quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

[Resenha] Adulto @intrinseca #UmLivroPorDia

Título Original: The Grownup
Título no Brasil: O Adulto
Autora: Gillian Flynn
Editora Intrínseca
Número de págs: 59
Tradução de Alexandre Martins










Quando uma autora tem talento é outra história. Gillian Flynn nos convida para um conto maravilhoso e cheio de mistérios. Sua protagonista em nenhum momento tem seu nome citado, e só por aí já se vê como a autora é genial em nos fazer perceber isso como um detalhe, já que fiquei tão focada na história que me atinei sobre esse fato agora ao fazer a resenha do livro.
A moça que nunca teve vida fácil tem um passado traumático, seus pais lhe mandavam pedir esmolas, sua mãe enganava a todos como vidente e ela aos 16 anos aprendeu que tinha como dom masturbar homens, isso mesmo, ela fazia isso as vezes seis vezes ao dia, nunca dormiu com nenhum de seus clientes ou fez outro ato sexual, mas aceitava masturbar qualquer um que pagasse por isso.
Nunca terminou os estudos, mas sempre amou ler muitos livros, inclusive um de seus clientes mais assíduos lhe emprestava diversos livros, em certa parte do livro cita a seguinte frase: " Livros podem ser temporários; paus são para sempre." Quando quer justificar porque nunca procurou outra profissão.
Acostumada com não saber muito o que é certo ou errado, ela ouve da mãe que precisa de ajuda e que deverá atender como vidente, o que ela topa já que á charlatanismo puro, mas continua utilizando o quarto dos fundos para atender seus clientes de masturbação.
Quando ela conhece Susan, uma mulher atormentada pelo marido que não lhe dá atenção e um enteado que parece saído do longa " A órfã" logo imagina que poderá ganhar muita grana com ela.
Indo mais a fundo, ela conhece a casa da cliente, inclusive o filho Jack e o tal enteado Miles.  Ele - fofo como sempre- avisará a ela que se continuar indo à casa deles morrerá em breve.
Misturando um suspense com ares de terror, a autora nos deixa em dúvida o tempo inteiro, e mesmo quando desvendado o mistério ele não é tão claro quanto poderia ser, afinal como tudo na vida cada história tem duas versões, o que é incrível é que a protagonista mesmo sendo uma anti heroína, torcemos por ela, mas ao mesmo tempo não sabemos que reação ter quando algo é revelado e nem mesmo ela saberá se isso é a verdade ou uma invenção de quem conta.
Misterioso do início ao fim, O Adulto tem a marca da autora de qualidade, e daria um ótimo curta metragem. Como escreve essa mulher!




3 comentários:

  1. Parece ser um livro interessante e bem elaborado, mas não é um gênero que me faça ler.
    Mesmo assim amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pelas letras da Gillian.
    Só não entendo porque ela fez somente um conto e não outra história complexa como Garota Exemplar.
    A moça tem um talento nato para reviravoltas.
    Mas como sou fã de contos, é claro que quero muito ler esse.
    Não entendo essas capas também..rs todas iguais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho "Garota Exemplar", mas ainda não li, em 2017 vou ler com certeza!
    As sinopses dos livros dela sempre me interessam, espero gostar tanto do livro quanto gostei do filme.

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)