Título no Brasil : Os Bons Segredos
Autora : Sarah Dessen
Editora Seguinte
Número de págs: 403
Pela primeira vez li um livro da autora, e que maravilhosa impressão ela me deixou.
Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma adolescente que vive à sombra de seu irmão Peyton, 3 anos mais velho. A autora tocou em um ponto que para mim é primordial, o que de ter um irmão nem sempre é o conto de fadas que todos pintam, muitas das vezes desejamos sermos filhos únicos quando aquele seu irmão não é nada do amigo eterno que a vida te ensinou. Há pontos tão reais e que me identifiquei tanto que me assustei.
Peyton é o irmão lindo, aquele que é o preferido dos pais, o que as meninas babam e daqueles que fazem os irmãos virarem coadjuvantes.
Sydney assiste de camarote o irmão decepcionar não somente a ela mas a seus pais. Peyton vira um garoto problema: bebe muito, usa drogas e invade residências. O que já era uma dor de cabeça imensa para toda família vira um verdadeiro pesadelo quando ele atropela e deixa paraplégico David Ibarra. Mesmo não sendo ela quem o atropelou, a menina se sente culpada, quer deixar um recado para o rapaz, quer pedir desculpas pelo que o irmão fez. Enquanto isso, em um mundo à parte, vivem seus pais. Aqueles que por amor ao filho não enxergam os erros dele e o defendem o tempo inteiro se esquecendo que as atitudes insanas dele provocaram a tragédia de outra pessoa. Quem nunca teve pais que ficam cegos por amor a um filho, talvez não entenda tão bem a protagonista. Eu a entendi e bem, como continuar amando aquele irmão que praticamente destrói sua família? Que faz seus pais sofrerem dessa forma? Um irmão que parece somente pensar em si e nem se importar que os pais venderam muitos bens para pagar advogados para defende-lo?
Difícil ter vontade de visitar o irmão quando ele está preso depois de tudo que ele fez, certo?
Mas a vida da protagonista muda, e a gente torce para que ela seja feliz mesmo depois que a vida dela sofre por tabela consequências do que o irmão fez. Uma das principais mudanças é ela ir para uma escola pública onde não conhece ninguém ( o que até certo ponto ela acha bom pois não quer encontrar com as mesmas pessoas de sempre que a conhecem como a irmã do garoto problema).
Na escola nova ela faz amizades, mas a que mais muda sua vida é a amizade com Layla, filha do dono de uma pizzaria, a vida dela também não é um mar de rosas e para as fazerem terem ainda mais coisas em comum, a irmã da moça também é problemática, deixando para Layla o posto de segundo plano na história.
Os laços que as unem nos fazem perceber o como amizades de verdade são importantes para encontrarmos nós mesmas. Não sou fã de pizza, mas entendi que tudo de ruim termina quando tem um alimento que amamos, substituí mentalmente por chocolate, que amo de paixão.
Mac é outro personagem que me encantou com sua força e otimismo, primordiais em um momento de apoio como o que estava passando Sydney.
Outro ponto importante a ser lembrando , é que a cegueira dos pais os faz não verem que até mesmo alguém que é pura ameaça para a filha, vira um santo porque ajudou o filho amado - me refiro ao personagem Ames - e isso é tão absurdo aos olhos de Sydney e aos dos leitores que por muitas vezes eu senti raiva dos pais dela.
O livro é forte e delicado, e toca em uma questão que nem sempre é fácil comentar com estranhos: como aceitar que sua família não é perfeita ? Como não amar tanto seu único irmão como seus pais amam?
Sarah Dessen me ganhou, claro que quero ler tudo que tenha o nome dela agora.
Não conhecia o livro e nem a autora, mas, gostei de sua resenha e do tema que o livro aborda. Até eu mesma passei por isso, não aceitar a irmã que eu tinha na adolescência.
ResponderExcluirsonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br
Super já quero!!! Suas resenhas sempre me instigam.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, ou a autora, mas fiquei com vontade de ler este. Mais um para a lista interminável de futuras leituras :)
ResponderExcluirBeijos ^_^
Famílias nunca são perfeitas, nunca!
ResponderExcluirSempre tem seus próprios conflitos, dilemas,mas também, sua forma peculiar de se amarem.
E pelo que li acima, essa é assim. Repleta de problemas, defeitos e por alguns momentos me vi nela. O ciúmes da irmã perfeita, que diferente do moço citado, não trazia problemas, mas que por conta da perfeição, os outros filhos eram deixados de lado.
Coisas difíceis de superar mesmo depois de tantos anos.
Claro que lerei!
Beijo
Já li um livro dessa autora mas não me empolgou tanto quanto esse...gostei bastante da resenha e já inclui na minha listinha :)
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/