domingo, 27 de setembro de 2015

A Menina no Altar : A Lista de Convidados

Talvez a coisa mais difícil de combinar com seu futuro marido é quem irão convidar ou não para o casamento de vocês.
Para nós, a lista não foi um estresse porque conversamos muito, mas sei que quando é dividida do tipo " Você pode chamar 100 e eu 100" fica muito complicado, a lista de casamento parece mais a Schindler e você fica pensando que poderia ter chamado - ou salvo - mais alguém. 
Essa postagem a 43 dias de meu casamento é exatamente para explicar o como decidi quem chamar ou não e como com os convites prontos tive algumas decepções básicas que podem ou não incomodar a noiva.

No momento da lista eu inseri todos de minha família, ou seja, não teve nenhum primo de segundo grau ou namorado da prima que ficasse de fora, mas nisso eu posso ter uma vantagem : minha família não é grande. Por incrível que pareça o maior número de convidados que batiam com a categoria " familiares" eram os de meu antigo trabalho. Se a festa seria maior, ficaria bem chato não chamar a chefe, os funcionários que trabalhavam comigo...então a princípio todos estavam na lista, e entendam como todos exatamente 48 pessoas e seus parceiros!
Para quem já casou ou vai casar sabe que cada uma dessas pessoas os noivos pagam individualmente, então qualquer um a mais conta e muito no orçamento do casal. 
Em tempos de crise, com a minha demissão em maio/junho eu decidi que não chamaria ninguém do antigo trabalho. E aí vocês podem estar se perguntando : " Mas ninguém de lá era seu amigo?". Bom, tinham sim pessoas que eu considero, que me acompanharam em momentos bons e ruins nos 5 anos que estive por lá, mas passados 4 meses até os convites ficarem prontos eu percebi que nenhuma delas me mandou uma mensagem que fosse para saber como eu estava, era como se tivessem me deletado da vida delas, então os coloquei na categoria " colegas" e entendi que para o meu casamento por mais que ainda tenha carinho por alguns, não os chamaria, e assim o fiz.
Na categoria amigos também foi muito A Escolha de Sofia . Todo mundo sabe o quanto tenho amigos literários, mas não tinha nenhuma chance de chamar todos que conheço, tive que contar nos dedos os que chamei. E como eu resolvi isso? Eu vi os que estão mais próximos, para quem pelo menos nos 2 anos que estou com o Gabriel eu os convidei para meus aniversários, com quem falo mais vezes...e optei por eles.
Nos amigos mais antigos - aqueles que estudei na escola, na faculdade, que já trabalhei - eu pensei uma coisa muito simples e combinei com meu noivo : se no tempo que estamos juntos eu ou ele nunca vimos esse amigo, é porque não era mais tão próximo assim ( ok, exceto se você tem um amigo que mora em outro estado ou em outro país isso não conta) . Ou seja, cortados da lista.
Sei que vai ter amiga minha dizendo  : " Nossa , mas ela sempre disse que me adorava, porque não me chamou?" . Querida,pelos motivos descritos acima, se chamássemos todos que conhecemos a lista iria para 500 convidados e não somos filhos do dono do Itaú ou da Friboi para bancarmos uma festa desse tipo.
Por isso mesmo,se você receber um convite do casamento de alguém, acredite, você é importante! Você foi escolhido para o dia mais especial da vida desse casal, certamente para você estar nela alguma pessoa não foi convidado.
O que quero dizer com isso? 
Aí vem a segunda parte! Quando você recebe um convite de casamento e não pode ir, o que acontece? Eu sei que nem sempre - por causa do trabalho, por motivo de doença ou outras razões - o convidado pode não comparecer ao casamento, isso acontece. Para mim a falta de educação acontece quando por exemplo você pede a pessoa o endereço dela para envio dos convites ( sim, porque você  não manda somente um convite e sim dois no mínimo para o convidado, fora isso, o convite tem o nome impresso do tal convidado e os noivos pagaram por isso , cada convite é caro, cada impressão do seu nome é pago!) e a pessoa lhe responde que não vai poder ir, e que nem precisa mandar o convite. O motivo da pessoa pode até ser verdadeiro, mas entendam :
1- Ela não poderia ter avisado isso antes?;
2- Se não pôde avisar antes não é educado pelo menos receber o convite e mandar um presente nem que seja simbólico como um cartão  com um pedido de desculpa?
Mas não foi isso que aconteceu e tive a primeira decepção da entrega de convites, acreditem, sei que terei muitas outras porque sempre me importo demais com as atitudes dos outros.
Com os 3 convites da pessoa ( era o dela e de mais 2 convidadas dela que ela havia pedido ) eu pensei no como eu deixei de chamar 3 pessoas por causa dela, será que ela sabe disso? Não merecia nem mesmo que ela os recebesse?

