terça-feira, 1 de setembro de 2015

Séries que Amamos : Narcos @NetflixBrasil

Título Original : Narcos
Criado por Chris Brancato, Eric Newman (2015)
Com Wagner Moura, Pedro Pascal, Boyd Holbrook , André Mattos, Juan Pablo Raba
País EUA
Gênero Drama, Policial, Suspense
Status Em produção

Duração 52 minutos


Eu fiquei sem postar um final de semana inteiro. Ok, eu tinha muitas coisas para fazer mas sempre arrumo tempo para o blog e vocês sabem disso. Foram dois dias me dedicando à 10 capítulos, de uma série que há muito tempo não me conquistava tanto.
Narcos vale os 52 minutos de cada um dos capítulos, como se não bastasse ter Wagner Moura no papel do traficante mais famoso do mundo, Pablo Escobar, ainda tem direção ( nos dois primeiros capítulos) de José Padilha e produção dele.

Ali, cada capítulo é narrado pelo agente da DEA, o americano Steve Murphy ( Bpyd Holdbrook) , um homem que dedicou sua vida a prender o traficante colombiano, se mudou para Bogotá acompanhado da esposa mentindo ser um funcionário da limpeza na Embaixada Americana para poder focar em Escobar.
Como parceiro ele tem Javier Pena ( Pedro Pascal) , um homem que volta e meia dorme com as mulheres dos casos mas que também leva a sério acabar com o império do El Patrón.
O interessante do seriado é exatamente nos contar desde o início como surgiu todo esse mundo onde o colombiano, então humilde, virou um dos homens mais ricos do mundo . 
Pablo teve ajuda de um chileno que fugiu do fuzilamento de Pinochet conhecido como Barata ( Cucaracha , no original) e foi parar na Colômbia na década de 70 produzindo uma cocaína pura que fez os negócios de Escobar ferverem. Junto com seu primo Gustavo Gaviria ( Juan Pablo Raba) eles começaram a vender muito para os Estados Unidos - antes eles contrabandeavam eletrônicos e traziam drogas do Peru - e a fabricarem a droga nas imensas florestas do país. Dos envios de cocaína feitos dentro de um paletó feito pela própria mãe de Escobar ( sim, ela ajudava o filho e tinha muito orgulho dele!) aos envios feitos por moças grávidas que engoliram papelotes tudo é mostrado.

O ritmo é intenso, não dá vontade de parar de ver, o traficante que virou dono de seu país e mandava e desmandava em políticos, assassinando presidentes, parlamentares e até mesmo um avião inteiro com mais de 100 pessoas. Aqui Escobar e suas maldades são esmiuçadas, Wagner Moura , um monstro no papel, pegou os trejeitos dele e dá um show, como já lhe é comum. O pai amoroso e filho afetuoso que tratava bem a família mas matava filhos e mães de qualquer desafeto, e acreditem , eram muitos. 
Steve narra em inglês, as falas dos colombianos obviamente são no idioma original ( espanhol) e ter mantido os dois foi uma escolha acertada. Como traduzir Escobar? Não teria sentido algum traduzir a frase famosa dele : " Plata o Pumo?" ( prata ou chumbo?) . Só de olhar para Moura já dá medo, imagino que pelas histórias era assim com Escobar, os presidentes não queriam se meter com ele, quando preso mandou construir sua própria prisão. 
Como controlar o homem que era mais rico do que qualquer outro de seu país, sua fortuna era bancada pelos americanos de Miami e depois de Los Angeles, chegou a ganhar 1 milhão de dólares por mês!

Matava sem piedade, até mesmo seus parceiros de crime, como aqueles que compunham o famoso Cartel de Medelin. Um deles aliás, atuando como um dos Ochoa é o sensacional André Mattos, um papel pequeno mas o ator está como de costume ótimo.
O que vemos na tela é que os Estados Unidos demorou para acordar sobre o perigo Escobar e a Colômbia com medo acabou fazendo boa parte de suas vontades.
A história é real, a primeira temporada é sensacional - não sei se terá outra , mas acho que sim - e eu já estou sentindo falta de cada episódio, da música Tuyo de abertura com Rodrigo Amarante, das atuações perfeitas. Narcos literalmente vicia!

8 comentários:

  1. Acho que esta é a série mais comentada nos últimos dias. E claro, estou baixando para ver(mesmo estando Dexter e Arrow na frente)..rs
    Mas acabo fazendo umas proezas para conseguir ver o mais rápido possível.
    Amo o trabalho do Wagner Moura, aliás, quem não ama né?
    E mesmo não sendo um tema que me agrade, como a vida de um ícone do tráfico e crime, as indicações são perfeitas!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Assisti com o Carlos os dois primeiros capítulos. Não tem muita açãããão mesmo, mas pretendo assistir todos! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o Wagner Moura e o Pedro Pascal, já queria ver só por causa deles, acho que vou ver, mas depois da Bienal ^_^

    ResponderExcluir
  4. Amo os personagens do Wagner Moura, que ator fantástico!! Mas ele ficou feio, hein, kkkkk li num blog que ele teve que engordar 20 quilos!!! Jesus, isso que é amor a profissão! rsrs
    O tema é bem polemico, e pelo visto bem centrada e realística, vou querer ver sim, pelo menos o primeiro episódio.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa!
    Não conhecia essa série e devo te agradecer por ter me "apresentado". Parece mesmo ser viciante. Pretendo assisti-la.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Essa esta sendo uma das séries mais comentadas e indicadas do momento. Minha cunhada já tinha falado mas não dei muita atenção mas agora estou louquinha pra ver.
    Tem Moura, tem Evellyn vendo rs
    É claro que tem toda uma história real por dentro e que me deixou intrigada e curiosa vou começar a ver com o Fábio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vi muita gente falando sobre esta série, tenho Netflix, mas ainda não vi nenhum capítulo, vou tirar um tempinho pra ver também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tenho que assistir essa serie.. pra cada 10 pessoas 9 falam sobre ele...hahahaha..então deve ser boa mesmo =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)