quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Menina que via filmes: Capitão Fantástico [Crítica]

Título Original: Captain Fantastic
Título no Brasil: Capitão Fantástico
Data de lançamento 22 de dezembro de 2016 (1h 58min)
Direção: Matt Ross
Elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, George Mackay mais
Gênero Comédia dramática

Nacionalidade EUA
#2 crítica













Comecei vendo esse filme no avião vindo de Atlanta mas infelizmente acabei caindo no sono, quando acordei já era hora do café e fiquei sem assistir o restante. Como o trailer passou inúmeras vezes quis muito assistir.
Ben ( o maravilhoso Viggo Mortensen) é um homem que optou por criar seus 6 filhos no meio do mato, vivendo uma vida bem atípica da americana. Com metodologia própria, as crianças por exemplo nunca frequentaram uma escola. Se parece absurdo é ainda mais uma das primeiras cenas onde a iniciação de seu filho mais velho Bo ( George MacCay) é no meio da floresta matando um animal e comendo seu fígado - ou coração, eu fechei os olhos porque achei tenso!- depois eles voltam para preparar o animal para consumo. A filha menor aparenta ter 5 anos e faz tudo isso junto com os mais velhos.
Logo de início percebemos que a esposa não está presente, moradores de uma casa que nem televisão tem, os filhos perguntam sobre a mãe mas ouvem desculpas esfarrapadas do pai e tem nele um mestre, pois dificilmente discutem sobre a verdade.
Nesse cenário vamos descobrir que nenhum deles sabe o que é namorar, nunca tiveram amigos da mesma idade e seu pai ganha a vida vendendo coisas da natureza a um comerciante,  mas em uma cena que me deixou totalmente contra o personagem ele finge passar mal em um local para saquear o mesmo. Spolier? Pode ser, mas o método dele de ensino aos filhos começou a me irritar lá pela metade do filme. Extremamente teimoso, ele não permite que comemorem o Natal, os filhos estão zero preparados para vida e quando a mãe se mata - sim, porque casada com aquele homem mala eu também me mataria!- as coisas pioram, as crianças querem ir no velório, mas o avô ( o sensacional Frank Langella de A Caixa ) tem pavor do marido da filha, disse que o prenderá se ele aparecer.
Claro que eles não aceitarão isso, lógico que o pai maluco vai fazer de tudo para enterrar a esposa como ela gostaria, e que não era a forma como a religião dos pais dela aceita.















Por mais que as atuações sejam ótimas - a filha dele mais nova é uma graça- o filme pesa para o lado do racional. Por mais que o pai tenha uma filosofia diferente, porque não deixar que os filhos conheçam a vida como ela é e façam suas próprias escolhas? O que se percebe é que ele faz com que eles só aceitem o que ele acredita ser o correto, como as crianças nada mais conhecem não tem nada para medir com o que querem para vida delas e acabam defendendo um pai que pra mim está bem errado em afastá-las do convívio com o restante da humanidade.
Vale dizer que há uma cena de nudez frontaldo galã, nosso eterno Aragorn, nessa hora agradeci por não ter levado meu marido. 
Vejam o filme e me contem o que acharam. 

10 comentários:

  1. Comédia dramática.
    Não consigo me recordar de ter visto muitos filmes do gênero.
    Eu achei que o filme fosse totalmente longe do que li acima. Pensei ser sobre super-heróis ou algo assim.
    Mas é beirando um bom drama.
    Verei quando puder, com certeza.
    Mesmo tendo certeza de que seja bem parado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vi o trailer desse filme, e não imaginava que fosse ter tanto drama familiar, imaginei que fosse bem mais comédia, e algo que fosse divertido de se assistir. Mas pela sua resenha para perceber que alguns momentos tiveram bastante apelação, e sei lá isso me desanimou um pouco. Confesso que perdi a vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!
    Até então eu não conhecia o filme, e depois de ler a sua crítica a respeito dele, confesso que não me simpatizei com nada. Não gosto deste tipo de drama -ou talvez eu não tenha gostado da forma como o pai trata os filhos- e portanto não irei assisti-lo. Vai ficar para a próxima!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa !
    Confesso que a premissa do filme não me chamou atenção, por não ser o tipo do filme que assistiria.
    bjus de luz

    ResponderExcluir
  5. Pelo que você relatou na crítica, esse filme me parece chato demais.
    Drama não é meu gênero preferido mais quando eu sei que vale a pena, eu assisto.
    Muito boa sua crítica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o filme, mas através de sua opinião, vejo que é um drama familiar bem incomum, por trazer personagens isolados e um pai totalmente diferente. Ainda não sei se eu assistiria, talvez somente para passar o tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Vi muita gente falando bem do filme, mas não me interessei em vê-lo agora, mais pra frente, quem sabe ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Raffa!
    Nem sei se vou assistir esse filme, sabe? Não gostei também dessa ideia radical do pai não deixar os filhos viverem no 'mundo real' e nem conviverem com pessoas da idade deles e familiares... ainda mais quando tem tanto filme bom agora em janeiro em cartaz...
    “Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.” (Sabedoria oriental)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Raffa! Olha,pra ser bem sincera... nao me deu nenhum pouco d vontade d ver o filme... Acho q vou ver só pelo nu frontal kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Não sabia desse filme, mas achei a metodologia bem diferente e parece que o filme tem uma pegada mais de humor, certo? Uma pena que o personagem te irritou, acho que as vezes isso acontece mesmo, mas ainda assim acho que foi bem legal a ideia. Gostaria de assistir.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)