Título no Brasil : A Grande Aposta
Lançamento 14 de janeiro de 2016 (2h11min)
Baseado no livro de Mark Willis
Dirigido por Adam McKay
Com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling mais
Gênero Drama , Comédia , Biografia
Nacionalidade EUA
Está aí um filme que toda vez que passava o trailer eu dizia que queria ver e minha mãe torcia o nariz dizendo que esse ela não veria de jeito nenhum. Para variar, minha mãe estava certa.
A Grande Aposta tem suas qualidades, mas não sendo do mercador financeiro acho bem difícil alguém amar esse filme e suas milhares de explicações sobre a crise americana de 2008.
Michael Burry ( Christian Bale, arrasando como sempre, não por acaso concorrendo ao Oscar de Melhor ator pela atuação) é um nerd bem estranho, vai trabalhar de chinelos, fica descalço, usa bermudas e camisetas e é dono de uma empresa de médio porte que graças a sua visão está indo bem no mercado mas os investidores tomam um susto quando ele informa a todos que apostará na quebra do mercado imobiliário que ele acredita que irá acontecer em breve.
Boa parte de sua atuação se passa na sala de seu escritório , ouvindo uns bons rocks ( e aí soma-se a trilha sonora maravilhosa que inclui Guns n´Roses e Metallica) , batucando na mesa e recebendo esses investidores.
Jared ( Ryan Gosling, moreno e de lentes de contato escuras) também percebe a oportunidade no mercado e passa a oferecer a seus clientes, o que mais aparece deles é ninguém menos que Steve Carell no papel de Mark Braum , que é dono de uma corretora, casado com Marisa Tomei ( que aparece pouco) e que está sofrendo muito com o suicídio de seu irmão.
As coisas não andam bem para nenhum lado. O problema do filme é que ele parece um documentário, e os termos que usam são tão complicados que o diretor usa por exemplo a famosa cantora Selena Gomez para falar " a nossa língua" e entendermos melhor o que está se passando no filme. Sinceramente achei bem chato.
Por mais que a crise imobiliária americana já seja algo complexo, o filme lida de uma forma como se somente economistas estivessem assistindo...aí eles lembram do público em geral e colocam atrizes e cantoras para explicar para os leigos.
E você está se perguntando onde anda Brad Pitt? Ele está no papel de Ben Rickert , uma espécie de guru de Wall Street ( local onde fica a Bolsa de Valores de NY) . Faz pequenas aparições e nos deixa com sono, nem a beleza dele ajudou nesse filme.
Os críticos de verdade claro, acharam o filme sensacional . Devem ter diploma de Economia por Harvard, para mim, que mal entendo um ciclo de ações, ficou chato. Para meu marido que é de TI também. E para um monte de pessoas que iam ao banheiro " dar um tempo" do filme e saíram falando mal, também.
Pode ser que funcione para muitos, para mim , não.
Não entendi nada sobre o filme quando vi o trailer, imagino que entenderia menos ainda vendo o filme.
ResponderExcluirEsse eu passo.
Beijos :)
Oi Rafa! Você é cinéfila como eu. Rs. Apesar de ser um tema difícil para nós que não somos da área, eu gostei muito do filme. Consegui entender o todo. Bjs Andreia www.mardevariedade.com
ResponderExcluirEntão...esses filmes que tem política, negócios e que se passam em cenários parados ou repetidos, acabam se tornando maçantes e desgastantes!
ResponderExcluirE mesmo gostando demais do trabalho do Bale, ainda prefiro não ver por enquanto!
Beijo
Pelo visto o melhor desse filme é a trilha sonora mesmo, filmes complicados não são pra mim! Bjão!
ResponderExcluirMuito obrigada pela critica, A grande aposta e uma filme muito interessante, seu tornou em umas das historias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Mais meu ator favorito e ator Ryan Gosling, é um ator que as garotas amam por que é carismático e talentoso. Recenetmente o vi em seu nova filme Blade Runner 2049, e muito boa, tem boms efeitos especias. Maravilhosa produção, todos os elementos deste filme estão muito bem cuidados, além de que o elenco foi de primeira.
ResponderExcluir