segunda-feira, 12 de outubro de 2015

[Resenha] A Promessa - Série Promessas - Livro 1

Título Original : A Promessa
Série Promessas Livro 1
Autor : M. Pattal
Editora Ases da Literatura
Número de págs: 291











Polly ( que na verdade se chama Polliana mas odeia que a chame assim )  tem 22 anos,  faz muito sucesso cantando, mas nos bastidores ela não está tão feliz assim. Seu pai Sidney se mudou para os EUA há 8 anos atrás após uma fase bebendo muito , tudo isso porque seu único irmão morreu na companhia dele e ela culpa o não somente por isso mas por ter abandonado sua mãe também. Hoje, rica e com um namorado que a ama, Renan, ela não se sente completa e isso vem à tona quando toca sua música mais importante " A Promessa "  - que dá nome ao livro - na frente de uma multidão.
Ao voltar para casa ela se indaga o que anda lhe faltando, sua mãe Ângela, sempre presente, acredita que seja fé, após os acontecimentos narrados acima ela se afastou da igreja e o rancor por seu pai  a corrói todos os dias. 
Enquanto isso, seu pai que mora em New Jersey com a irmã se sente vazio, ele sabe que a filha não o perdoa, se arrepende por ter abandonado a família mas não sabe se tem coragem de voltar. Por ter trabalhado no Consulado Americano só estranhei ele ter conseguido green card tão fácil, na categoria de trabalho dele é impossível, só casando com uma nacional ( americana) . Mas isso são detalhes que só quem tem mania de mirar em detalhes de imigração sou eu mesma, não interfere na leitura.
Também conhecemos, narrado em terceira pessoa, Max, um craque de futebol que joga na Europa e que adora Polly como cantora. Bom, ele descobre mais lá na frente que o encantamento não é somente com a Voz de Ouro da moça, mas sim e também com ela como um todo.  Por um lado que achava fofo o interesse dele senti pena de Renan que sempre foi um amor com ela.
Outros personagens também aparecem na história como Franco , seu empresário, e sua filha Sophia. 
Sei que tem muita gente que não curtiria a protagonista porque ela parece esnobe e que só pensa em si com sua falta de fé no mundo, mas eu a entendo em algumas partes, quando algo não ocorre como gostaríamos  natural em alguns é que paremos de acreditar nas forças maiores que acreditamos. Nos perguntamos se elas existem mesmo e no que acreditamos, nada mais comum ao meu ver em perder a fé após ver um pai virar alcoólatra e seu irmão morrer. O personagem mais incrível dessa história para mim foi a mãe, sempre apoiando a filha, nunca se fazendo de vítima e não guardando rancor, pessoas assim fazem toda a diferença no mundo, eu mesma confesso que não consigo ser tão positiva e compreensiva assim toda a vida.

O autor acertou em fazer um livro onde a protagonista dá a volta por cima não somente na frente do público como interiormente.  Outro ponto que curti muito foi a riqueza de detalhes, não ficam faltando informações sobre os personagens e isso é ótimo. E claro, achei a capa e a diagramação linda! Já tenho a continuação e vou ler em breve para contar para vocês o que achei. 

O autor estará no evento da Menina do dia 17 de outubro às 15 h! 

4 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Uma ótima história e uma boa resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido alguma coisa a respeito deste livro tem um tempinho. Mas de fato, nunca havia parado realmente para ler do que se tratava. Só me lembro que foi algo positivo...rs
    E lendo acima, mesmo com um outro ponto negativo, senti vontade em ler. Em saber do que acontece com a menina e com essa superação que ela tem que enfrentar.
    Não curto o título..sou meio avessa a promessa...rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. A história me interessou, mais um livro que entra para a minha lista :)

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)