Título no Brasil: Snowden - Herói ou Traidor?
Data de lançamento 10 de novembro de 2016 (2h 15min)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo mais
Gêneros Suspense, Biografia
Nacionalidades Eua, Alemanha, França
Ano: 2016
Confesso que não lembrava muito da história de Snowden, mas apesar da crítica especializada ter falado que achou um filme bem americanizado, eu vi o contrário. Entendi que Oliver Stone cutucou o dedo na ferida de um país que não quer perder a supremacia.
Edward Snowden ( interpretado por um Joseph Gordon-Levitt que encontra seu tom certo lá pela metade do filme) era um rapaz comum, estudioso e disciplinado que passou para o exército americano e o serviu. Como sofreu um acidente teve que pedir baixa e se alistou para a NSA (a agência nacional de segurança) onde se destacou como o melhor aluno da sala. Crescendo na carreira e encontrando professores que o incentivaram a ir longe ( um dos papéis é de Nicolas Cage) aceitou ir morar em vários lugares do mundo, incluindo Hong Kong acompanhado de sua namorada Lindsay Mills ( Shailene Woodley, sem muito destaque no papel, parece não ter saído até hoje de A Culpa é das Estrelas nas cenas de choro); ao contrário do que possam pensar, ele nunca envolveu Lindsay no que sabia do governo, muitas idas e vindas faziam parte da vida do casal exatamente porque ele para protegê-la não era transparente e as atitudes dele a irritavam.
Ao descobrir que os EUA com a desculpa de se protegerem do terrorismo investigavam tudo e todos inclusive chefes de estado de outros países mas com o intuito de usarem essa informação a favor do mercado deles - de petróleo por exemplo- Snowden acha suja a maneira de manterem a supremacia e se incomoda com isso, mas o que mesmo um analista por mais inteligente que fosse poderia fazer contra o governo da maior potência do mundo?
É visível que Snowden era um fã de Obama e torceu para vitória dele achando que isso acabaria, mas ao saber que manteve as escutas à toda, perdeu seu encanto pelo presidente e resolveu abrir o jogo com a imprensa.
Claro que antes disso o filme é todo cheio de tensão, como no momento em que Snowden quer gravar o que sabe para provar a todos o que está acontecendo e um dos chefes ( interpretado pelo maravilhoso Scott Eastwood) entra na sala.
Há tensão no ar e sabemos que ele entregou tudo que sabia aos jornalistas, uma delas é interpretada pela ótima Melissa Leo e pelo veterano Tom Wilkinson. A questão que fica no ar, é porque alguém para "salvar o mundo" estragaria a própria vida? O governo americano o procura, ele está exilado na Russia! O que o levou a isso não fica claro e fica confuso até mesmo lendo o que temos sobre ele na internet.
Stone consegue manter o ritmo do filme e o interesse do espectador é ainda maior nas cenas finais, fiquem de olho que o próprio Stone faz uma "ponta".
Apesar de ser um ótimo filme, os motivos que levaram Snowden a ser mais um na lista de procurados de um país tão potente, ainda me deixam em dúvida, porque mesmo alguém faria isso?
P.S- até nossa ex presidente Dilma aparece em um discurso verdadeiro no filme além de cenas que mostram a PETROBRAS.
* Esse filme foi visto na cabine de imprensa no dia 20 de outubro de 2016 no Kinoplex Rio Sul, um oferecimento da Disney/ Buena Vista , agradecimentos ao blog Reino Literário Br
Não gosto muito de filmes sobre políticas, mas tem filmes que envolvem presidentes que eu amo...como o filme ''Ataque''.
ResponderExcluirNão sei se irei assistir ao filme, mas talvez não.
Abraços.
Não sabia que fizeram um filme sobre ele, fiquei interessada em ver ^_^
ResponderExcluirBeijos :)
Raffa!
ResponderExcluirA intenção do filme me parece até boa de mandar um alerta que tudo que falamos é monitorado, mas como falou: por que uma pessoa abria isso para prejudicar sua própria vida?
“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.” (Ernest Hemingway)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Esse moço literalmente colocou fogo no Congresso Americano..e não tem uma pessoa que não saiba quem é o rapaz(aliás, bonito demais na realidade).
ResponderExcluirNão curto filmes assim ou nesse estilo de espionagem, governos e afins. Mas o time de atores é incrível. Será que Cage acertou desta vez? Ele só tem caído em furadas, literalmente..rs
Acabarei vendo assim que possível, afinal, isso é parte da nossa história também!
Beijo