece David e Leah, do time do bem. Somando a eles temos o quesito " pega logo, vai" chamado Arthur Torrez , o gato é tudo de bom e ainda  a protege da insuportável mimadinha da escola Bárbara. 
Sei que no Brasil tem bullying, mas assim tão forte como nos EUA com divisões de populares e perdedores nunca vi, talvez por isso Clara tenha optado por se passar  a história na terra de Obama.
Difícil também transcrever para o país o gatinho ser o capitão do time da escola, no Brasil o gostosão da turma não é o melhor jogador de futebol que vai para faculdade, pelo contrário, a maioria nem vai a nenhuma faculdade. Vendo por todos esses fatores entendi se passar nos EUA.
O fato de ter all star na capa deve-se a mocinha nem ligar de usar seus tênis bem velhinhos e o mocassim eu deixo para vocês descobrirem!
Bom, se teve outro fato importante é de que a avó dela esconde um segredo que pode mudar tudo que ela sente pelo gato , mas que segredo seria esse? Será que a mãe dela também está por dentro? 
Aliás , a mãe dela é péssima, só sabe fazer hora extra e liga zero pra filha, louca para colocar alguém no lugar do falecido. Nem por isso Julie desanima, achei bacana ela não ficar choramingando e se fazendo de coitada, nem quando implicam com ela, nem quando muitas coisas da vida dela não dão certo na cidade nova...

O tom de romantismo do casal dá um ar gostoso, daqueles que nos faz lembrar quando éramos mais novos e também sentíamos o coração bater mais forte mas a vida no último ano da escola era um amor de incertezas, afinal lá vinham os esperados anos de faculdade, e será que os dois vão ficar juntos?

Ah , e os amigos David - esse achei que era do time do Ricky Martin mas me enganei feio!- e Leah merecem o título de BFFs do ano! Leiam!

6 comentários:

  1. Muito obrigada pela resenha linda, Raffa! E eu tenho um BAFO pra contar do David, viu. Conto no sábado! Beijos e obrigada por todo apoio!

    ResponderExcluir
  2. Amei a dedicatória do livro!!!!
    Tão lindo quanto o autor(a), se dedica assim. A fazer uma coisa tão simples e ao mesmo tempo tão importante!!!!
    Sou meio avessa a personagens tão jovens também...pela imaturidade, mas sou fã dos personagens que mesmo em meio a esta confusão de idades, de descobertas, acabam crescendo e se mostrando, fortes e com personalidade!
    E pelo que li acima, a mocinha é bem destas!!!
    Lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. A história parece bem interessante, mais um para a minha lista que não para de crescer ^_ ^

    ResponderExcluir
  4. Eu amoooo chick-lits e esses teen mais adultos, e esse parece ser na dose certo, nada de muito clichê, mais desenvolvido e com personagens mais maduros.
    Só por ter all star já me ganhou kkkkkkk
    marquei aqui, vou ler quando der sim!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hahahahaha o Davi é a incógnita né Clara?? Nãoooooo, ele é fofo demais!!!!
    Esse livro é lindo e vale muito a pena ter ele na cabeceira da cama. Ir lendo aos poucos pq quando acaba ficamos órfãos dos personagens. Ameii!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. A Clara é uma fofa <3
    Eu já me encantei com o livro pela capa pois amo All Star =D
    O livro eu já tenho agora é começar essa aventura e me deliciar com essa história que nos remete a adolescência que era tão boa e incerta, tantos sonhos e planos que fazemos e, às vezes nos leva para outro caminho.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)