sábado, 19 de setembro de 2015

Menina que via Filmes : Sobre Amigos, Amor e Vinho [Crítica]

Título Original : Barbecue
Título no Brasil : Sobre Amigos, Amor & Vinho
Dirigido por Eric Lavaine
Com Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti mais
Gênero Comédia

Nacionalidade França
Ano : 2013



















Lançado em 2013 em seu país de origem, o filme somente agora chega aos cinemas brasileiros. Não que ele seja um dos melhores filmes franceses que assisti, mas diverte.
O protagonista Antoine ( Lambert Wilson) é um homem de 50 anos que não suporta mais trabalhar com sua família e ter seu pai falando bem de seus irmãos, apesar do ótimo salário ele se sente infeliz. Casado há mais de 20 anos com a esposa que conheceu na faculdade, ele a trai constantemente com moças que tem a metade de sua idade, e as cenas dele fingindo que ainda enxerga algo sem colocar os óculos ou inventando desculpas para elas no dia seguinte são ao mesmo tempo odiosas e engraçadas. Afinal, a esposa plantonista se mata de trabalhar enquanto o Don Juan ataca por aí. 
Os dois fazem parte de um grupo de amigos onde todos eram estudantes da mesma faculdade e beiram os 50 aos 60 anos, uns mantiveram-se casados, outros se separaram e outro personagem que parece combinar com Antoine é  Olivia ( Florence Foresti) , ela ama futebol mais do que os homens, ela finge não se interessar mais pelo ex marido que faz parte do grupo.

Há também um outro casal formado por um homem que quando fala é para fechar negócios no filme todo e a esposa quase não abre a boca. Fechando o grupo de amigos temos o ex cozinheiro do bandejão da faculdade que hoje é mecânico, ele é muitas vezes diminuído pelo insuportável Antoine e vive solteiro.
O que muda na história vem com o infarto de Antoine, que mesmo vivendo uma vida regrada quase morre. A partir daí ele opta por tornar-se ainda mais chato, fumando, falando o que pensa e incomodando até ao espectador.

Parece uma novela mal escrita e há poucos momentos de riso, para uma comédia francesa a média é bem fraca. Os amigos só se reúnem para comer o tempo todo enquanto tudo vira desculpa para se atacarem. Na vida real eu já teria parado de andar com eles há muito tempo.
Ah sim, ainda temos Guillaume de Tonquèdec que fez o filme que amo Qual o nome do bebê? no papel de um amigo ( Yves) que tenta apaziguar as coisas mas sempre ouve grosserias de Antoine.
O final é típico de " foram felizes para sempre..." mas o roteiro é fraco demais. 

3 comentários:

  1. Particularmente, não gostei não..rs
    Sabe quando você lê e não consegue ter aquela vontade em ver? Tô meio assim!!!
    Acredito que pelo fato de não curtir tanto o cinema francês, fique meio assim com pé atrás. E os personagens não me cativaram.
    Não digo que não vá assistir, mas...deixo pra um futuro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei com vontade de ver não...
    Esse eu passo.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito por esse filme não..achei bem sem graça..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)