Autora : Juliana Parrini
Editora Suma de Letras
Número de págs: 342
Se me contassem a história certamente eu diria que jamais gostaria de algo assim. Mas ainda bem que não ouvi nada antes de ler Depois do que aconteceu , dessa forma pude somente confirmar que a autora Juliana Parrini é daquelas que nos deixa sem fôlego da primeira a última página do livro com sua pegada de realidade misturada com um romantismo que até mesmo as mais duronas terão que se render.
Nossa protagonista se chama Isabel, não tem nem 30 anos mas já viveu bastante desilusões para uma encarnação só, sua mãe abandonou a, seu ex namorido também, e o seu atual não é o que chamamos de alguém fácil para se gostar. Depois de 13 anos de relacionamento ela levou um pé na bunda de Alex, é de sua vida com ele que a autora vai e volta para nos explicar o que exatamente a traumatizou tanto a ponto de estar há um ano sozinha sem querer saber do sexo oposto . Quem já passou por desilusões amorosas certamente a entende, e antes que as mais fortes digam que suas dores não duraram tanto tempo, felizes vocês são, porque as minhas duraram igual ou mais tempo como a de Isabel. E por isso eu a entendi perfeitamente quando ela não quer sair com as amigas e ser apresentada a qualquer cara que elas achem que tem tudo a ver com ela, e sabemos que essa nem sempre é uma afirmação correta, com a finalidade de ajudar as vezes os amigos nos apresentam furadas das quais ficamos constrangidos em escapar.
Enquanto tenta se curar do trauma da relação com Alex ela vai esbarrar em alguns gatinhos durante o livro. Jonathan não será correspondido, mas confesso que torci e muito por ele. Já Daniel Clark - e isso não é spoiler, está na sinopse ! - vai balançar sua vida de uma forma que ela não esperava e eu muito menos. Bom, tirando um pai sensacional com o qual ela tem uma relação linda, a autora caprichou nos momentos " Maria do bairro" da protagonista, e não entendam isso como uma crítica negativa, pelo contrário, me senti em uma drama com o qual não podia perder nenhum capítulo , aquelas séries que a gente emenda um capítulo no outro e mal dorme, sabem? Assim me senti com essa história.
Nada é fácil , a complicação e Isabel parecem andar lado a lado. Imaginei que ao conhecer Daniel a vida lhe desse uma segunda chance, mas quem ele é e com ele está ligado fazem muita diferença para se ter um final feliz, e confesso que odiei o personagem muitas vezes para enfim até me render em alguns momentos a torcida de terminarem juntos.
Como toda boa história contada, a emoção fica estampada, não se sabe o que de verdade a autora nos guarda quando a cada página algo parece interromper a felicidade de Isabel.
Usando o Rio de Janeiro como cenário - mesmo que Isabel e Daniel tenham se esbarrado em São Paulo - Parrini opta por nos fazer passear pela cidade em suas idas e vindas da moça que parece frágil mas que tem uma força tremenda. Vale lembrar que para ficar com quem ela ama vai virar um leão, que nem seu pai - ou nós, leitores- iremos reconhecê-la.
Talvez Isabel seja um pouco como cada uma de nós , intensa quando precisa , frágil quando envolve o coração, julga-la é perder tempo, aqui nessas 342 páginas acho difícil ficar neutra depois de sofrer por amor, se apaixonar novamente e se envolver da forma mais insana com um gato com nome de ator americano e depois entender que a vida nem sempre são só sorrisos, que a felicidade quando volta nem sempre vem completa, me senti aquela amiga da protagonista que a entende, que não faria o mesmo que ela fez, mas que para não perder a amizade a apoia sim, até a entende, que no final o que se quer é ser feliz.
Falar mais seria soltar spoilers desnecessários, mas se me identifiquei com o trauma que é ser abandonada por uma grande amor, também pude relembrar o como exs as vezes são como o Chucky ( o boneco assassino). Eles somem, nós sofremos, e quando estamos bem eles voltam para uma continuação ainda pior...fica bem difícil terminar esse livro e não pegar a continuação.
Agora entendo porque essa moça fez tanto sucesso no Whatpadd, seus personagens viciam, palmas para ela!
A literatura nacional tem destas surpresas boas que acabam enchendo nossos olhos e alma numa simples resenha!
ResponderExcluirSou uma romântica incurável e claro que fiquei babando pelo livro. Desilusões, perdas, dificuldades, superações..e ainda num cenário todo brasileiro. Precisa mais nada!!
Aliás precisa sim, ser lido urgentemente!!!
Beijo
Oi Rafa!!
ResponderExcluirDepois do que Aconteceu me surpreendeu positivamente! Eu não esperava tanto quanto o livro foi! Eu me apaixonei pela história, pelos personagens e pela escrita da Juliana e as 340 páginas do livro voaram como se o livro tivesse menos. Espero ler o próximo livro que eu estou bastante ansioso para saber o que acontece!
Abraços!
www.nemteconto.org
Adorei a parte momento Maria do Bairro da protagonista kkkkkkkkkk
ResponderExcluirEsse livro foi uma grata surpresa pra mim.Comprei por mera curiosidade de tanto que ouvia falar,mas não tinha expectativas com ele.Mas a cada página a Ju nos envolve em todo o drama da Isabel,nos faz entender alguma coisa e quando a gente vê já terminou a leitura.
Por sinal que final foi esse!!Ainda bem que quando terminei de ler já tinha a continuação,porque não ia aguentar de curiosidade!!
Realmente é uma história linda,e a Ju merece todo o reconhecimento que está tendo!
Beijos!
Ainda não terminei de ler, mas já estou sofrendo por não ter a continuação para ler logo em seguida!!!
ResponderExcluirBeijos :)
É bom quando encontramos um romance de nos tirar o fôlego né, gosto tanto de histórias que me emocionam e me fazem chorar (não é a toa que sou mega fã do Sparks), a capa é lindíssima e só por ela eu já leria esse livro! Nâo vejo a hora de comprar ele e a continuação pra ler td de uma vez só! Bjão!
ResponderExcluir