segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

[Especial O Regresso] A História de Hugh Glass @intrinseca

Quem assiste O Regresso não sai da sala de cinema neutro, muito menos quem leu o livro. Como eu fiz os dois, fiquei inquieta para saber quem de fato tinha sido Hugh Glass, e claro saí pesquisando no Google. O que consegui juntar de informação, vocês conferem abaixo :
Hugh Glass nasceu em  1783 e tem como ano de sua morte registrado o ano de  1833, ou seja, morreu com 53 anos. Ele  foi um desbravador americano, caçador de peles,  e comerciante de pele, caçador, e explorador. Nascido na Pensilvânia , filho de pais irlandeses, ele tornou-se um explorador da bacia do Alto Rio Missouri, na atual Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, e na área de Platte River que pertence a  Nebraska. É mais conhecido por sua história de sobrevivência e retribuição, depois de ter sido deixado para morrer pelos companheiros, após a sua briga com um um urso pardo. Não muito diferente da experiência de seus colegas homens da montanha, Jedediah Smith e Grizzly Adams, ele viveu para contar a história de seu ataque de urso e  de  sua quase-morte. A história dele foi adaptada em dois filmes de longa-metragem: Man in the Wilderness (1971) e O Regresso (2015). Os melhores relatos históricos dizem que ele  fez o seu caminho rastejando e tropeçando 200 milhas (320 km) para Fort Kiowa, em Dakota do Sul, depois de ser abandonado sem suprimentos ou armas por companheiros exploradores e comerciantes de peles durante a expedição de 1823 do general Ashley .
 A história da briga com a Ursa - talvez o momento mais famoso do filme e do livro - de fato ocorreu , ou melhor, dizem que ele esbarrou com a ursa e seus filhotes ocasionando na sua quase morte após lutar com o gigante animal aparece em todos os relatos , livros e filmes sobre ele. 

A Ursa para proteger seus filhotes deu uma patada em Glass que saiu voando com a força do animal e o resto você já sabe lendo minha crítica e resenha de O Regresso. Mas minha curiosidade me levou para mais longe...porque a história dele ficou conhecida?
Em 1915 John G. Neihardt resolveu escrever um livro contando essa história , intitulado A Canção de Hugh Glass, e assim a história dele foi passando de geração a geração sempre com pitadas de imaginação e verdade misturadas em cada exemplar diferente publicado.

3 comentários:

  1. Eu já acabei vendo este filme três vezes...rs
    Mesmo não curtindo o Leonardo desde que o conheci, tenho que tirar o chapéu e o resto também pela atuação dele nesta obra!
    Ainda preciso ler o livro, porque pela resenha e crítica aqui no blog, sei das diferenças..e diferenças sempre são bem vindas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não estou tão animada sobre esse filme não, mas achei o post interessante, para conhecimento sobre quem é o personagem.

    ResponderExcluir
  3. Como a história é antiga, será que não aumentaram alguns fatos? Sempre fico com o pé atrás com relatos antigos :(

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)