terça-feira, 22 de novembro de 2016

[Resenha] O Alfaiate Polonês @babiloniacult

Título Original: O Alfaiate Polonês
Autora: Débora Finkielsztejn
Editora Babilonia Cultura Editorial
Número de págs: 175











Histórias envolvendo a época de Segunda Guerra sempre me comovem, dessa vez a autora nos leva para uma família de imigrantes judeus da Polônia, no ano de 1930 o pai de cinco filhos chamado Moishe, vem sozinho tentar a vida no Brasil, em falar o idioma, mas com muita vontade de trabalhar e com isso ter dinheiro para trazer seus familiares, o homem consegue um emprego de alfaiate e mostra todo seu talento para uma clientela que só aumenta. Após dois anos ele consegue finalmente juntar dinheiro e trazer Fela, sua esposa, e 3 de seus filhos, já que com a guerra estourando no país de origem os mais velhos ( Avraham e Sholmo) foram convocados para lutarem, ao chegarem no Brasil a família incompleta sofre sem saber notícias de seus mais velhos.
Para o leitor sabemos tudo que está acontecendo com os dois, que se separam e cada um terá um destino diferente fugindo de nazistas e tentando reencontrar-se para quem sabe um dia finalmente verem sua família completa no Brasil.
Nesse tempo amizades serão feitas, laços serão cortados e Débora nos leva com sensibilidade à vida de milhares de judeus que tiveram que se separar para sobreviver e como sabemos muitos não tiveram finais felizes.
Um dos rapazes vai parar em outro país - no Canadá- antes de conseguir finalmente vir ao Brasil e o tão sonhado reencontro acontece bem tardiamente, deixando o leitor emocionado ao ler sobre a vida dos pais dos rapazes e sobre eles próprios.
O Alfaiate Polonês é daqueles livros que você termina em um dia se tiver tempo, afinal a curiosidade em saber que destino a vida guardou para cada um dos membros da família Luitermann não permitirá ficar muito tempo longe do livro sem termina-lo.
A autora me encantou com sua escrita e a linda história dessa família judia que só queria o que lhes era de direito, viverem juntos e em paz. 


* A autora estará nesse domingo na edição de novembro do Evento da Menina, para maiores informações, clique aqui













5 comentários:

  1. Esses tipos de livro sempre me emocionam e me fazem querer ler de novo!
    Amei sua resenha Raffa.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Adorei a resenha e a indicação do livro. Gosto muito desse tema, pois sempre toca fundo no coração e faz a gente refletir sobre o valor da vida e liberdade.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Cada vez que escuto ou leio algo sobre o livro, minha vontade de ler aumenta mais e mais ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, não conhecia o livro ainda, ele parece ser bem interessante, um livro que nos prende, ainda não li nenhum livro sobre guerra, mas gostaria de ler, para conhecer um pouco melhor, ou melhor ver de certa forma, o que as pessoas passavam durante esse período.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)