domingo, 2 de outubro de 2016

Menina que via Filmes: O Lar das Crianças Peculiares [Crítica]

Título Original: Miss Peregrine´s Home for Peculiar Children
Título no Brasil: O Lar das Crianças Peculiares
Baseado na obra de Ransom Riggs
Data de lançamento 29 de setembro de 2016 (2h 07min)
Direção: Tim Burton
Elenco: Eva Green, Asa Butterfield, Samuel L. Jackson mais
Gêneros Aventura, Família, Fantasia

Nacionalidades Eua, Bélgica, Reino unido
Ano : 2016



Eu sei, você andou lendo em sua timeline de alguma rede social que esse filme é péssimo, certo? Certamente você esperou que eu, como boa fã de Ransom Riggs, tendo lido quase toda a série e sendo esse blog que vos fala focado em literatura que eu iria reclamar como todo mundo das mudanças do filme pro livro.


Pois é, se você veio com essa ideia, lamento lhe desapontar mas O Lar das Crianças Peculiares foi para mim um dos melhores filmes do ano. Se você ainda não sabia, eu explico que além de fã do autor no qual o filme se baseou também sou fã do diretor Tim Burton e entendo que nem tudo poderia estar na filme, se repararmos bem, nenhum filme adaptado de livro é 100 por cento igual, sempre há diferenças, sejam elas poucas ou grandes. Há outro ponto: nem todo mundo que vai ao cinema leu ou lerá o livro, a sétima arte não é feita para todos que leram o livro, ela é feita de resultados, por isso não achei nada tão absurdo ter trocado o poder de uma das personagens.


Bom, vamos ao filme. Jacob ( o ótimo Asa Butterfield, cresceu e continua ótimo ator!) é um adolescente que trabalha em um supermercado e não é o que chamamos de popular da turma, adora o avô Abe ( Terence Stamp) que tem demência e que anda dando muito trabalho para ele e para seus pais. Cansado de ouvir histórias fantasiosas do avô que fala de uma casa que era um orfanato com crianças com dons um tanto quanto estranhos, ele vai mais uma vez visitar o avô rezando para que ele esteja bem sem essas alucinações que para  o rapaz começaram como histórias interessantes quando ele era criança mas hoje em dia ele não anda vendo graça em evr o avô falando besteira.
Ao chegar na casa do avô ele nota que o mesmo sumiu, quando o acha ele está morto e Jacob vê criaturas bem estranhas. Traumatizado, ele faz o que sua psiquiatra recomenda, vai com seu pai para cidade que o avô contava as histórias e tenta conhecer melhor o pessoal de lá.

Jacob (acima) é um personagem forte que não se deixa abater e quer a verdade à qualquer custo. É exatamente assim que consegue entrar na tal fenda temporal controlada pela Srta. Peregrine ( Eva Green), uma ymbryne que comanda o lar dos peculiares que seu avô tanto falava.
Tem toques de Tim Burton por todas as cenas, os gêmeos macabrinhos que usam roupinhas brancas e que não podem mostrar o rosto -no próprio filme vocês descobrirão a razão- estão lá mais nos fazendo o acharmos fofos do que sentirmos medo. Há dons surreais para todos os lados, e talvez por já estarmos tão acostumados com X Men, não tenha como sentirmos medo nem mesmo do vilão muito bem feito de Samuel L. Jackson ( como Barron). Os personagens se transformam, fazem coisas crescerem, queimam, voam e para alguns o dom é da força. menos aparentando não terem nenhuma. cada peculiar nos ganha à medida que o filme vai passando e mesmo não tendo lido o livro - o que particularmente acho que se você é essas pessoas que se importam com mudanças no roteiro e comparam com o filme, deve passar longe do cinema - é fácil torcer por Jacob, se irritar quando o mal está vencendo e ver que pequenas coisas montam histórias inesquecíveis.



Se você é fã de Tim Burton como eu vai procura-lo nas cenas, vai ver algo dos filmes dele anteriores em alguns locais, como na foto acima onde há animais feitos de arbustos, como não lembrar do Edward Mãos de Tesoura?

E como não amar Judi Dench em uma participação especial que nos faz querer pedir que ela fique mais tempo?

Há aspectos da história que são mantidos e idênticos ao do livro, a relação bonita do neto com o avô, a paixão dos casais que se formam, e mesmo que algumas coisas não estejam presentes e o final possa não ser o que você esperou, eu saí do cinema feliz querendo ver o filme outras vezes. 



6 comentários:

  1. Pela resenha e pelo que relatou, a história não me parece interessante ou boa, mas como dizem, não se julga um livro pela capa, da mesma maneira que não se julga um filme pelo relato ou crítica. Bjos Rafa, vou tentar ver ou ler o livro e entender.

    ResponderExcluir
  2. Li comentários realmente falando muito mal do filme. Vi um falando que visualmente o filme é maravilhoso e o resto é uma mistura de HP com X-men.Eu já esperava mudanças,até pq nenhuma adaptação é 100% fiel como vc mesma citou, mas o Tim Burton é um gênio e tenho certeza que a mudanças são positivas. Infelizmente estou restrita a minha casa até novembro, o coração está apertadinho,estava e estou muito ansiosa para assistir esse filme.Depois que assistir volto aqui para dá minha opinião final haha Bju

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não tendo lido os livros, este é um filme que tenho aguardado ansiosa. Amo o trabalho fantástico do Tim e não vejo a hora de poder fazer isso, vê-lo ali, na tela e em cada fotografia do filme.
    Em breve, verei!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Verei esse filme essa semana sem falta!!!
    Acho bom não ter lido o livro ainda, devo gostar do filme e ficar com mais vontade ainda de ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Raffa!
    Como comentei em outro blog que não gostou do filme, acho que as pessoas exigem demais, sabia? Como querer que tudo seja igual e perfeito? Impossível!
    O bom dos filhos são justamente o lado lúdico e se isso satisfaz, como Tim Burton sempre faz, é o bastante.
    Quero demais ir assistir o filme.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)