quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

[Resenha] A Marca da Vitória @editorasextante


Título Original: Shoe Dog
Título no Brasil: A Marca da Vitória
Autor: Phil Knight
Editora Sextante
Número de págs: 382
#21









Saber da trajetória de como foi criada uma das marcas mais reconhecidas no mundo é no mínimo curioso. No Brasil a Nike virou uma febre quando a seleção brasileira passou a usar o uniforme patrocinado por eles, muito antes disso em uma cidade o estado do Oregon . O que mais impressionou o mundo foi o autor ter escrito sua história já que é avesso a entrevistas e sempre deixou muito mistério no ar sobre como iniciou a marca e outras perguntas comuns dos jornalistas.



Phil Knight, o dono da Nike, começa contando como ele ueria ser um corredor mas viu que não deu jeito para a coisa, sempre ligados em esportes mas principamente em corrida ele notava que os tênis usados não eram tão macios e eram muito caros. SEm muita noçao do que faria da vida após formado e com uma especialização ele optou por pedir ao seu pai uma grana para ir até o Japão onde acreditava que poderia fazer negócios e trazer para seu país. VOcês tem noção do que era um americano querer ir ao Japão depois da guerra de Pearl Harbor?  Mas ele conseguiu convencer seu pai  e aos 24 anos, depois de se formar embarcou pro Japão.  Ao invés de trabalhar para uma empresa, ele queria abrir  algo próprio, que lhe rendesse uma boa grana mensal. Na viagem ao Japão ele conseguiu  visitar uma fábrica de tênis e convencer seus donos a lhe mandarem como uma amostra teste para ver o mercado americano como reagiria, ele pagou apenas 50 dólares que eram emprestados pelo pai, mas antes de voltar para os Estados Unidos como a caixa demoraria muito ele optou por visitar a Europa e nessa viagem foi até a Grécia onde viu a estátua da deusa Nike, nome que sabemos que ele daria a sua empresa depois.   Voltando a seu país e recebendo os tênis, ele fez contato com seu professor de educação física da facudade que entrou como sócio na venda dos tênis que ele achou super baratos e bons. Foi assim que  em 1963 surgiu  uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. Ele nunca poderia imaginar que venderia tão rápido todos os calçados de suas primeiras encomendas. Claro que a trajetória para  a Nike ser uma das marcas mais famosas do mundo não foi fácil, e Knight fala detalhadamente de todos os nãos que levou, de todas as histórias que teve fator sorte no mundo dos negócios e de cada coisa que não recomenda os novatos fazerem.  Achei muito legal quando ele contou sobre como a logomarca foi criada e também sobre  os primeiros modelos de tênis e das cifras astronômicas envolvendo grandes atletas que ele fez questão de conhecer muitos. O livro também tem destaque das relações com as pessoas que formariam a Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de pessoas que muitas empresas talvez nunca contratassem mas que foram um case de sucesso na Nike. 
Determinado e sem ter nenhuma noção ao mesmo tempo de quão longe chegaria, o autor nos mostra que sonhar é de graça mas realizar os sonhos depende de acreditar neles. Foi o que ele fez. 

5 comentários:

  1. Não digo que não leria um livro assim, mas sinceramente? Tenho muita curiosidade não..rs
    Tá,é bom saber a história por trás de uma pessoa que conseguiu vencer, ainda mais, vencer tão alto assim na vida, mas...sei lá..
    Dar motivação?
    Nem uso essa marca mesmo.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido sobre esse livro e fiquei super curiosa. Depois de ler sua resenha, ainda mais! Histórias de sucesso, inspiradoras, livros que abordam o diferente, sempre me atraem!

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Sempre bom conhecermos um pouco mais sobre uma grande marca e como tudo surgiu apenas através de um sonho e chegou aonde chegou.
    É até um incentivo, né?
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido resenha da obra ainda, gostei, mas não sei se leria por agora...vou deixar anotado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro para quem quer saber mais sobre empreendimentos, vou sugerir pro meu irmão ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)