Certamente os que esperavam serem convidados e não foram, devem pensar : "Bem feito, devia ter me chamado!" Talvez eu concorde com essas pessoas, e tirando as que trabalharam comigo eu ainda estou aqui pensando nos 3 que entrarão no lugar dessa pessoa e de seus convidados .
É, pessoal , vida de noiva não é fácil.


9 comentários:

  1. Oi Raffa,
    sei como é difícil isso rs, não casei ainda, mas na minha festa de 15 anos teve gente que veio bater na minha porta para saber o motivo de não ter sido convidado e teve aqueles que acabei cortando da lista, mas que hoje colocaria de volta..
    É assim mesmo, conte até 10 e respire fundo rs
    Tirando isso rs, desejo muitas felicidades para vocês e que curtam também o dia !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida <3! É um parto muitas vezes escolher quem fica e quem não entra mas o que me deixou mais triste até agora foi a atitude dessa amiga que pensei que entendesse o quanto esse dia é importante para mim.
      Mas...fazer o que , né?
      Contando até 1000 hahah

      beijos

      Excluir
  2. Acho legal você compartilhar cada momento do seu planejamento com seus leitores, imagino que muitas pessoas se percam com esses detalhes. Sobre os convites, você marcou pras pessoas confirmarem presença? Isso ajuda, ouvi dizer. E abre um post aqui dia desses pras pessoas só deixarem mensagens pra vocês. ;-) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janda :) A Cerimonialista está cuidando dessa parte e tem isso no site da gente do Icasei também ;)
      Obrigada pelo comentário
      beijos

      Excluir
  3. Caramba que chato, deve ser ruim mesmo entregar um convite e a pessoa nem ao menos receber. #Que falta de educação.
    Mais também concordo na parte dos amigos de infância ou colégio se eles não falam com vc no dia a dia não tem pq convidar.
    Ainda não ne casei mas com certeza já tenhi algumas dicas pra quando chegar esse dia.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca passei por isso, deve dar uma dor de cabeça...
    Infelizmente não dá para agradar todo mundo, mas acho que as pessoas têm que ter noção que uma festa assim sai caro, que não tá fácil pra ninguém no momento, e que não ser chamado pro seu casamento não significa que você não goste da pessoa.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Hahaha...me recordei passo a passo da minha lista de convidados. Aqui, por ser interior, ainda tem aquilo de se ir na casa das pessoas, convidar pessoalmente e ainda levar o convite(que é caro demais).
    Eu me lembro que fiz isso de bicicleta...depois do trabalho, porque nunca tinha tempo pra nada e a pior parte, foi ter ido nas fazendas, casa a casa e convidar.
    Meus pais eram meio (totalmente) contras, o "juntamento"...rs
    E vai pintar aquela dúvida cruel com certeza..porque eu chamei essa pessoa? Porque não chamei aquela outra?
    É normal!!!!
    Mas no fim, tudo é lindo e nada perfeito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Rafa, você me deixa assustada com o que irei encontrar pela frente, mas essa questão é uma coisa que já resolvemos antes mesmo de começarmos a pesquisar orçamentos.
    Ao contrario de você, minha família é enorme e bem unida. então, se eu quiser fazer uma festa sem deixar um querido de fora ou causar uma ruptura familiar vou ter que gastar. Ter acertado isso com meu noivo de antemão vai nos poupar muita dor de cabeça!
    Mas não se irrite com os mal educados. Eles sempre vão existir e as vezes essa atitude parte de quem menos esperados. Respira até 10 e segue em frente porque o dia é seu!

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  7. Muito chato isso..mas vc e seu noivo vão dar a volta por cima e vai dar td certo :) Falta pouquinho pro grande dia :)
    Ainda não casei então não passei por esse estresse ainda... e já fico sofrendo por antecedência..hahaha..Força que td vai dar certo no final!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)