sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[A Menina Viajou] Curitiba - Carnaval 2016

Quem acompanha o blog sabe que não foi a primeira vez que estive nessa cidade linda do Paraná. Na verdade, foi a terceira. A 1ª vez eu contei nessa postagem aqui .
Esse ano na hora de escolher para onde iria no 1º Carnaval casada, optamos por voltarmos para Curitiba para conhecermos os outros lugares que não tivemos tempo de conhecer da 1 e da 2ª vez ( até porque em uma delas só fomos um final de semana para o casamento da prima do Gabriel) .
A GENTE NO BUS DE TURISMO
Compramos as passagens por cerca de 300 reais cada ( para Carnaval estava em conta) e optamos por fazer reserva no hotel Granville Park, das outras vezes ficamos no Curitiba Palace que era maravilhoso mas estava o dobro do preço dessa vez ( pagamos R$90 a diária no Granville) . 
O voo saiu na hora certa mas por causa do mal tempo acabou atrasando um bocado o voo, a Natália ( prima do meu marido) estava nos aguardando, mas no final deu tudo certo , só não curti porque assim que descemos do avião ( fomos de TAM, uma pobreza o lanchinho , eu como sempre, sou a morta de fome que quero ganhar sanduíche) e o calor bateu forte na gente. Ao contrário da outra vez nós pegamos bastante calor , os termômetros marcavam 29 graus.
Vejam o que fizemos dia a dia ( ficamos 3 dias).


1º Dia - 06 de fevereiro
Deixamos as malas no hotel, eles deram um papel para pegarmos na volta, como chegamos antes do meio-dia não permitiram que entrássemos, então fomos com a roupa que estávamos mesmo curtir a cidade. O hotel era um pouco mais distante do Centro do que o que conhecíamos, então andamos cerca de 10 minutos até a Praça Tiradentes, onde é sempre melhor pegar o bus de Turismo da cidade porque é garantia de ir sentado .
Para quem não conhece o sistema do ônibus, é assim : você paga 40 reais e tem direito a  1 embarque e 4 reembarques. Ao todo são 25 paradas! Para ir a todas elas , aconselho que se reserve no mínimo 4 dias completos de estadia na cidade.
Como já tínhamos conhecido muitos dos lugares mais famosos, optamos por irmos à 4ª parada : Museu Ferroviário , ele fica dentro do Shopping Estação, que é bem grande e tem uma praça de alimentação bem bacana. O Museu em si não tem muita graça, alguns itens que eram usados quando ali era uma estação de Trem e bonecos fazendo o lugar dos que trabalhavam e passavam por lá . A entrada é gratuita. Vejam as fotos abaixo :























Ficamos por lá cerca de uma hora, porque depois rodamos o shopping e fiz compras . Depois aguardamos o ônibus - que no Carnaval passa de 15 em 15 minutos - e fomos para a 13ª parada dele : Bosque do Papa / Memorial Polonês





















O lugar é lindo, mas eu e Gabriel andamos na direção contrária e incrivelmente acabamos indo parar do outro lado - porque o bus nos deixa do outro lado da rua - , enfim no local certo, pudemos ver as 7 casas feitas de tronco de árvores com capela e itens sobre o Papa João Paulo II . O Papa nunca esteve no local... descobrimos isso quando um guia da CVC estava explicando para uma excursão. Mas foi tudo feito em 1980 para a visita dele, o lugar é lindo demais! A senhora que atendia na lojinha local contava a todos que era sobrevivente da Segunda Guerra e de origem polonesa. 
Do Bosque do Papa fomos para o Bosque Alemão que é a 14ª parada do bus,mas como era próximo acabamos pegando um táxi que foi bem barato - cerca de 12 reais - , o taxista nos deixou lá no alto onde há uma casa maior e onde começa o caminho através de uma trilha muito bonita para percorrer o caminho de João e Maria, isso mesmo, a famosa história dos irmãos Grimm.





Foi um dos lugares mais bonitos, para quem ama ler ir seguindo a história até chegar na Casa da Bruxa é um show à parte, o bacana é que mesmo em dia com sol o calor curitibano não é como o carioca, não ficamos suando horrores e fazer  a trilha é muito agradável. 
Claro que há pausas para as fotos e para curtir um pouco o clima desse lugar mágico. 
Lotado de pessoas de todas as idades e de turistas, o Bosque Alemão era um dos que  mais tinham pessoas visitando.
No final do passeio a gente encontra um portal bem bonito - uma pena terem pichado , que ódio que tenho dessas pessoas! - e tinham muitas grávidas fazendo ensaios por lá.



















