sábado, 4 de julho de 2015

[Resenha] Quem é você, Alasca? @intrinseca

Título Original : Looking For Alaska
Título no Brasil : Quem é Você, Alasca?
Autor : John Green
Editora Intrínseca
Tradução: Edmundo Barreiros
Número de págs : 269







Sei que parece incrível, mas depois de ter lido todos os livros do autor só demorei para ler logo o primeiro que ele lançou. E  olha que eu já tinha  cópia pela editora anterior há pelo menos 3 anos, mas foi com a vinda dele que me senti culpada de estar faltando somente esse! Vi que muitas pessoas consideram esse o melhor livro dele, outros tem uma relação de gostar mas não amar o livro. Eu, confesso, que fiquei encantada, Quem é você, Alasca? é livro para se ter na estante, para reler muitas vezes e o tema principal - desculpem, mas se tocar nele soltarei um imenso spoiler - sempre me intriga, toda vez que sei que algo do gênero foi lançado sinto uma necessidade de ler, de assistir...

Vamos a história : Miles Halter está no ensino médio, está longe de ser o cara mais popular da turma e sente aquela pressão básica do pai de querer que ele seja igual a ele. Miles não é nada igual, e por isso ele opta por deixar a família para trás e estudar em outra cidade, em um colégio interno, se libertando assim da convivência diária  que o incomoda e com a falta de amigos. 
Na escola nova, ele vai encontrar mais meninos insuportáveis que amam implicar com ele, mas também encontrará amigos que o farão viver momentos que ele  , mesmo sem saber , buscava. Dividindo o quarto com Chip ( que depois vira Coronel) , Bujão ( o apelido que dão a ele, exatamente por ele não ter nada de gordo) se acha literalmente, é com o amigo que vai aprender que comprar cigarros é uma necessidade mesmo quando nem se fume, e que beber faz parte de se enturmar. Quando Alasca  Young entra na história, vemos que o típico " menino nerd gosta da menina descolada" acontecerá. Temperamental , traumatizada pela morte da mãe e por vezes de uma alegria deprimente, ela é tudo que ele quer mas que sabe que não poderá ter. Primeiro porque Alasca tem um namorado, segundo porque no fundo sabe que meninas como ela não foram feitas para ele. Mesmo tendo sido escrito depois - mas como li antes desse- senti em Alasca pitadas de Margo do livro Cidades de Papel .
As fumadas e tragadas dentro do campus, as fugas do inspetor Águia e momentos que ele ama viver vão ser contados para gente com dias sendo informados, de algo que ocorrerá mas que ainda não sabemos. 
O quadro de amigos de Bujão é também composto por Takumi e por Lara, com quem terá um breve romance.
Introspectivo, apaixonado e viciado em últimas palavras ditas por celebridades antes de morrerem, o protagonista tem aquela deprê que bate em muitos de nós e que atire a primeira pedra quem nunca quis ou foi correr atrás do seu Grande Talvez.
Seria estragar uma leitura perfeita contar mais, com personagens apaixonantes e ao mesmo tempo tristes , Green acerta mais uma vez, perfeição define esse livro.  

7 comentários:

  1. Tenho esse livro numa capinha feia..rs acho que foi a primeira edição. Mas foi o problema. Depois que se lê A Culpa é das Estrelas, as comparações são inevitáveis e eu li esse acima, esperando aquele impacto causado antes e ele? Não veio.
    É uma história incrível, emocionante..que faz a gente viajar para a época de juventude e escola. Com tiradas maravilhosas e personagens que são reais, comuns.
    Vale a pena muito ser lido, mas sem expectativas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do John Green, mas depois dessa resenha eu to com muita vontade de ler este livro. Com certeza vai entrar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de pedir o livro e estou aguardando ele chegar. Já ansiosa para começar a ler. Gostei muito de Cidades de Papel, quero ler mais títulos do John Green. Adorei a resenha!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  4. John Green está super em alta ne?! Além dos livros venderem igual água, agora chegou a vez dos filmes! Eu não esperava essa repercussão toda. Gosto dos livros, mas não sou aquela fãããã... Acho lindo o trabalho das editoras, a capa e a diagramação sempre perfeitas.
    Quem é vc Alaska ainda não li, estou com uma lista grande ainda de livros sem ler...hehehe.
    Vou tentar ler antes do filme estrear, sou dessas que ve o filme e começa a comparar com o livro! =)
    Espero nao ficar comparando com A culpa é das estrelas, mas isso é inevitável mesmo, um pouco sempre vai ter ne?!

    ResponderExcluir
  5. Também não li esse livro ainda Raffa mas eu só tenho ele desde o começo desse ano.
    É que eu estava numa fase meio HOT rs
    Eu só li 3 dos 6 livros dele entre eles que já li foram Deixe a neve cair (que é conto com outros autores), Cidades de Papel e O Teorema Katherine.
    E realmente de todos os livros dele todo mundo fala que o "Quem é você, Alasca?" é o melhor.
    Estava precisando de uma resenha para me impulsionar a ler ele e os outros também.
    Vou acabar fazendo mês do Green para ler os três restantes.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade por esse livro, e confesso que acredito, antes mesmo de ler, pelas críticas e comentários que já vi sobre ele, que ele é um forte candidato a ser o melhor livro do autor. Gosto do enredo, apesar de ele não ser tão original assim. Acho que o autor sabe como trabalhar um tema um tanto quanto batido de forma que toque e envolva o leitor, e por isso suas histórias se tornam tão populares. Essa edição tá tão linda!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, do John só falta Will e Will
    e Quem é vc Alasca?, foi o que menos gostei!
    Depois que acontece aquela coisa,sabe, pra mim o livro perdeu o foco, passou tudo meio sem sentido, entendo os personagens e tal, mas não curti não, se bem que não gosto de livros que acontecem aquela coisa kkk
    bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)