sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

[Resenha] Juntando os Pedaços @editoraseguinte

Título Original: Holding Up The Universe
Título no Brasil: Juntando os Pedaços
Autora : Jennifer Niven
Editora Seguinte
Número de págs: 391

#17


Certos livros nos fazem sair de nossa zona de conforto de uma forma inacreditável. Na verdade eles nos fazem parar para pensar o que nos tornamos e porque agimos de determinada maneira.
Jennifer Niven já tinha escrito o maravilhoso Por Lugares Incríveis
Um livro com o qual você se deparava com o tema suicídio. Agora ela já começa nos avisando na primeira página que o que constará naquela história tem muito de história real, da vida de pessoas que ela conhece ou até mesmo dela própria. 
Libby é uma menina obesa, ela ficou conhecida como a adolescente mais gorda dos Estados Unidos. Como se não bastasse ter perdido sua mãe e ter descontado toda sua infelicidade comendo, ela teve que ver toda vizinhança fofocando sobre o fato dela ter saído de casa somente com a ajuda de um "reboque". Demolindo a porta de casa pois seu tamanho não lhe permitia que passasse mais de um ambiente a outro. 
Imaginem você não ter mais o que vestir?  Foi assim que ela foi internada para tratamento e hoje com muitos quilos a menos mas mesmo assim ainda obesa pros padrões high school, ela retorna para sua antiga vida aos poucos e o passo mais importante é voltar a frequentar a escola. 
Também conhecemos Jack, e se um capítulo é narrado por Libby o outro é por Jack, o garoto mais galã da escola, mais simpático, que namora a menina mais linda e que não reconhece o rosto de ninguém. Sim, ele tem uma doença chamada prosopagnosia, que após pesquisar vi que de fato existe. Consiste em não somente não reconhecer como olhar para alguém, e se pessoa vira de costas e retorna o menino não lembra mesmo assim, claro que ele não conta nada disso a ninguém mas ele se protege andando sempre com as mesmas pessoas que ele reconhece pela voz e pelas falas. Até mesmo sua namorada ele confunde.
Esses dois mundos, de adolescentes com problemas mas um amado pela escola e outro totalmente rejeitado, são colocados em nossas mãos pela sensibilidade linda da autora. Se Jack é covarde porque não assume sua doença, Libby pode estar infeliz mas não aceita levar desaforo para casa. Ninguém ri dela sem voltar para casa com medo.
E é por causa dessa força absurda que a personagem tem que nos encantamos muito com sua história e torcemos por ela. 
Enquanto Jack é para nós o que é digno de pena, seu pai trai a mãe com sua professora, ele não conta a ninguém sua doença e vive pagando micos por isso e para completar ele nem gosta da namorada e de seus amigos.
Esses dois vão se esbarrar não somente porque estudam na mesma escola mas porque ele vai entrar na onda com uma brincadeira muito infeliz. 
Não é no entanto, o já previsível romance que teremos que chama atenção no livro, mas sim a protagonista. E não é pelo tamanho de suas roupas mas de sua coragem, ela coloca biquini, ela faz aula de dança, ela não se sente inferior, mesmo por dentro sabendo que é a mais gorda e a que mais chama atenção de todo lugar que for.
Esse livro não é sobre uma gorda que emagreceu e só assim foi feliz. É sobre uma menina que viu que poderia e deveria ser feliz com todas as suas curvas, porque ela já era especial gorda e isso não a impedia de ser única.
Palmas para Jennifer Niven. 

Para comprar os livros clique nas imagens abaixo:
 
 


Também fiz resenha em vídeo, quem quiser assistir, segue o link:
 

5 comentários:

  1. Raffa!
    Muito bom ler livros que quebram paradigmas dos preconceitos e os protagonistas acabam se aceitando como são e passam a viver a vida com mais intensidade, sem contar com o romance é claro.
    Quero muito ler esse livro.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Este livro está na minha lista de desejados faz um tempinho, mas confesso que já tinha até me esquecido dele.
    Só quem já sofreu com a obesidade sabe o sofrimento que é...ou a luta diária que se enfrenta.
    Mas por tudo que li e ouvi, o livro não só trata deste tipo de preconceito ou aceitação, mas sim da vida em geral. Das dores e alegrias sim, que cada pessoa pode ter na sua existência!
    A sociedade pode ser bem cruel...
    Vou ler e farei isso o mais breve possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI Por Lugares Incríveis, chorei muito!!!
    E desde que esse livro foi lançado quero muito ler!!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a resenha desse livro, ainda não conheço escrita da autora, o q aumenta minha curiosidade pra conhecer....
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu tô louca pra ler esse livro. Lendo sua resenha vi um pouco de mim na história. Sou gorda e sempre fui. Sofri muito bullying na época de escola. Mas naquela época, não tinha tanta visão qto hj r o que eu fiz? Durante mto tempo fui pra casa chorando. Até que conheci um amigo (que depois virou um irmão de alma, mas que infelizmente Deus levou cedo), que passou a me defender e depois a me ensinar a me defender sozinha. A partir daí, passei a fazer td qué queria, passei a me amar, me aceitar e me achar maravilhosa! E quando ganhei auto confiança passei a namorar quem eu queria. Inclusive os mais gatos da escola. A gordura me prendeu durante mts anos,mas qd aprendi a aceitá-lá, qd passei a me amar, a minha vida mudou. Acho q soou meio cliché né? Kkkkk Mas enfim... É a vida. Quero mto esse livro!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)