quinta-feira, 27 de outubro de 2016

[Resenha] A Espiã @paulocoelho @EditoraParalela

Título Original: A Espiã
Autor: Paulo Coelho
Editora Paralela
Número de págs: 183













Sim, nunca tinha lido Paulo Coelho. Parece incrível que alguém que vive em livrarias e tem um blog focado em livros não tenha lido nada do escritor brasileiro mais vendido do mundo, certo? Confesso que não sei explicar a razão, certa vez cheguei a pegar um livro dele e ir até o caixa mas acabei não levando. Quis o destino que meu primeiro livro lido do mago, como é chamado, fosse esse. E apesar do próprio autor não achar que seja uma biografia eu o considero uma, afinal por mais que tenha inventado alguns diálogos a história da protagonista é muito parecida com o que ele escreveu, e segurar um leitor durante uma biografia desse calibre não é coisa fácil.
Primeiro porque eu nada ou quase nada sabia de Mata Hari, só tinha ouvido falar de seu nome. Margaretha Zelle nascida em 1876 foi uma mulher bem à frente de seu tempo. Muto jovem perdeu sua mãe e foi no internato que estudava que um diretor se aproveitou de sua inocência e abusou dela de todas as formas. Com a morte de sua mãe e cada vez mais pobre em seu país de origem, a Holanda, ela acredita que a melhor forma de sair do que vive é casar-se com um oficial, ela o faz com um homem muitos anos mais velho mas que ao descobrir que ela não é mais virgem a trata muito mal, a leva para morar na Indonésia e lá nada melhora, ela foi violentada inúmeras vezes pelo marido, até que um acontecimento a fará ter a coragem que faltava para abandona-lo  e tentar a sorte em Paris.
A verdadeira MATA HARI
Estamos falando de uma época onde a Primeira Guerra mundial batia à porta de toda Europa, onde tudo era um escândalo e onde Margaretha fez carreira dançando sua música oriental tirando seu véus até ficar completamente nua. Ganhou a vida com danças privadas e algo mais para políticos e generais de diferentes países; foi por essa razão de acordo com seu advogado que foi acusada de ser uma espiã já que andava com alemães e franceses e acreditavam que passava informações importantes de um lado a outro.
Para ela, tinha certeza de que estava sendo julgada por ser à frente de seu tempo, por ter ousado em uma época que ninguém tinha coragem e agora estava na cela esperando ser fuzilada.
Com uma narrativa envolvente Paulo Coelho me pegou do início ao fim da leitura, quis saber mais ao finalizar a leitura, fui na internet e pesquisei tudo que podia. Mata Hari  foi fuzilada aos 41 anos.
Se todos os livros de Paulo forem bons assim, ele definitivamente ganhou mais uma fã. 


Para quem prefere assistir a resenha, tem no Canal também.

4 comentários:

  1. Eu li muitos livros do Paulo. Até uns dias atrás, tinha uma boa coleção dele. Mas acabei doando para um projeto de biblioteca itinerante. E fiz isso sem peso algum.
    Gosto demais das letras do Paulo. A maneira que ele conduz suas histórias. 11 Minutos(acho que é este o nome, minha memória é o cão) pra mim, foi o melhor livro dele. E nessa nova safra, Adultério também me encantou.
    Este novo livro foi muito comentado e divulgado, só ainda não sabia muito a respeito.
    Mas pretendo ler assim que possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li os livros do Paulo Coelho, mas dizem que são muito bons.
    Vou ler qualquer dia desses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Bem sou super fã do Paulo Coelho e já li quase todos os livros dele, inclusive a biografia de sua vida escrita por outro autor.
    Ando bem ansiosa pela leitura de A Espiã, porque Mata Hari foi uma lenda...
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro dele até hoje, e pretendo ler mais. Achei esse muito interessante, vai pra lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)