sábado, 11 de março de 2017

[Resenha] Sissi: A Imperatriz Solitária @gutenberg_ed


























Título Original: Sissi - Empress on Her Own
Título no Brasil: Sissi - A imperatriz Solitária
Autora: Allison Pataki
Editora Gutenberg
Número de págs: 410
#37


Não sabia nada dessa história, mas vamos à ela. Na Europa do século XIX  existia o domínio da família Hasburgo, seus membros estavam sentados nos tronos de quase todo o continenente europeu - poder puro, né?- e obviamente que a influência da família era absurda. Deles a mais famosa e comentada foi a imperatriz Elisabeth que era da Aústria. Casou-se aos 15 anos com o imperador Franz Joseph que era chefe do Império Austro-Húngaro. 
Elizabeth era conhecida como Sissi, e de acordo com minha pesquisa há um livro anterior a esse onde a mesma autora narrou os primeiros anos de seu reinado. Não descobri que se o livro já foi lançado por aqui. 
Nesse livro a autora opta por começar falando da imperatriz que está à espera de seu quarto filho. Não achei que precisava ter lido o livro anterior para acompanhar esse, mas já aviso que o volume de páginas faz com que a gente se desanime com tanta riqueza de detalhes e diálogos, eu teria cortado umas 60 páginas.
 Aqui temos que lembrar que é um livro de época, onde podemos estranhar algumas atitudes tão antiquadas. Mais uma vez me deu sono ler tantas coisas desnecessárias como traje, cabelo e outros detalhes super descritos no livro onde eu só queria mesmo que aparecesse alguma cena interessante.
Na nossa frente a protagonista vai envelhecendo, e a autora quis mostrar seu lado romântico, o que é fácil visualizar em algumas atitudes quando nova mas por vezes quando mais velha estranhamos que não tenha ainda amadurecido. 
Aqui acompanharemos Sissi durante 2 décadas e sua obsessão com a aparência é  bem irritante. Assim como seu jeito nem aí para suas obrigações como imperatriz, a personagem de fato não cresce, vivendo na terra do Nunca.
A parte  drama se dará com um dos filhos de Sissi, e talvez tenha sido uma das partes que me interessou mais. Também gostei ela ter incluído documentos históricos nele, nos fazendo entender melhor como funcionava o mundo naquela época, tão diferente de nossos atuais costumes.
Não se engane pela capa, não é só romance, aliás ouso dizer que quem estiver a procura desse item certamente vai se decepcionar.

6 comentários:

  1. Oi!!!
    Realmente é um livro que não atrai muito o leitor nunca li nada parecido e não tenho tanto interesse as mulheres dessa época eram muito mandonas e extremamente ligadas às perfeições mas também é bom conhecer como eram os costumes de antigamente.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas resenhas Raffa, sério!
    Você fala na lata o que pensa... kkk
    E eu jurava que esse livro era um romance e sendo de época ja iria pra minha lista..
    Mais vi que não é a minha cara.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros de época, mas não sei se leria esse. Estou bem na dúvida, na verdade. Livros com uma riqueza de detalhes mto grande são tão cansativos.... Vou pensar sobre ele rs

    ResponderExcluir
  4. Mesmo adorando livros que contenham detalhes, claro que não precisa ser tantos né?rs
    Isso acaba deixando a leitura bem cansativa e desanimadora.
    Também não conheço nada desta parte da história, então talvez por este lado, eu tenha sentido vontade em conhecer um pouco mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Parecia ser interessante, pena que tem tantos detalhes que poderiam ter ficado de fora.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)