Título no Brasil: O Cidadão Ilustre
Data de lançamento em breve (1h 58min)
Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat
Elenco: Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio mais
Gênero Drama
Nacionalidade Argentina
Ano: 2016
Nunca esteve tão na moda falar sobre o Prêmio Nobel de Literatura, tudo isso porque o ganhador do prêmio desse ano foi um compositor e não um cantor: o americano Bob Dylan. Talvez esse seja um dos maiores motivos para que o filme aproveitasse a onda de falarmos do Nobel para estrear no Brasil, mas infelizmente ainda falta tempo, assistido no Festival do Rio, o maravilhoso filme que tem protagonista um dos melhores atores argentinos, Oscar Martínez, mostra a história a de um escritor argentino que foge da mídia e de todos. Pelo roteiro e pelas atuações nem precisava que o assunto estivesse na moda, porque o filme se faz por si só.
Daniel Mantovani ( Oscar Martínez) tem cerca de 60 anos, é solteiro e sem filhos, reside há 40 anos na Espanha, desde que saiu de sua cidade natal, Salas, na Argentina. Premiado com o Nobel de Literatura ele faz um discurso que mais lembra um protesto mas que mostra muito o que ele pensa do prêmio e das pessoas que ali o estão felicitando. Talvez Bob Dylan também pense o mesmo, já que até hoje não confirmou se comparecerá para entrega do prêmio que é feito sempre em dezembro pelas mãos do rei da Suécia.
Em sua casa, Daniel rejeita entrevistas e tardes de autógrafos ( Paulo Coelho manda beijos...) e tem uma assessora só para responder suas rejeições. Uma carta no entanto, o fará pensar se declina ou não, sua antiga cidade quer lhe oferecer o título de Cidadão Ilustre e para isso ele precisa participar de uma semana intensa de atividades do local que não visita desde que foi tentar a vida na Espanha.
Após dizer que vai, uma série de cenas de tragédia cômica acontecem, do homem que o leva até a cidade às homenagens que lhe são feitas. Daniel é um homem avesso ao contato físico, detesta chamar a atenção e na pequena cidade todos querem tirar fotos, abraçá-lo e que ele se lembre de pessoas que não vê há tanto tempo.
Fatores já esperados, como um grande amor do passado aparecerão, mas ele verá sua vida mudar e ao mesmo tempo entenderá em 1 semana porque fugiu daquele lugar.
Há cenas que somente quem é autor ou ama livros entenderá, Daniel anda sempre com um livro para presentear seus amigos, para ele claro, é o maior presente que pode dar a alguém, mas as pessoas não parecem dar tanta atenção assim ao que ele escreveu, sim à figura pública que se tornou. Basta dizer que seus livros todos se passam em sua cidade natal e falam bem mal do povo local, como noventa por cento deles nunca o leu, comemoram sua vitória que ganhar o Nobel como um prêmio para todos, a falta de ler impede que tenham julgamento correto sobre o que festejam.
Mais do que isso, Daniel é aquele homem que uns amam sem conhecer e outros odeiam por mágoas passadas, mas que mesmo revendo seus conceitos não mudará o que pensa da cidade após presenciar o como se comportam.
Com um final inesperado e atuações que merecem mesmo a sala lotada aplaudindo o filme, O Cidadão Ilustre é mais uma bela obra argentina rumo à muitos prêmios, inclusive Oscar Martínez ganhou o prêmio do Festival de Veneza por esse papel. Merecido!
Raffa!
ResponderExcluirUauuuuu!! Filme intenso e cheio de significados, sem contar com a total mudança de postura do protagonista.
DEve ser um ótimo filme para acompanhar.
“A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Bob ter ganho o prêmio este ano, mexeu com todo mundo, principalmente, quem ama o bom e velho rock! O cara manda bem demais em suas composições. Mas a gente fica meio assim, por ele não ter se manifestado. E no dia que foi premiado, ter feito um show e nem ter mencionado isso.
ResponderExcluirSoberba?
Não sei...acho que nunca li nada sobre ele ser assim ou não. Então..é aguardar.
Quanto ao filme, parece um roteiro certo para a época que vivemos. E pretendo muito ver. Gosto disso. Da viagem ao passado, trazendo seus fantasmas e alegrias.
Beijo
Um filme cheio de significados e histórias.
ResponderExcluirQuem ama a arte e principalmente quem faz, deveria saber que a fama está na lista de quem escolhe essa profissão, mas cada um com seu jeito e estilo.
Abraços e bjos.
Fiquei com vontade de ver, e parece que veio na hora certa ^_^
ResponderExcluirBeijos :)