Título no Brasil : Nós
Autor : David Nicholls
Editora Intrínseca
Número de págs: 379
Tradução : Alexandre Raposo
Conhecido por Um Dia , o autor britânico ficou com aquele estigma de que se espera dele livros tristes, com finais trágicos. Ledo engano, Nós é sobre um homem na casa dos cinquenta, Douglas, que leva um susto quando sua esposa Connie lhe diz calmamente como quem diz " passe a manteiga" que irá se separar dele depois de anos de casamento.
Pais de Albie, ou " Ovo", como lhe chamam, o casal se prepara para a síndrome do ninho vazio ,quando o único filho de 17 anos diz adeus ao ensino médio e se prepara para a faculdade de fotografia.
Douglas diz à esposa que sempre sonhou em envelhecer e morrer ao lado dela, e que esperava ansioso por esse momento. Em uma frase dele e na resposta dela já vemos que eles nunca almejaram o mesmo, Connie diz que isso não pode ser o sonho de ninguém.
Mesmo com a dor no peito de saber que sua esposa do nada quer se separar dele e que pelo jeito somente ele era feliz no seu casamento, ele aceita viajar com ela e o filho por outros países europeus - eles moram no subúrbio londrino - , no fundo com a esperança de que possa reverter essa situação.
Ao leitor cabe conhecer melhor a vida do casal, já que Douglas nos conta desde que se conheceram, até os dias atuais onde viajam pela última vez em família. Um olhar mais apurado, nota que Connie sempre se sentiu acima de Douglas, que como um coadjuvante aceitou sua condição, grato por ela ter aceitado ser sua namorada e ter se casado com ele. Perdoo traição, não notou o como ela era insuportável muitas das vezes e achou que poderia amar pelos dois, o que sabemos que nunca dá certo. Ou como Connie prefer acreditar, deu por 20 anos, agora não dá mais, eles tem mesmo que se separar.
A viagem que para muitos pode parecer um conto de fadas, pelo menos na minha visão foi um verdadeiro pesadelo. Quem consegue ser feliz e dormir ao lado de uma mulher que sabe que não lhe quer mais e que a decisão de se separar foi totalmente dela?
O filho é outro caso à parte, rebelde, respondão e com um ódio desnecessário do pai , ele age como se tivesse 10 anos, é egoísta, mesmo vendo a situação de seus pais , em seu mundo " selfie" acha que só sua vida vazia importa, eu odiei tanto a mãe quanto o filho. Desculpem, mas tive que dar minha opinião.
O autor é soberbo em nos envolver em um mundo sem futuro, em nos mostrar a dor e as saudades de um homem que se apaixonou, casou, teve 2 filhos ( eles perderam um dos filhos) e que tem uma paixão imensa pela família, mas que a todo momento a família mostra não ser recíproca. Connie não o culpa por nada, na verdade ela vê o homem bom que ele é, ali, tentando reaver o que ela sabe que não tem volta, entre jardins parisienses, relembrando locais que foram importantes para os dois no passado .
Albie irrita ainda mais quando resolve arrumar uma namoradinha cheia de traumas vinda da Nova Zelândia mas que é artista de rua na Europa, foge com ela, dá dor de cabeça aos pais, e Douglas ganha ainda mais nossa admiração ao invés de ter raiva, compreender a todos e tentar ser melhor do que já é.
O defeito do protagonista é ser bom demais, e isso, muitos de nós nos vemos nele.
Quando uma personagem nova, tão sofrida quanto ele, entra na história achamos que Douglas vai dar o troco na fingida Connie, mas ali a preocupação é o filho, e ele não tem tempo para pensar nele pois mais uma vez em primeiro lugar está sua família.
Poderia ser mais um livro , mas a escrita de Nicholls faz dele uma história que apesar das dores é deliciosa de ser lida, tal qual a vida, onde há muita dor mas há momentos bons, a gente termina o livro amando o protagonista e desejando que dias melhores venham para ele. Sempre!
