sábado, 8 de outubro de 2016

[Resenha] A Pausa do Tempo

Título Original: A Pausa do Tempo
Autora: Valéria Martins
Editora Jaguatirica
Número de págs: 156












Finalizei a leitura às quase 2 horas da manhã, e eu devo aqui confessar: eu amo livros de crônicas. A autora acerta em cheio em nos levar para assuntos de interesse geral, mas principalmente daqueles que assim como eu, amam livros.
Logo no início me tocou uma história apresentada por ela sobre Nasruddin, eu não conhecia essa fábula, onde o final caiu como uma luva sobre o que penso da vontade de Deus e dos homens. E dali para frente tinha crônica que rolava uma identificação imediata e outras que me deixavam encantada pela proximidade com escritores. São casos como ela ser amiga de Paulo Coelho, ter ouvido palavras exclusivas sobre Isabel Allende de seu marido que veio ao Brasil e que contou por exemplo que é verdade a história de que todo dia 08 de janeiro sua esposa que escreveu livros como Paula e A Casa dos Espíritos inicia um novo texto, mas nem sempre publica o livro ou o finaliza no prazo de 1 ano.
Também há conversas com Lygia Fagundes sobre a diva Clarice Lispector, e estreias de cinema no exterior com presenças ilustres como a de Steven Spielberg.
Como em um diário a autora se abre com o leitor em histórias deliciosas que vão desde sua carreira de anos trabalhando em editoras e tendo contato com esses autores a decisões familiares pessoais como de sua filha que decidiu ser judia e de sua parte na herança do pai. Essa mesma abertura faz com que o leitor se sinta em casa e entre de cabeça em textos que envolvem os olhares de um homem desconhecido e viagens a lugares históricos como a casa de Sigmund Freud em Londres. Há uma diferença no que Valéria escreve para textos de um blog comum, por conhecer e saborear as palavras as informações não faltam em nenhuma crônica e mesmo que você não seja profundo conhecedor daquele tema, ela o é, e explica de maneira simples e eficaz.
Foi uma leitura extremamente agradável. 

4 comentários:

  1. Também sou fã de crônicas e achei super bacana o livro. Isso sim é chamado livro de conteúdo. Ainda mais quando tem tudo de real em cada nova página!
    Se puder, farei questão de ler e conhecer ainda mais da autora!
    E viva a literatura nacional!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gosto de crônica, mas não chego a ser muito fã, mas esse livro parece ser interessante.
    Gostei da resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Adoro livros de crônicas e se bem escritas, ainda melhor porque podemos apreciar a visão do autor sobre determinado tema.
    Fiquei bem curiosa em poder ler.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. No evento fiquei bastante interessada em ler o livro dela ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)