sábado, 7 de janeiro de 2017

[Resenha] Cinco Esquinas @alfaguara_br #UmLivroPorDia

Título Original: Cinco Esquinas
Título no Brasil: Cinco Esquinas
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora Alfaguara
Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman
Número de págs: 213
#3








Em Lima, no Peru, duas melhores amigas descobrem que sentem tesão uma pela outra em uma noite quente. Casadas com homens poderosos, as duas se entregam aos desejos em uma noite quente onde Marisa e Chabela selarão serem amantes uma da outra em Miami, sem que seus maridos Enrique ( chamado de Quique) e Luciano possam imaginar que as duas tenham esse envolvimento.
Ao mesmo tempo Quique tem preocupações maiores, quando resolve finalmente atender o jornalista Garro, dono da revista Revelações que lhe entrega fotos comprometedoras tiradas há 2 anos atrás. 
Com uma genialidade já comum a Llosa, o autor nos envolve em uma Lima no início da década de 90 onde o braço direito do entao presidente Fujimori ama chantagear os ricos e manda em tudo e todos. Visado por causa de seu dinheiro, Quique se vê desesperado sem saber se cede ao pedido de Garro, ou se deixa as fotos serem publicadas.
Há ainda outros personagens que vão fechando o quebra-cabeça e muitas dúvidas que ficaram no ar vão sendo respondidas, como Baixinha, uma moça que teve a vida dificil e trabalha na revista, e outros personagens que não são peruanos mas que estão envolvidos no que aconteceu naquela noite. 
O que impressiona é a forma sensacional que o autor tem que misturar um romance entre amigas com diáologos importantes com outros personagens sem que precise dividir as histórias em parágrafos, há de se prestar muita atenção e se deixar entregar por esquemas de corrupção e terrorismo, no fundo não há como não comparar com o país que vivemos, a fala de um dos personagens citando que no Peru ter grana é um crime, se parece muito com o que vemos nos comentários de sites quando algo ruim acontece com alguém que tenha dinheiro, como se despejássemos as frustrações por não termos os mesmos bens em pragas para quem nasceu em família rica ou ganhou dinheiro trabalhando. 
A imprensa marrom, como chamamos no Brasil é lindamente representada por Garro e seu Revelações que na falta de publicidade pede propina para pessoas que tem algo a esconder, o ódio que ele e outros personagens destilam é assustador, mas mais uma vez facilmente reconhecido em terras brasileiras. Somos incrivelmente parecidos com os peruanos pelo que descreve Llosa.
Com cenas de sexo, chantagem e intrigas além de um assassinato que tempera o livro na medida certa, Llosa nos ganha mais uma vez, com um final inesperado e extremamente sórdido, mas que nada mais é do que a cópia da vida real. Leiam, é maravilhoso.


10 comentários:

  1. Raffa, eu até então não tinha conhecimento da existência deste livro que resenhou. Gostei dos diversos temas que abordam, principalmente por serem difíceis de encontrar. A junção do romance entre as amigas, corrupção, terrorismo, intrigas e até mesmo um assassinado me faz acreditar que a trama merece sim, ser lida. Lerei com toda certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não é um autor que eu conheça, mas confesso que gostei de tudo que o livro aborda, tirando a relação mulher com mulher..rs
    Será mesmo necessário?
    Acho que o restante da história, já valeria bem a leitura. E se puder, lerei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia esse autor, mas é uma história a qual me deixou curiosa para poder ler.
    Amei sua resenha e descrição ao que acontece no Peru e ao mesmo tempo vemos no Brasil.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Raffa, o livro me parece incrível. Eu nunca li nada de Llosa, embora tenha vontade, e acho q vou começar por esse...

    ResponderExcluir
  5. Como comentei na vídeo resenha, já fiquei com vontade de ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Raffa1
    O livro deve ser bem forte e interessante, afinal abordar assuntos como homossexualismo feminino e chantagem, tem de ser bem escrito mesmo e ainda trazer um ponto de vista sólido e bem argumentado.
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Que tema diferente! Fico imaginando como deve ser a narrativa desse livro, em uma época diferente da atual e com personagens e situações tão distintas. Não conhecia o autor e nem o título, mas gostei da proposta e fiquei bem curiosa.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro nem o autor, mas logo que conclui a sua resenha, fiquei com vontade de saber mais desta estória que aborda tantos temas importantes, com cenas cheias de reviravoltas e personagens marcantes.
    Livros com narrativa forte estão sempre presentes em minha lista de leituras e este não ficará de fora!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. E a primeira vez que vejo falar sobre esse livro, e me pareceu ser uma obra muito envolvente, por causa dos mistérios, e os envolvimentos que os personagens tem. O autor conseguiu acerta em cheio em uma trama cheias de amarrações, com muita intriga. O que me incomodou um pouco foi sobre as cenas de sexo, porém mesmo assim pretendo dar uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa,tudo bem ?
    Nunca ouvi falar do livro nem autora.
    Mas confesso que não é o tipo de livro que eu pedia.. tá
    ó
    Ótima resenha!
    bjus de luz

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)