terça-feira, 29 de setembro de 2015

[Resenha] O Livro do Perdão @EdValentina

Título Original : The Book Of Forgiving
Título no Brasil : O Livro do Perdão
Autores : Desmond Tutu & Mpho Tutu
Número de págs: 237












Nunca soube perdoar. Defeito ou não, vim assim de fábrica. Se alguém me faz algo raramente na vida eu perdoei, na verdade acredito que só deixei passar , o perdão de verdade é esquecido e isso eu nunca esqueci, acho que junto com o rancor.
Por esse motivo ao ler " O Livro do Perdão" me deparei com uma realidade totalmente diferente da minha, os meus perdões são porque fui traída por um ex ou uma amiga, no caso do livro de Desmnd & Mpho Tutu - são africanos, por isso os nomes não muito comuns - relatam casos de pessoas que tiveram por exemplo entes queridos assassinados por alguém, e não somente essa pessoa ocasionou a morte como também os torturou, por isso para mim foge do lugar comum os filhos quererem conhecer quem fez aquilo com o pai pelo simples motivo de que sem isso não existe o perdão verdadeiro.
Puxado para auto-ajuda, o livro do Arcebispo Desmond com sua filha Mpho me causou um sentimento de esperança que não havia parado para pensar, já dizia minha avó que somente vendo casos piores que os nossos para entendermos que nosso problema não é tão sério assim. Levei isso para o perdão desse livro e entendi que sem reflexão não há perdão verdadeiro, é preciso levar em consideração o como cada um reage e no que crê.
Entre as histórias narradas há uma espécie de exercícios e orações ao final onde o leitor pode praticar o exercício de perdoar, de entender que a raiva e o rancor não levam a lugar algum.
Entendo que no país dos escritores - África do Sul - aconteça até hoje um número muito grande de estupros e de outros crimes contra a mulher e o que pregam é que não tenham raiva dessas pessoas mas que sim aprendam a perdoar para viver uma vida melhor.
Eu, Rafaella, acho difícil perdoar quem nos faz tanto mal, se lendo o livro me senti serena e achei a leitura prazerosa, ao mesmo tempo não mudei minha atitude em me colocar no luar daquelas pessoas e acreditar que de fato as entenderia e as perdoaria.
Para mim um ser humano é responsável por seus atos e aquilo de que a vida é feita de escolhas é muito real, não consigo me ver perdoando pessoas que me fizeram tão mal quanto as relatadas ou querendo conhecer quem fez mal ou até mesmo matou um parente querido.
Não achem que o livro por ser de um arcebispo tem ligação com alguma religião, pelo contrário, eu acredito que possa ser lido por todas as pessoas.

Claro que fé e perdão andam lado a lado, como disse gostei do livro mas precisaria trabalhar muito meu lado Jesus para poder perdoar alguém dessa forma. 

3 comentários:

  1. Eu admiro do fundo do coração quem sabe perdoar.
    Eu também nasci com defeito de fábrica nesse quesito. Peço perdão de joelhos na boa, sem me importar com críticas.
    Se eu estiver errada,assumo.
    Mas perdoar algo que me fazem, é complicado demais..por esse fato de não esquecer. De vira e mexe, reviver aquela ofensa ou desagrado.
    Adorei a premissa do livro e se possível, lerei sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu sou como você, não consigo perdoar, junto um rancor pelas pessoas que me magoaram.
    Eu relevo muita coisa (quando são pequenas), mas chega um momento que eu perco a paciência e corto a pessoa da minha vida, posso até cumprimentar se esbarrar com a pessoa e ela vir falar comigo, mas uma vez que eu corto alguém da minha vida, não tem volta!
    Jamais conseguiria perdoar um criminoso!
    Pra mim a pessoa tem que ser muito santa para perdoar assassinato, estupro, entre outras coisas graves.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Somos muito parecidas Raffa..também não consigo perdoar..tiro o chapéu pra essas pessoas que conseguem,eu não!! Posso como vc mesma disse,deixar passar mas perdoar jamais! Sei que tenho que trabalhar esse meu lado,mas simplesmente não consigo.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)