sábado, 23 de abril de 2016

Menina que via Filmes: A Senhora da Van [Crítica]

Título Original: The Lady in the Van
Título no Brasil: A Senhora da Van
Data de lançamento 7 de abril de 2016 (1h 44min)
Direção: Nicholas Hytner
Elenco: Maggie Smith, Alex Jennings, Jim Broadbent mais
Gêneros Comédia dramática, Biografia

Nacionalidade Reino unido





Mary Sheperd ( Maggie Smith, divina como sempre!) é uma senhora que só tem como sendo sua uma van. Não muito adepta da higiene pessoal ela acaba comprando briga com alguns moradores da rua que decide morar - o filme se passa em 1970 - com sua van estacionada e sua implicância com todos. O único que parece sentir pena da pobre senhora é Alan Bennett ( Alex Jennings) , um escritor solteirão que quando a vizinhança consegue uma liminar para que ela não estacione mais no bairro, ele oferece sua vaga de casa para ela. O que era para ser provisório se torna uma longa amizade onde nem sempre Alan está disposto a aguenta-la, mas respira fundo e pensa consigo mesmo - há muitas cenas onde a consciência dele fala com ele, mas ele no papel dele mesmo...- que ela não deve durar muito tempo, o problema é que já se passaram 15 anos e ela continua exigindo coisas, utilizando seu banheiro e implicando com os vizinhos.
Um retrato da velhice e da solidão é tratado com maestria pelos atores, Maggie domina a cena e dá o tom certo que a personagem exige.

O que somente o espectador sabe, mas que o escritor só vai saber bem lá para frente no longa, é que ela foge de um crime que cometeu, e isso eu deixo para vocês descobrirem.
A senhora que hoje em dia não tem nada, tem apenas um irmão que quer vê-la bem longe, a van que mal anda e muitas tranqueiras que ela espalha pelo local. Fica difícil acreditar que ela foi uma freira mas os relatos dos que a conheceram provam que ela nunca foi uma pessoa fácil de lidar.
Com pitadas de drama e comédia, o cinema se emociona e sorri com as cenas.
Vale muito a pena. 

5 comentários:

  1. Vi este filme esta semana e o que posso acrescentar na sua resenha é que é um filme que precisa ser visto por todos!!
    Maggie está fenomenal e como dá prazer em ver uma senhorinha com tanto talento assim! Cada cena, cada sarcasmo dela ou piadinha negra merece ser aplaudido de pé!
    Alex também está incrível e a briga com ele mesmo é um show a parte!
    Me acabava de rir nos amarelos que ela transformava..rs E sim, era a parte feliz dela!
    Merece e muito ser visto!!!
    Há tempos não via um filme do gênero, tão bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Conheço os trabalhos de Maggie Smith somente pelos filmes de Harry Potter, mas mesmo conhecendo pouco, eu a considero uma grande atriz.
    Grande dica de hoje, A Senhora da Van tem tudo para me agradar: Uma atriz de um talento incomparável, drama na medida certa e um toque de comédia que deixa tudo perfeito e harmonioso. Tenho certeza de que irei amar <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui ainda não tá passando esse filme..e nem tem previsão...gostei muito da sinopse mas o jeito é esperar sair em DVD.

    ResponderExcluir
  4. Acho ela uma ótima atriz, vou ver esse filme ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Amo a Maggie e seus filmes, sempre incrível!
    Ainda preciso ver esse filme, e achei bem legal a premissa, vou querer assistir sim.
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)