Depois de lá fomos para o 22º local do trajeto, o bairro de Santa Felicidade, famoso bairro da imigração italiana,  onde há muitos restaurantes e lojas especializadas em vinhos, queijos e chocolates. Gente, e as estátuas lindas que tem na frente? Seguem as fotos.























Depois voltamos para o hotel, cada parada leva em torno de 1 hora ou mais então se paramos em 4 lugares já estávamos bem cansados. Como havíamos combinado de irmos ao cinema com a prima do Gabriel e o marido, descansamos um pouco e depois saímos com eles para o shopping Curitiba onde assistimos A Escolha.

2ºDia - 07 de fevereiro
Acordamos, tomamos café no hotel - que era até bacana mas comparado com o outro ficou atrás - e a Nathália nos acompanhou até a feirinha local, gente ela é imensa e tinham muitas coisas bacanas, deixei mais de 200 reais nela ( camisetas de filme, bandas, e outras coisas) . A feira fica lotada , e andando nela aproveitamos para conhecer o Memorial de Curitiba.



















Lá dentro tem um teatro que não entramos mas o local é bem bonito.
Da feirinha fomos almoçar no Park Shopping Barigui, que é imenso e que já conhecíamos. Demos voltas, fizemos compras e tentamos conhecer a Torre Panorâmica da cidade, só que a fila estava levando mais de uma hora e como tínhamos pouco tempo, optamos por irmos de carro mesmo até o lindo Parque Tanguá.
O Parque tem cerca de 450 mil metros quadrados, tem chafariz, muito verde e rochas super bonitas para servirem de cenários para fotos.
O bacana é que a visita é gratuita, assim como o local para estacionar o carro, e claro você também pode optar por ir com o ônibus de turismo, é a 18ª parada dele.  
Há lanchonete no parque, vendedores ambulantes e uma loja com produtos para os turistas. O banheiro não estava muito cheiroso, mas é um detalhe. O local tem muitos frequentadores, imagino que seja difícil manter limpo com o volume de pessoas que  estavam por lá no feriado.




















Essa última foto é a vista de cima. Quando saímos de lá caiu um baita temporal, fomos correndo para o hotel e ficamos descansado e vendo tv o resto da noite.

3º dia - 08 de fevereiro
Nosso último dia completo na cidade, e eu já estava com saudades, apesar de muitos falarem que a cidade ficou mais violenta, ainda perde para a nossa cidade sem lei chamada Rio de Janeiro. O hotel que ficamos realmente é mais distante das lindas paisagens, mas mesmo assim Curitiba tem seu charme único.
Acordamos cedo e fomos para o bus de Turismo novamente. A 1ª parada foi a Universidade do Meio Ambiente, um lugar que de tão lindo parece paisagem de filme.






















O lugar é 100 por cento natureza e funciona mesmo uma faculdade. Tiramos muitas fotos e pegamos o bus para o bairro de Santa felicidade - sim, novamente - porque estávamos com muita fome e queríamos comer!
Novamente no bairro passamos pela loja de chocolates, mas antes almoçamos em um restaurante que não gostei nada. Indicado como Churrascaria com massas, entramos na Madalosso. Me arrependi muito, o local só trabalhava com 2 tipos de carne e massas, achei que era de fato uma churrascaria mas não tinha batata frita, coração de frango...decepção define.


Saímos e de lá antes de voltarmos para  o hotel , entramos na igreja que fica na Praça Tiradentes, a Catedral Basílica Nossa Senhora dos Pinhais, onde o papa João Paulo II já esteve. 



Á noite jantamos com a prima e terminamos nossa viagem linda a esse lugar maravilhoso!

4 comentários:

  1. Ainda irei conhecer essa cidade! Essa região ao sul do Brasil me encanta demais. Não somente pelos lugares turísticos maravilhosos, mas por toda a atmosfera que é peculiar no lugar. Gramado e Curitiba são meus grandes sonhos de consumo. Mas por não ter um marido tão participativo quanto o seu, estes sonhos ainda ficam sendo adiados...rs
    Amei todas as fotos, mas o lugar que mais me encantou foi o Bosque Alemão. Que lugar lindo!!! E poder reviver assim, a história deve ser algo único!
    Amei, simplesmente amei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa! Passei o carnaval ano passado em Curitiba. Ao contrário de você, peguei dias de muita chuva, mas aproveitei como deu. Fiz o passeio de trem para Morretes, que é muito bonito. Andei nesse ônibus turístico também. Não consegui ir na Ilha do Mel por causa do tempo. É um lugar que vale a pena. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ir lá.
    Vou anotar os lugares que mais me interessaram para visitar quando eu for ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui para Curitiba, fiquei curiosa em conhecer a cidade, otimas fotos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)