Título no Brasil : Joyland
Autor : Stephen King
Editora Suma de Letras
Número de págs: 238
Tradução : Regiane Winarski
King é meu autor favorito, seus livros tem uma pegada que me envolve de tal jeito que é muito difícil eu não pega-los e terminar no mesmo dia. Com Joyland isso não aconteceu, acabei finalizando em quase 3 dias, o que é um tempo grande e senti que o livro não me prendeu. Isso só tinha acontecido uma vez com livros dele : Love, que também não entrou na lista de favoritos.
O protagonista dessa vez se chama Devin Jones, sua mãe faleceu, seu pai é um cara bacana que apoia o filho e ele faz universidade. Um rapaz comum que tem uma namorada chamada Wendy e que em breve se tornará um trauma eterno para ele.
Narrado em primeira pessoa, ele nos avisa que sofrerá uma decepção com a então namorada, que nunca chegou a transar com ele de verdade, somente " o aliviava". Era o ano de 1973 , e aquele ano marcaria para sempre sua vida, por vários motivos que iremos conhecer com a leitura.
Como sempre King constrói os personagens maravilhosamente bem, deixando no ar quando algo importante com aquele mero coadjuvante irá acontecer mais à frente, e isso é delicioso. O mestre do terror sempre acerta quando nos coloca em cenários que pedem umas assombrações,como um parque de diversões, e é lógico que Joyland se trata de um parque com uma história sinistra para contar. Não tem como eu ler algo com parques e não lembrar do clássico filme Pague para entrar, reze para sair , nesse caso do livro King até se permite pegar mais leve.
Devin se prepara para um emprego de férias no parque onde fará de tudo, alugará um quarto em uma pensão próxima - já que mora em outra cidade - e irá com a certeza de que verá sua amada em breve. Mas como ele mesmo avisa, por um motivo explicado mais a frente, eles não tem um final feliz.
Querendo esquecer sua nada mole vida, ele entra de cabeça no trabalho do parque, mesmo sua equipe formada não tendo um líder muito simpático e mesmo tendo que se vestir de Howie, um cão que é personagem do parque e tem o intuito de distrair crianças e de faze-las comprar um cão- quente ( assim mesmo). Seria ok, se o parque não estivesse um calor literalmente do cão, em pleno julho/ agosto quando é o verão dos americanos, por esse motivo ele sua muito.
Mas a atenção dos leitores certamente vai ser em uma mulher que lê o futuro das pessoas, Rozzie Gold, e ela avisa para que ele preste atenção em algumas coisas. Achando que ela é uma charlatã ele não vai acreditar muito, mas vai se impressionar quando tudo que ela disser for se transformando em realidade.
A parte sinistra da história, fica a cargo de Linda Grey, uma moça que foi decapitada em um dos brinquedos por um pseudo namorado que até hoje ninguém sabe quem foi. Muitos funcionários do parque afirmam te-la visto próximo ao local, como uma assombração.
A história pega ritmo quando Mike e sua mãe entram na história, o menino tem uns dons especiais e vai ser muito importante para a solução do caso de Linda.
Achei o início arrastado e o final tão esperado um pouco previsível. Por saber pelo próprio narrador que ele agora conta a história com mais de 60 anos, já quebrou um pouco o clima de que poderia ter acontecido algo com ele nas cenas que pedem um suspense com o que acontecerá com o personagem.
Por ser King é leitura fundamental, mas é mediano, não perfeito como tantos que ele já escreveu. E para quem não lê King porque é terror, esse é muito leve.
Nunca li nenhum livro do Stephen ainda :( e fiquei muito curiosa com essa história não só pelo enredo, mas por você ter dito que ele é mediano em comparação as outras obras dele me deixando instigada a ler esse o mais breve possível, até porque você é uma fã nata dele e deve ter lido todos os seus livros e pra ter demorado como você disse ele deve ser realmente um tanto quanto desinteressante em visto dos outros.
ResponderExcluirNão li nada dele não por ser de terror mas porque não sei qual comprar primeiro. Por qual você me indica começar?
Beijos
Ainda não li nenhum livro dele, tentei ler um uns anos atrás, mas não prendeu a minha atenção :(
ResponderExcluirAcho que não estava preparada ainda para lê-lo ^_^
Eu amo as letras do Mestre King..mas depois que li Sob a Redoma, dei uma parada. Não sei ao certo se meio que traumatizei com aquele livro,mas ainda não consegui ler nada do Mestre depois disso.
ResponderExcluirNão foi uma história que tenha me agradado demais.
Esse acima eu ando namorando desde que saiu, mas também não esperava grandes coisas...Mas acho que no contexto, é um livro padrão King!!!
Então, acabarei lendo com certeza!!!
Beijo
Ainda não li nada dele, mas to ansiosa por isso. Fui comprar num sebo, mas estavam todos acima de 40,00!!! pqp!!
ResponderExcluirvou ver se pego emprestado de alguém, mas confesso que o que mais quero ler é O Iluminado.
bjs
Só li um livro do King até hoje e achei beeem arrastado mas ele é um ator que eu tenho vontade de ler mesmo assim. Se você achou o começo arrastado e é super fã do cara, eu com certeza vou achar a coisa mais lenta do mundo mas vamos lá hahha esperava que o livro fosse mais pesado, um parque de diversões é um bom lugar pra dar uma boa mão de terror mas mesmo assim tenho curiosidade com esse livro.
ResponderExcluirbeijos
http://pobreleitora.blogspot.com.br/
Nunca li nada do autor mas já vi alguns filmes,tenho curiosidade pra ler qualquer livro que seja ^^
ResponderExcluir