segunda-feira, 27 de março de 2017

Menina que via Filmes: Fragmentado [Crítica]

Título Original: Split
Título no Brasil: Fragmentado
Data de lançamento 23 de março de 2017 (1h 57min)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley mais
Gêneros Suspense, Fantasia, Terror
Nacionalidade EUA

#52assistido
#53criticado






 Atenção: essa crítica pode conter SPOILERS!!! Caso não tenha visto o filme volte aqui para lê-la após assisti-lo. 

Até que enfim M. Night Shyamalan volta ao estilo que o consagrou e nos dá um ótimo filme. Entendam que se você não gostou de nenhum filme dele dificilmente vai se encantar com esse. Mas caso e principalmente tenha amado Corpo Fechado pode ter certeza que ficará com vontade de bater palmas quando o filme acabar.
Kevin ( James McAvoy, em estado de graça!) é um homem que convive com 23 personalidades. Dentre elas há uma criança de 9 anos, uma mulher, um gay e um psicopata. Ele não precisa fazer muito esforço para que todas queiram atuar em seu corpo. Mas o que ele fará e do que é capaz a gente vai aprendendo a cada minuto passado do longa.
A primeira cena por exemplo é de um pai com sua filha adolescente e ais duas amigas, no estacionamento enquanto ele guarda as compras no porta-malas algo acontece. Casey ( Anya Taylor-Joy, a melhor coisa do filme depois de McAvoy!)está no banco da frente e fica imóvel ao perceber que um homem estranho sentou no banco do motorista. As 3 moças irão para um cativeiro, a personalidade mais sombria dele está à solta. 
 As duas meninas - canto direito da foto acima- são como toda adolescente, metidas a poderosas mas no fundo são medrosas e histéricas, já Casey carrega em si um poder, aquele que só é dado para as pessoas que são vítimas na vida e isso faz toda a diferença para ela no filme. O que aconteceu com ela veremos em flashbacks quando uma criança é mostrada em umas 4 cenas que dizem muito sobre o que ela já passou.
Enquanto Kevin se transforma em diversas pessoas, elas tentam arrumar um jeito de escapar dali, para nós aparece seu contato com uma única pessoa: Dra Karen ( Betty Buckley), ela é o elo dele com o mundo exterior, mas também a que mais se sentirá culpada quando descobrir que os monstros não povoam somente a imaginação dele.  
Por mais que a direção e o roteiro sejam maravilhosos, o destaque no filme é todo para McAvoy, poucos atores conseguiriam se doar tanto em cena sem maquiagem, ele se transforma em suas personalidades de um segundo para outro, basta notar a voz e o olhar que já identificamos quem está ali.
Forte e intrigante achei que nada poderia deixar o filme melhor, mas uma cena no final, uma única cena faz com que eu o coloque no hall de filmes favoritos.  

7 comentários:

  1. Estou com este filme para assistir, mas como minha lista de filmes e séries anda meio das grandes demais, não sei quando verei..rs
    Sei que todas as críticas que li dele são ótimas e não vejo a hora de poder conferir.
    Isso de personalidades múltiplas sempre foi um assunto que me agradou e muito!!!
    Parabéns pela crítica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Pareceu excelente o filme, o ator é muito charmoso e tem aquele jeito especial de entrar em ação, está na minha lista para assistir e espero me encantar também, promete muito.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. To loucaa pra assistir...
    Mais só de ver o trailer e ler a resenha já fiquei arrepiada. Kkk
    Vou ver se a namorado vai comigo.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi o filme, então não li a crítica, depois eu volto aqui para ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Raffa!
    Muito curiosa em poder assistir o filme, não apenas pelo ator, mas porque ver uma pessoas com tantas personalidades dentro de si, é um caso psicológico raro.
    Li Sybill onde ela também te várias personalidades e foi caso verídico.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sem ter visto, eu li. Kkkkk Sou mto curiosa hahahah Estou mto mto louca pra assistir esse filme! Depois volto,pra dizer o que achei

    ResponderExcluir
  7. O diretor de grande êxitos cinematográficos no final dos anos 90 e início dos anos 2000 como Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais, entre outros, recentemente não gozava mais do mesmo prestígio de outrora, contabilizando insucessos não só de bilheteria como também de crítica em seus últimos filmes. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos filme IT Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)