quarta-feira, 20 de abril de 2016

[Resenha] Mr. Mercedes @Suma_BR

Título Original: Mr. Mercedes
Título no Brasil: Mr. Mercedes
Autor : Stephen King
Editora Suma de Letras
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 978-855651-002-0
Número de págs:393






2009. O desemprego é grande no país e uma fila de pessoas desesperadas querendo conseguir um se forma à frente da Feira Anual de Empregos da cidade. Augie, um jovem que tem suas ações narradas, vai para essa mesma fila de madrugada e se espanta ao ver que no mesmo local há uma mãe com um bebê novinho embrulhado ao seu corpo. Uma rápida " amizade" vai surgir entre os dois - por um lado o personagem não curte  a ideia de ter um bebê ao seu lado, depois se compadece com o desespero da mãe e até divide seu colchão com ela - mas não irá durar muito tempo. Sem nenhuma explicação um Mercedes com um homem dirigindo com uma máscara de palhaço avança à toda sobre a fila. São mulheres, homens e o bebê esmagados pelas rodas do carro pesado que parece não ficar feliz e passa por cima das pessoas com prazer.
É assim que o mestre do terror começa seu livro, em um capítulo cheio de mortes, mais precisamente 8 inocentes e alguns feridos. E já aviso : ele te prende e você não consegue mais largar até chegar o final.
Fugindo do lugar comum, afinal King é King, o autor nos coloca no mundo do detetive aposentado Bill Hodges, atormentado por nunca ter prendido o culpado e uma carta que chega do próprio psicopata para ele. Muitos autores nos colocariam no lugar comum que é nos envolver na história e tentar identificar o culpado no meio de uma penca de suspeitos, certo? Mas ele não, como quem patina por entre as letras e sabe exatamente aonde quer nos levar, King não esconde quem é o assassino, somos apresentados à ele de cara, Brady Harstfield é daqueles vilões que se ama odiar. Insano e imprevisível ele mora com a mãe alcoólatra e - pasmem- sente prazer de vê-la de camisola ou qualquer parte de suas intimidades, se a relação mãe e filho não é normal, imaginem a profissão dele...o cara é motorista de um caminhão de sorvetes! Sim, a mesma pessoa que matou dirigindo um Mercedes oito inocentes que procuravam emprego é o mesmo que diariamente para e portas de escolas oferecendo a criancinhas deliciosos sorvetes.
Temos então dois personagens fortes : Hodges é o protótipo do cara que se dedicou  demais ao trabalho, hoje é um senhor sozinho que não tira da cabeça encontrar Brady, que ele nem imagina quem seja mas ao receber a carta sugerindo que se suicide, nota que o assassino conhece o melhor do que imaginava. 
A história vai e volta no tempo para nos mostrar como foi  a investigação, não são anos que se passam, mas sim meses, e há coadjuvantes tão importantes quanto os protagonistas dessa história de terror, caso da Sra. Trewlaney que era a dona do carro que Brady roubou para matar suas vítimas. Como não se sentir culpada após receber uma carta do assassino dizendo que ela era sua cúmplice por ter esquecido as chaves do carro na ignição? Sim, a Sra. cuidava de sua mãe debilitada e com pressa acabou deixando para trás as chaves, um prato cheio para Brady que não somente calculou o tempo para que isso acontecesse - gente, ele conhecia cada casa na região, como não sabe os hábitos e costumes de cada morador? - como agora a faz sentir culpada pelo que ele fez. 
Cruel e desumano, Brady é um cara atormentado que afirma se masturbar pensando em cada pessoa que matou. Se só de ler essa resenha você se incomodou com alguns detalhes, imaginem com o conteúdo na íntegra das cartas que ele envia? Somente uma mente privilegiada para o lado mais malvado do ser humano- e aqui entre nós, ninguém entende melhor do que ele- poderia ter escrito algo tão forte e tão incômodo como Mr. Mercedes. 
Ah sim, se você até agora não entendeu o guarda-chuva azul que aparece na capa do livro e em todas as ações de marketing do mesmo, eu explico: Brady  assina suas cartas informando o nome de um site de chat chamado  Under Debbie´s Blue Umbrella ( Debaixo do Guarda-Chuva Azul  da Debbie) e informando seu codinome. O resto - e que resto! - eu deixo para vocês descobrirem.
Um dos melhores livros do mestre, mas sinceramente, eu sempre fico em dúvidas de escolher um favorito. 

6 comentários:

  1. Não dá para passar despercebida por uma resenha desta e sair com o estômago no lugar certo!
    Já deu um certo asco em ler, em se transportar para as cenas, a crueldade, a realidade do algoz...
    Imagina lendo cada página, cada letra que só o Mestre King sabe como conduzir?
    Ele tem um poder incrível de colocar o enredo na nossa mente, dentro literalmente de cada leitor!!
    Preciso muito ler essa obra.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Do mestre Stephen King tive o prazer de ler duas de suas obras e desde então virei uma grande fã, não só de suas histórias mas também de sua maravilhosa escrita. E para um grande fã, não tem como não ficar intrigado com esta horripilante história. Sr.Mercedes tem aquele terror que só o King consegue criar e nos fazer prender do começo ao fim da narrativa. Brady, é de uma desumanidade e crueldade que pouco cremos que alguém foi capaz de criar um personagem assim. Estou realmente de queixo caído com sua resenha e nem consigo imaginar o livro pela tamanha ansiedade que estou para lê-lo. Resenha sensacional!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessada em ler, fiquei muito curiosa com o que você não contou!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa!!
    Já estava interessada em ler esse livro,pois pelo que percebi da sua resenha ele não é um terrorzão é mais um bom suspense policial.Já coloquei ele nas minhas prioridades de leitura,só me falta o livro....rsrsrrs.Quem sabe minha sorte resolve aparecer e ganho no top comentarista??!!kkk
    BJão.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa!
    É bem a cara do King começar um capítulo dessa forma kkkkkkkk
    É impressionante como ele consegue se reinventar a cada novo livro.Até na forma dele apresentar o mistério ele é diferente,mostrando logo de cara o culpado.
    Dizer o que né,King é King!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, mesmo tendo medo de ler os livros do King, me deu muitaaaa vontade de ler!!!!
    Nossa, mas esse assassino é muito louco e nojento, viu? Da raiva só de ler kkkkk
    Mas até acho importante lermos livros sobre esse tipo, pra refletirmos mais em alguns pontos d enossa vida e de pessoas que convivemos, vai que o vizinho do lado é um assassino em série né?
    bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)