sábado, 10 de outubro de 2015

[Resenha] Atemporal @NovoSeculo

Título Original : Atemporal
Autor : Rodrigo Mendes
Editora Novo Século ( Talentos da Literatura Brasileira) 
Número de págs: 237











Adoro livros policiais e a a estreia de Rodrigo Mendes foi uma grata surpresa. Conheci o autor em um dos eventos da Menina e ele estará conosco no evento do dia 17 de outubro.
Primeiro devo informar que o livro se passa e 2 momentos, em 1983 quando o crime que Lucas o protagonista que é policial está investigando no ano de 2023. Não por acaso o rapaz se envolve com o fato, seu pai que já foi policial tem no evento um trauma por ter permitido que isso ocorresse. É exatamente por causa de seu pai que ele promete a si mesmo que vai encontrar o assassino e enfim fazer justiça. 
O livro não tem somente uma pitada de Harlan Coben mas também envolve ficção quando o tal policial descobre uma máquina do tempo que está sendo usada por um grupo com fins não muito corretos. 
Ao mesmo tempo também conhecemos com a narração em terceira pessoal sobre o que aconteceu em 1983. Conhecemos Rico ( pai de Lucas) e André seu parceiro na 14ª DP. É quando descobrimos que a tal pessoa morta é André e por ter todo esse lado pessoal ele se envolve em algo muito maior do que poderia imaginar. Lucas passa a desconfiar de tudo e todos, há personagens " extras" como um misterioso informante que vai ajudar Lucas a descobrir o que precisa são fundamentais para que a história seja construída e montado o quebra-cabeça do real motivo do assassinato.
A cota romance fica por parte de uma amiga de Lucas, Dani, que vai virar mais do que isso durante a leitura e claro a gente adora quando casais se formam.
Atemporal também tem trechos narrados em 2013 e depois 2023. Nesse último temos  aparte imaginação fértil do autor funcionando à toda, coisas que ainda não existem surgem na história mas isso dá aquele ar que amamos de " bem que poderia ser assim mesmo no futuro". 
O que a gente se pergunta durante o livro - ou , pelo menos eu - é se realmente vale a pena colocar  a própria vida em risco e de sua família para descobrir algo que atormenta seu pai realmente vale a pena. Claro, sem isso não teria livro. Mas deu nervoso algumas partes achar que certa pessoa ia se dar mal ( não vou contar, claro!).
Algo que não posso deixar de citar e que sempre gosto muito, a história se passa em São Paulo , amo quando as histórias se passam por aqui, tem mais identificação textos em terras tupiniquins!  Laboratório de Criminalística também é um lugar que se existe, me levem para conhecer, adoro desvendar crimes ( mas claro, prefiro um mundo sem eles).

Gostei bastante. Pelo final não sei se teremos ou não continuação, podemos perguntar ao autor ;) 

4 comentários:

  1. Oba! Tenho o livro, comprei na Bienal, mas ainda não li. O autor é um querido e estarei lá conferindo essa entrevista ao vivo.
    Bjbj

    ResponderExcluir
  2. Amo histórias de investigação e mistério. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou fã de histórias passadas por aqui, em território "nosso"! Acho que deixa tudo mais real.
    Não conheço o trabalho do autor, mas de cara amei o título do livro. Amo essa palavra, que junto com Incondicionalmente, fazem da minha vida, um sonho mais bonito!!!Ui, divaguei!!
    Mas gosto demais dessa pitada de mistério, buscas e romance, claro! E por isso, o livro já está indo para a lista de desejados, que graças ao Menina, não para de crescer!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro num dos eventos da Menina que comprava livros, e ele já pulou pro topo da minha lista de leitura, assim que eu terminar de ler a série que estou lendo, vou ler ele!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)