Título no Brasil : Olhos da Justiça
Lançamento 10 de dezembro de 2015 (1h51min)
Dirigido por Billy Ray
Com Julia Roberts, Nicole Kidman, Chiwetel Ejiofor mais
Gênero Suspense
Nacionalidade EUA
Confesso que olhei com péssimos olhos esse filme. Lançado em 2009, O Segredo dos Seus Olhos - filme baseado no livro - é uma filme ganhador do Oscar de Melhor filme estrangeiro daquele ano, uma co-produção Argentina/ Espanha com o astro Ricardo Darín e grande elenco. Não vi necessidade alguma de " americanizarem" e fazerem esse remake.
Portanto, mesmo com diversas alterações, o filme não perdeu a essência e a mensagem principal. Mas aqui nessa crítica farei comparações obviamente.
O investigador do FBI Ray ( Chiwetel) é muito amigo de Jess ( Julia Roberts, maravilhosa no papel) e arrasta uma asa para Claire ( Nicole Kidman) , todos trabalham juntos em uma divisão pós 11 de setembro que está focada na caça aos terroristas. Em uma dessas caçadas eles descobrem um corpo, que é da filha de Jess e começa aí a trama na qual o filme se desenvolve. Para quem não viu nenhum dos dois filmes não faz diferença....mas para você que viu e se pergunta aonde que esse filme lembra o original, eu ajudo: ao invés de Argentina pós ditadura temos um EUA pós atentado. Chiwetel faz o papel de Darín, sendo que tem cargos diferentes, claro. Jess não existe no original, mas Darín tem um melhor amigo que o ajuda nas investigações - papel do maravilhoso ator Guillermo Francella , do recente O Clã - , no papel de Kidman é Soledad Villamil, a mulher que ele sempre amou e que nunca pode ter, a tal vítima que fica sendo filha de um dos agentes é uma esposa na versão argentina que tem um marido destroçado pelo crime.
Pronto, encaixada as peças, vamos ao filme em questão. O elenco ajuda e muito que o longa funcione. Ver Julia Roberts despida de vaidade, sem maquiagem e sofrendo como a mãe que perdeu o amor de sua vida, é para bater palmas. Chiwetel também cumpre bem seu papel, seu personagem é atormentado por um detalhe que deixo para vocês descobrirem porque ele se sente tão culpado pela morte da filha da melhor amiga. Kidman como a linda moça que com os anos se torna chefe funciona mas não comove...ela parece um pouco um boneco de cera , não sei se devido as inúmeras plásticas que se submeteu .
O filme se passa quando o crime acontece e 13 anos depois , quando ele retorna e acredita que pode finalmente prender o assassino. De início não temos certeza de nada, o principal suspeito pode não ter feito nada , mas Ray acredita que já tem o culpado e luta por isso como se a filha fosse dele.
Jess se decompõe em cena, a linda mulher vira um ser traumatizado que não vê alegria alguma em continuar vivendo. Mas que ao mesmo tempo parece inerte a tudo que Ray faz para achar o culpado.
O final choca como no original, e para quem não levava muita fé na versão americana, podem rever os conceitos, o filme é sensacional, só continuo ficando com o original na preferência, mas nada que não me faça colocar essa versão na lista de melhores filmes desse ano.
Não me recordo da versão original desse filme..mas vou procurar nos meus arquivos mentais, sobre ele!
ResponderExcluirTambém não conhecia essa nova versão e ainda tenho uma opinião meio controversa. Algumas versões acabam ficando melhores que as originais, nem sempre, mas acontece com frequência!
Só ator de peso e mesmo sabendo que isso não salva um roteiro, gostei muito da trama e com certeza, verei!!
Beijo
Ainda não assisti o filme original, mas esse parece que trás uma certa essência. Gosto muito da Júlia Roberts e vou assisti.
ResponderExcluirMuito boa a resenha.
Bjo.
Não sabia que tinha uma versão Argentina, acho que verei também ^_^
ResponderExcluirBeijos :)
Já quero assistir esse filme!!!
ResponderExcluirJuro que nunca tinha ouvido falar desse filme, mas gostei é uma boa para assistir nas férias.
ResponderExcluirNão lembro desse filme, acho que não cheguei a ver o original...mas pela resenha, a historia é excelente e o elenco ajuda muito, com certeza vou assistir! Bjo!
ResponderExcluir