Título no Brasil: Isso Também Vai Passar
Autora : Milena Busquets
Tradução: Joana Angélica Melo
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 137
Sempre ouvi de minha mãe que nada na vida da gente é bom a vida toda e nem nada fica sendo ruim para sempre. Começo essa resenha com um relato pessoal para explicar a vocês como me senti lendo Isso Também Vai Passar , uma frase que ouvi muitas vezes em inglês e quando me deparei com o livro automaticamente percebi que só pelo título o mesmo já me interessava muito.
Blanca tem 40 anos quando o livro começa, ela nunca se imaginou com essa idade, se imaginou com 30 e com 50 e até mesmo com 80 mas 40 nunca foi uma idade que lhe chamasse atenção. Agora ali estava ela, lembrando de várias coisas de sua mãe, inclusive da frase da história que ouvir milhares de vezes, sobre um poderoso imperador que ordenou que sábios de seu reino lhe trouxessem uma frase para ser usada em diversos momentos, e voltaram com a " Isso também vai passar". Ali estava Blanca, recordando que sua mãe que sempre lhe colocou para cima com a tal frase, não a contaria mais, tinha agora se juntando ao pai dela, em algum lugar do céu...ou outro local, já que pelo que ela nos conta sua mãe não era fácil de lidar. No enterro poucas pessoas compareceram...há tanta melancolia nas páginas que o leitor se contamina ou se identifica se estiver vivendo momento parecido.
Não há portanto, início, meio e fim...há sim a história de uma mulher que poderia ser você ou eu, com 2 casamentos que não deram certo, filhos... e uma saudade imensa da mãe que acabou de falecer.
No entanto,não se trata de algo somente sobre a morte, pelo contrário, há vida, há espaço para momentos bobos mas cotidianos, para idas e vindas de personagens que compõem a vida de nossa protagonista.
Romance? Não espere por um. Suspense? Nem de longe. Mas é isso que faz esse livro ser delicioso, ele é tão verdadeiro que poderia ser qualquer pessoa que conhecemos, não há super heróis, não existe o quase impossível, a mocinha não encontra o milionário, as contas não se pagam sozinhas...há melancolia, de uma forma única e acreditem, não sei nem explicar como, mas extremamente agradável, que livro!
Que linda resenha! Livros que nos trazem muito mais do que uma simples história eu raramente leio, mas confesso que senti uma enorme vontade de conhecer este. Talvez seja por este momento que sinto que necessito de algo ou uma palavra a mais em minha vida, ou somente por curiosidade, mas de qualquer forma, buscarei Isso Também Vai Passar para ler em breve.
ResponderExcluirBjs!
Vivemos de fases. É um fato.
ResponderExcluirFases boas, outras nem tanto. Costumo dizer algo bem parecido sobre a Tristeza. Ela age só o tempo necessário. Depois, vai embora, sem esforço demais. Então resumindo, tudo sempre passa!
Adorei a resenha e gosto dessa melancolia impressa nas letras. Até na sua resenha, ela esteve presente.
Lerei se puder!!!
Beijo
Tudo na vida passa, isso é verdade, adorei a resenha e fiquei com vontade de ler ^_^
ResponderExcluirBeijos :)
Também cresci ouvindo essa frase...minha avó falava muito isso...Fiquei curiosa...não é suspense,não é romance,leitura agradável quase "fatos reais" e a capa é linda.
ResponderExcluirBj.
A capa é linda e pela sua resenha me chamou atenção, parece ser aqueles livros fofos, reflexivos e que mudam algo dentro da gente.
ResponderExcluirbjs