Já fiquei com raiva da esposa e do filho, e já tinha vontade de ler antes, mas depois da resenha estou com mais vontade ainda!
ResponderExcluirOi. Gostei muito da resenha, fiquei louca pra ler esse livro.
ResponderExcluirBeijocas
www.blogletrasdeumlivro.blogspot.com.br
Sou loouca para ler um livro dele, mas também tenho receio pelos finais tristes.
ResponderExcluirTo pensando, mas ainda lerei um pelo menos kkk
bjos
Já conheço o trabalho do autor e esse lançamento certamente é um dos que mais quero ler.
ResponderExcluirAs confusões, dificuldades e problemas enfrentados por uma família que desmorona de uma hora para outra..
Não é um assunto tão fácil de ser retratado,mas ao mesmo tempo, é tão comum hoje em dia..
Lerei com certeza!!!!
Beijo
David Nicholls, também gosto muito desse autor <3
ResponderExcluirDos 4 livros lançados li a metade rs "Um Dia" e " O Substituto" e já quero para ontem "Nós".
Conheci sua obra "Um dia" antes mesmo de saber do livro uma amiga me apresentou o filme e, que filme/livro e fui procurar o livro para ver se o final mudava mas infelizmente não (choro).
Vou ler "Resposta Certa" e "Nós" o mais rápido possível e não vejo a hora de conhecer esse autor que me ganhou na sua escrita.
Ele é um autor que está sempre escrevendo histórias diversas para nos ensinar algo ou mexer com nosso eu interior, ele vai além da mesmice, na verdade de mesmice esse autor não tem nada.
Beijos
Uma história emocionante e de muitas descobertas! Ela deveria aproveitar o marido bom e que a ama, é muito difícil de achar homens que sabem valorizar uma mulher! Muito ansiosa para ler e espero ganhar! Participando e torcendo!
ResponderExcluirBeijos!
O autor é incrível e a história parece ser muito interessante.. Tô louca pra ler esse livro! :)
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do David Nicholls mas com essa resenha já fiquei super curiosa para ler. Ele parece ser um ótimo escritor do tipo que sabe envolver bem o leitor com sua história. Agora estou muito curiosa para ler esse livro. Parece ser muito bom mesmo!!
ResponderExcluirPronto agora ja estou com raiva da Connie,curiosa para ler este...
ResponderExcluirResenha muito boa. Despertou minha curiosidade e esse livro já entrou pra minha lista. Parece ser uma obra singela, tocante e leve. Adorei
ResponderExcluirO único livro que eu li do escritor David Nicholls foi o livro Um dia e gostei bastante, agora estou curiosa para ler o livro Nós que parece ser bastante interessante!
ResponderExcluirParticipando da promoção,quero muitoooo ler este livro!
ResponderExcluirQuero muito ler, parece ser ótimo! u.u
ResponderExcluirGostei muito da resenha, preciso ler esse livro :*
ResponderExcluirMesmo odiando a esposa e o filho, quero muito conhecer detalhes dessa história
ResponderExcluirParece que o Nicholls sabe escrever sobre relacionamentos (familiares ou não) como ninguém. Ainda não li Um Dia (#shame), mas posso começar por esse tbm! \o/
ResponderExcluirEstou ansiosa para ler esse livro, lerei ele este mês e espero gostar *-*
ResponderExcluirUm dos megas desejados pré bienal pra mim. Amo Um dia, nós parece ser melhor. Quero ler !!!
ResponderExcluirParticipando
ResponderExcluirExiste um vazio em cada um de nós,quando não podemos ler um livro.
ResponderExcluirParece aquele tipo de livro que você sofre junto com o personagem.
ResponderExcluirGostei da história, apesar de lembrar um pouco minha própria família, foi só as filhas casarem que minha mãe foi abandonada...
