quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

[Resenha] Zac & Mia @novo_conceito

Título Original : Zac and Mia
Título no Brasil : Zac & Mia
Autora : A. J Betts
Editora Novo Conceito
Tradução de Sylvio Monteiro
Número de págs: 285











Antes de ler qualquer história ou ver um filme que tenha um paciente com câncer me pergunto se estou pronta. Quem já perdeu um ente querido para a doença sempre se vê lembrando do quanto a pessoa sofreu tentando combatê-la. Recebi Zac & Mia de coração aberto, já tinha lido  a sinopse e até me lembrei de uma peça de teatro que eu amava e que tinha uma história parecida.
Zac tem 18 anos, mas sinceramente achei a fala dele de um menino de 14 anos no máximo. Ele tem câncer e está fazendo tratamento em um hospital que já virou sua segunda casa. Sua mãe, sempre presente, largou tudo que fazia para dar atenção especial ao filho que agora está inchado e careca por causa da quimioterapia . Parece muito triste a história? Em alguns pontos sim, Zac tenta fazer graça do que está passando, se por um lado é bacana ver que quem teria motivos para estar mais desmotivado por causa da doença não se deixa abater, por outro os detalhes nos fazem sentir muita pena do protagonista. Ali naquela quarto branco ele já contou azulejos, já cansou de ver televisão - fazer quimio enjoa e fica impossível amar programas culinários , como também faz a pessoa ficar exausta os programas de dança também se tornam uma tortura - e ter contato com pacientes. Tudo parece sem graça como sempre até que Mia, uma paciente que acabou de chegar no quarto ao lado, agita a rotina de Zac , e nem de longe é paixão à primeira vista. Pelo contrário, Zac não suporta as brigas dela com a mãe, e tem mais pavor das inúmeras vezes que ela coloca a música da Lady Gaga no repeat. 
Nasce uma relação de amor e ódio que é mais apaziguada quando eles se adicionam no Facebook. A rede social que Zac fugia desde que ficou doente. O motivo? Desde que ficou doente ele recebe muitas solicitações de amizade de pessoas que com certeza tem pena dele. Além de ter aquelas que só sabem deixar mensagens de melhoras e isso o irrita muito.
Como Mia sabe exatamente o como é estar doente, os dois constroem uma relação linda a princípio de amizade. Mas com a alta de ambos as vidas vão em direção opostas...bom, nem tanto, Mia logo vai atrás dela para pedir um favor o que faz com que eles voltem a ter contato e descubram que não conseguem viver um sem o outro. 
Mia , assim como ele, está cansada de ser o centro das atenções por estar doente, não aguenta nem o olhar de pena das pessoas na rua quando percebem que ela não é  " completa" como gostaria. 
A história é envolvente, mas continuo achando como citei acima que a autora colocou Zac muito infantil para idade dele. Isso me incomodou um pouco na leitura. De resto, é tudo  bem bacana,gostei de ser passar na Austrália, a autora conseguiu montar uma história onde duas pessoas que não aguentam mais serem vítimas percebem que juntas são muito mais fortes que qualquer doença ou olhar de pena. 

3 comentários:

  1. O livro parece ser interessante, vai entrar na minha lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Então...rs depois do grande sucesso de A Culpa é das Estrelas, parece que tudo que veio é sobre câncer e suas lutas e perdas.
    Não sei ao certo se gosto muito disso não. Acaba dando um ar de "mais do mesmo".
    Mas se minha boa memória estiver correta, este livro está na lista dos desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de dramas e sempre me emociono muito com historias que falam de doenças e afins, mesmo assim, achei o livro "mais do mesmo", talvez eu leia!Bjão!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)