quinta-feira, 10 de março de 2016

[Resenha] O que há de estranho em mim @editoraarqueiro

Título Original : Sisters in Sanity
Título no Brasil : O Que Há de Estranho em Mim
Autora : Gayle Forman
Editora Arqueiro
Número de págs: 214







Aprendemos desde cedo que as pessoas que mais devemos confiar são nossos pais, não é mesmo? Mas e quando eles traem nossa confiança? E quando eles parecem nos conhecer menos do que achávamos e tem atitudes que jamais esperaríamos vindo deles?
Essas são as perguntas que me fiz lendo esse livro, Gayle Forman é conhecida por livros emocionantes como Se eu ficar , dessa vez a história não arranca lágrimas mas nos faz questionar se os pais estão sempre certos sobre seus filhos...nesse caso, definitivamente a autora mostra que não.
A protagonista se chama Brit, tem 16 anos e sua mãe que sofria de esquizofrenia sumiu anos atrás, ela então foi criada pelo pai que acabou se casando com a Monstra - é assim que ela chama sua madrasta - com quem teve um filho chamado Billy. Membro de uma banda de rock, Brit ama ensaiar com ela , chegar tarde de shows e fugir um pouco da sua realidade em casa, onde o pai parece só querer saber da nova família. 
A situação piora bastante quando ela é convencida a passar as férias com eles e na verdade é levada para Red Rock, um lugar que se vende como um internato para tratar jovens rebeldes mas que na verdade é um pesadelo pago, com níveis de aprovação e métodos bem bizarros de cuidar de seus adolescentes como xingamentos e prêmios por delação . 
A princípio ela fica na esperança que seu pai reveja o que fez e vá busca-la, mas quando nota que isso não acontecerá acaba tentando entrar no jogo para enganar os avaliadores de que entende os motivos de seu pai e ir passando de nível a nível até conseguir sair, logo as que estão lá mais tempo que ela chama de irmãs -  o nome original é Irmãs na Sanidade - vão ajudando a se encontrar e enfrentar o dia a dia , até que se unem para um bem comum a todas e as que virão, já que aparentemente os pais não sabem o que de fato se passa naquele ambiente.
V, Bebe,Cassie e Martha são as amigas novas que ela vai fazer para abrir os olhos de todos de que o tal local não passa de um caça níquel nada eficiente que as deixa bem mais perturbadas do que quando entraram lá.
Não vou mentir que não senti muita raiva do pai de Brit, como pode um pai trair  a filha assim e não perceber o exagero que acabou de cometer? Por outro lado o livro nos mostra que o amor de outra pessoa da família vai dar forças a nossa protagonista em querer continuar sua vida fora daquele lugar terrível.
Ok, a vontade de rever Jed, o crush dela da banda também ajuda. A autora acertou em cheio em abordar um tema que é recorrente em vários países, o excesso de proteção de alguns pais ou o querer se livrar do que o filho possa apresentar de problema com sua " nova família" está presente em muitas casas, Gayle conta que baseou sua história em relatos de quando trabalhava para revista Seventeen , talvez por isso seja tudo tão real, nos envolvemos de verdade com o que Brit passa e torcemos para ela sair dali.
Mais uma história muito bem escrita pela autora. Vale a pena conhecer . 

5 comentários:

  1. Preciso dizer que tenho um caso de amor e ódio com a autora kkkkkkk
    Não gostei nem um pouco de Se Eu Ficar e muito menos de Para Onde Ela Foi,mas gostei de Eu Estive Aqui e confesso que a premissa dessa nova história dela me chamou atenção.Fiquei pensando:como um livro tão curto vai conseguir contar uma história dessas?
    Não me conformo que o próprio pai coloca ela num lugar desses!Inacreditável!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, o Kit kat mexeu com minhas solitárias acompanhadas :/
    rsrs Mas, quanto ao livro,não conheço ainda o trabalho da autora, mas sei que ela agrada muito principalmente a turma adolescente.
    Não gostei muito do roteiro...não parece nada inovador. Famílias sempre são essa bagunça..ainda mais lá fora, onde a super proteção acaba sempre prevalecendo.
    Mas até que ponto estão errados? O mundo anda bem complicado..e ninguém reparou!!!
    Se puder, lerei com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho um absurdo quando um dos pais dá as costas pra um filho quando arruma uma família nova!
    Quero ler o livro agora!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito P da vida com esse pai, como assim fazer isso com a própria filha, e o pior é saber que a autora baseou o livro em relatos que ela teve...eu adoro a escrita desse autora e é claro mais um livro que coloquei na lista dos que eu quero!

    ResponderExcluir
  5. Gayle Forman me conquistou com "Se Eu Ficar", e "Para Onde Ela Foi" também. Já tinha ouvido falar de "O Que Há Estranho em Mim", mas não sabia do que se tratava. Agora, depois dessa resenha, estou curiosíssima para desvendar essa obra.
    Bjs

    http://garotablockbuster.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)