ResponderExcluireu quero
ResponderExcluirLouca pra ler ;)
ResponderExcluirCaramba, nem li o livro e já criei antipatia por alguns personagens..aff... agora quero ler este livro somente pra ter certeza que quero matar esses personagens chatos..rs... Valeu pela resenha.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, a história parece fascinante!
ResponderExcluirNão é pessimismo não, mas parece quase impossível acontecer alguma coisa de bom nesta família!!! Este negócio de ficar pensando só nos outros não cola não!! O Douglas tem mais é que ser feliz!! Só lendo para saber se ele resolve fazer isto!!
ResponderExcluirEu quero *-*
ResponderExcluirParticipando do sorteio,espero que ganhe!! <3 Cátia Fernandes
ResponderExcluirEsse livro parace ser bem tristeé chato quando o amor nao é mais o suficiente para manter o relacionamento, coitado desse homem rsrsr fiquei bem curiosa pra saber o final da historia, o autor e bem conhecido e todos falam mto bem dele, deve ser otimoo o livro.. bjuus
ResponderExcluirBom ninguém deve ficar em um relacionamento no qual não se estaá feliz!! Mas a esposa do Douglas parece ser uma pessoa indiferente com tudo e todos ao seu redor. E o Douglas parece ser meio acomodado!! Bom, leria o livro na expectativa de os personagens se acertarem!!
ResponderExcluirAdoro esse autor, só falta esse para a minha coleção.
ResponderExcluirBeijos
Quero ler
ResponderExcluirEu já li Um Dia, e esse autor é muito bom.
ResponderExcluirEspero que esse seja tão bom quanto a sua resenha.
Parece que já vi algo assim antes...histórias de tantas pessoas são assim né?!
ResponderExcluirFilho rebelde,esposa querendo separar...coitado ,fiquei com pena do Douglas..
Quero ler esse livro.
Ótima resenha.bj.
Nossa, depois dessa resenha minha vontade de ler só aumentou..
ResponderExcluirEspero encontrar o autor na bienal aqui no RJ *-*
Pela resenha, esse livro é De tirar o fôlego.
ResponderExcluirNao li nada desse autor ainda, mas fiquei curiosa.
Apesar de querer comer o figado da esposa só pela resenha, preciso saber como termina essa historia. :)
Nossa... já fiquei com raiva da mulher antes de ler o livro. E que filho é esse??? Ninguém merece... Espero que o livro seja tão bom quanto a resenha feita dele. Parabéns, Raffa.
ResponderExcluirEu já li um dia e um ótimo escritor
ResponderExcluirEu adoro suas resenhas
ResponderExcluirJá vi o filme Um dia inspirado no livro do David, e dá pra perceber que ele adora personagens sofridos hahaha
ResponderExcluirAchei meio triste pela resenha, que a propóstio foi muito bem colocada, mas vou ler de qualquer forma pra ver como é kkkk
ResponderExcluiraiaiai só espero que não aconteça nada muito trágico
ResponderExcluirNunca li nenhum livro deste autor, mas esse me chamou muito a atenção. Vai para minha lista de desejados.
ResponderExcluirOi, Raffa!!!
ResponderExcluirVou participar só porque você gostou muito e nossos gostos são muito parecidos. Depois de Um Dia, não tive boas leituras com o David... Isso muito me entristece mas confio muito na sua opinião e por isso, bora tentar ganhar esse livro lindo!
Beeeeeeeijos
gostei muito da resenha, parece interessante ,irei comprar se não ganhar no sorteio. Com certeza
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/mariajovina.vieirarocha/posts/756255877819873
ResponderExcluir...https://www.facebook.com/mariajovina.vieirarocha/posts/756255877819873
ResponderExcluirAlgo me diz que vai ser o tipo de livro que vou amar ( a escrita ) ou odiar ( a esposa e o filho )... mas pelo que eu li to torcendo para que ele de um pé na bunda da esposa e uma boa dose de realidade ao filho rebelde...
