quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

[Resenha] Sérgio Moro - O Homem, o Juiz e o Brasil @novo_conceito

Título Original: Sérgio Moro - O Homem, o Juiz, o Brasil
Autor: Luiz Scarpino
Editora Novo Conceito
Número de págs: 202













Sempre achei o povo brasileiro conformado, por mais que tenha visto um protesto aqui, outro acolá em minha vida, sempre me impressionou que a gente mesmo sabendo que determinado político roubava, ainda continuava votando nele, era a velha máxima do "rouba, mas faz". Vale lembrar que tiramos Fernando Collor de Mello mas o elegemos senador anos depois. Esse e muitos outros que foram comprovados os roubos e mesmo assim ainda nos representam em Brasília.
Confesso aqui também que nunca tive opinião de defesa ou de crítica ao juiz Sérgio Moro, a típica brasileira que assim como Tereza Batista anda cansada de guerra e desacreditada do ser humano, ainda mais se na nacionalidade constar a mesma que a minha.
Mas quis ler o livro, e achei que o autor foi bem claro na mensagem que quis passar com ele. Temos aqui um livro dividido em 3 partes, na primeira dela somos apresentados em uma minio biografia ao Juiz Sérgio Moro, da onde veio? Como conseguiu ficar famoso e prender tantos políticos? Está tudo ali, desde a mãe do juiz que o obrigava a ler muitos livros antes de poder brincar - que mãe maravilhosa, não? - ao rapaz que estudava mais do que qualquer um na faculdade e logo mostrou aos seus professores que seria um destaque após formado.
Na segunda parte temos uma explicação do que é afinal a Lava Jato, essa operação com nome de serviço de posto de gasolina mas que nos deu algumas alegrias, afinal que delícia é ligar a tv e ver um político ladrão algemado. Eu sempre penso o como eles podem deitar a cabeça no travesseiro - provavelmente de penas de ganso - e dormirem sabendo que a população anda morrendo nos hospitais e de fome? Cada reportagem que mostra apartamentos milionário, jantares que valem mais do que ganhamos de salário um ano inteiro, bolsas que dariam para pagar muitos remédios que faltam aos doentes que precisam...que bosta de gente é essa?
Figurinha fácil dos telejornais não hoje pelo patrimônio mas sim porque é citado muitas vezes na operação Lava Jato, o bilionário Marcelo Odebrecht é apresentado assim como outros personagens importantes encontrados nos esquemas de propina e lavagem de dinheiro de valores que nos assustam, citados um a um os nomes de alguns nos é familiar, de outros nem tanto...mas claro que ainda impressiona o como tem gente picareta no mundo, ou melhor, no Brasil.
Figura polêmica, amada e odiada na mesma intensidade, o ex presidente Luis Inácio Lula da Silva também aparece por causa do triplex que ele jura que não é dele, assim como eu juro que não como demais ( esse peso apareceu aqui de repente!rs). 
Para finalizar como a operação ainda está em andamento e claro o livro foi lançado para nos informar mas também para aproveitar a onda de leitores querendo saber mais do assunto, o final dele é composto por " o que devemos esperar do Brasil após a lava jato?".
O livro foi lançado antes de Moro ter uma foto polêmica sorrindo ao lado de outro que todos sabemos que de inocente não tem nada, o senador Aécio Neves. 
Fica aqui a dúvida, se de fato ele é herói ou se protege uns e entrega outros, não sei informar, o futuro nos dirá. 

5 comentários:

  1. Não sou fã desse tipo de livro, mas concordo que o povo brasileiro é muito conformado.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... sem palavras. Realmente nao sei o que esperar do Brasil.
    Ando desacreditada dos seres humanos, nao sou perfeita mais sinceramente somos tao culpados quanto ( votar em políticos corruptos sem nem pesquisar um pouco)
    Quanto ao Sergio Moura realmente gostav e torcia por ele antes de saber de "foto".
    Gostei mto da resenha Raffa.. bj

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Diante de tudo que estamos passando em nosso país em termos de política, esse livro deve ser fabuloso, mostrando tudo que o juiz pode observar em suas avaliações.
    Quero demais, até maridão anda desejando...
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Então..eu acredito que a maioria do povo brasileiro resolveu foi se alienar de vez em se tratando de política.
    Eu nunca defenderei o Pt ou Psdb. Nunca!!!
    É contra o que sou. E não me envergonho de forma nenhuma de afirmar que anulo meus votos há anos. Sei que não é o melhor caminho, mas quando se tem até vereadores ditos honestos, em uma cidade pequena como a minha, envolvidos em escândalos de desvio de verbas, se perde a fé no ser humano envolvido em política. Tenho um lema "quem quer ajudar, faz..não precisa de cargo dentro de Prefeitura, Senado ou Congresso."
    Já cheguei a gostar desse juiz, até o ver em uma perseguição desmedida. E se tem algo que abomino, é injustiça.
    Prefiro deixar que ele caia sozinho. Ele não é um herói. Herói é o povo brasileiro, aquele mais ingênuo e simples possível, que sobrevive hoje em dia, nesse país de miséria.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei o que esperar do Brasil, nem do brasileiro...
    Só espero que não piore mais.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)