segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Menina que via Filmes: Nahid -Amor e Liberdade [Crítica]

Título Original: Nahid
Título no Brasil: Nahid - Amor e Liberdade
Data de lançamento 28 de julho de 2016 (1h 44min)
Direção: Ida Panahandeh
Elenco: Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh mais
Gênero Drama

Nacionalidade Irã
Ano:2016







O cinema iraniano tem trazido ótimos filmes. País que recentemente li o maravilhoso Persépolis, e que já tinha visto filmes marcantes e ganhadores do Oscar como Separação agora nos traz a história de uma linda mulher na faixa dos 30 anos chamada Nahid ( a ótima atriz Sareh Bayat, a cara da Juliana Paes) recém separada. No Irã um país muçulmano com leis rígidas que tenta se adaptar à modernidade, o casamento pode ser finalizado se o marido permitir. E é o pai quem decide com quem ficará  a criança, esse direito não é da mãe. ´É também o homem quem decide se a ex esposa poderá se casar novamente, e é exatamente esse drama que vive a protagonista.
Nahid se casou por imposição dos pais aos 18 anos com um homem que não amava. O tal homem sempre foi viciado em drogas e eles acabaram se separando, sem trabalho fixo e ainda usando drogas o ex deixa que Nahid fique com o filho do casal desde que ela não se case novamente.
É aí que entra um amor que só mães devem entender. Para poder ficar com a criança ela passa a morar sozinha e tem que se sustentar. Seu pai falece, sua mãe está bem doente e voltar para casa do seus pais onde agora seu irmão intolerante dá as ordens não é vista como uma opção.

Para nós a criança já aparece com uns 12 anos e é insuportavelmente chata. Não respeita a mãe, tem uma tara por quebrar as regras e nem vai á escola que a mãe se mata de trabalhar para pagar.
Para o azar de Nahid ela se apaixona por Mahoud ( Pejman) um viúvo bem bonito que vive com a única filha de apenas 4 anos e que quer casar com ela.
Ela não pode casar, mas o que irrita no filme são duas coisas:
1- Ela mente demais para ele;
2- O filho por quem ela faz esses sacrifícios  a trata mal e só  a decepciona.
Eu sinceramente já teria entregue o filho ao pai infeliz que dá golpes e mal sabe o que fazer da vida. 
Mas Nahid ama o filho  e esta´disposta a tudo para continuar com a guarda dele. 
Parece mentira, mas acontece. E talvez Nahid seja exatamente uma mulher que nós não compreendemos por estarmos acostumadas com a liberdade.

Ela não, ela está acostumada a ter que obedecer e ficar à mercê da escolha de homens de sua vida como o ex marido, o irmão e o marido que casou de mentira e terá que fazer uma escolha. Assim como em Separação que tem a mesma atriz no papel principal, a diretora opta por nos dar o benefício da dúvida, inclusive envolvendo que é certo e o que é errado fazer nesse momento.
Filme espetacular. Assistam. 

4 comentários:

  1. Eu gosto demais destes filmes que trazem um pouquinho da cultura de outros países. Ainda mais quando é uma cultura totalmente oposta a que vivemos.
    Uma dura realidade, ainda difícil de entender ou aceitar. A mulher tendo que obedecer, fazer escolhas tão cruéis. Apesar que aqui no nosso país, muitas mulheres acabam se submetendo aos maridos por se acharem pequenas demais para criarem os filhos sozinhas. Mães que suportam mais do que aguentam por seus filhos.
    Verei se possível!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um pavor de como as coisas funcionam nesse país e provavelmente ficaria indignada demais para conseguir terminar de assistir ao filme, mas acho que vou tentar, pelo menos.

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tem mãe que passa por cada coisa para criar um filho e o filho não dá valor algum. Quero ver o filme, assim que eu tiver uma oportunidade verei.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto de estudar, ler, assistir sobre outras culturas e fiquei muito interessada nesse filme.
    Que vida horrorosa essas mulheres têm! Jesus, queria poder ajudar, mas não sei como =/
    vou querer assistir logo logo! Muito bom.
    Entendo o amor de mãe, mas esse filho pode ser mmais um homem pra mandar nela mais tarde kkk tomara que ela tenha conseguido se casar novamente.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)