ResponderExcluirNossa, tive uma visão bem diferente desse livro.. Achei até interessante, mas acho que não vai pra lista de leitura...rs. Apesar de achar a capa fofa, não tenho saco pra ler livro onde os protagonistas são egocêntricos. Mesmo tentando amar o protagonista...rs. Acho q não me indentifiquei com o livro.
ResponderExcluirOlá! Ainda não li nenhuma obra do autor, mas fiquei curiosa para conhecer a história desse livro. Parece emocionante e, só de ler a resenha, já me vi torcendo por Douglas.
ResponderExcluirPARTICIPANDO DO SORTEIO!! DOUGLAS FERNANDES!QUERO MUITO GANHAR... https://www.facebook.com/profile.php?id=100006566851969
ResponderExcluirGostei muito de sua resenha, fiquei aflita só de ler a premissa desse livro. Eu estou com muita raiva da esposa dele. rssrs
ResponderExcluirPretendo ler esse livro futuramente.
thaisasilvadg@hotmail.com
Email: augustobarbosa.66@hotmail.com
ResponderExcluirFacebook: Augusto Barbosa
Eu já tinha visto esse livro mas nunca parei para ler sobre o que se tratava.
Gostei da premissa, pela resenha vi que o livro retrata como é o relacionamento de algumas famílias hoje em dia. Essa falta de amorosidade de filho para o pai, esposa com o marido.
Enfim, pretendo ler esse livro.
Li sua resenha e essa premissa me deixou com uma mistura de sentimentos. Senti tristeza pelo Douglas estar passando por isso, imagino a dor que ele sente. Raiva pela esposa não dar valor ao marido. E por fim senti uma irritação muito grande por esse filho não dar valor aos pais.
ResponderExcluirSe eu senti isso tudo só lendo a resenha imagina quando ler o livro.
Boa resenha
Beijosss
Email: keliscristinaps74@hotmail.com
KELIS CRISTINA PEREIRA
quero muuito ler
ResponderExcluirEmocionante...agora só falta eu ler....
ResponderExcluirOiee!
ResponderExcluirO livro me parece ser muito bom. Nunca li nada do autor mas já ouvi falarem muito bem dele, espero ter a oportunidade de ler esse livro. Gosto dessas obras que nos fazem ter sentimentos tão intensos pelos personagens, sejam sentimentos bons ou ruins acho que tudo é válido.
Gostei muito da resenha.
Bjokas!
Parece triste, espero que nao tenha um final parecido com o de 1 dia
ResponderExcluirOiee
ResponderExcluirEu sou apaixonada por Um Dia. Nos faz pensar muito em aproveitar cada momento que temos com as pessoas que amamos e dar valor a elas.
Cada um tem sua opinião, eu sei. Não estou julgando. Mas realmente gostaria de saber porque alguém não gosta de Um Dia.
Estou Maluca pra ler Nós e sinceramente, acho que não tem como eu não gostar desse livro, porque, se não for melhor, vai ser no mínimo tão bom quando Um Dia.
Estou participando do sorteio de A Menina Que Comprava Livros e realmente espero que eu ganhe porque aqui na minha cidade, Nós está sendo vendido por 42 reais! Cadê a compaixão? Isso não é coisa que se faça com uma leitora compulsiva...
Um bj e quem ainda não leu Um Dia, eu super recomendo!
Olá Rhayssa
ExcluirTudo bom? Eu gostei de UM DIA mas achei triste demais , tenho o filme que vi uma única vez porque sempre choro muito rs
A promo era até o dia 20, já teve o sorteio ( veja aqui o vencedor : https://www.facebook.com/meninaquecompravalivros/photos/a.637777392922330.1073741828.637646252935444/1032699013430164/?type=1&theater)
Mas agradeço MUITO seu comentário! É sempre importante para quem tem blogs saber o que as pessoas pensam daquele livro ou autor.
Tem mais promoções rolando na fanpage e uma para ganhar o livro do KING ( Joyland) por aqui! Participe. boa sorte e um ótimo domingo.
beijos