Título Original: The sun is also a star
Título no Brasil: O sol também é uma estrela
Autora: Nicola Yoon
Editora Arqueiro
Número de págs: 278
#80
Que delícia ler um livro onde você não sente o tempo passar. Tudo isso porque Natasha, sua protagonista é exatamente aquele tipo que nos apaixonamos na primeira página. Jamaicana, ela se mudou para os Estados Unidos pequena, seus pais foram tentar uma vida melhor na América, seu irmão mais novo já nasceu lá.
Natasha não se sente mais parte do país que nasceu, lembra de pouca coisa, o que ouve sobre o país não lhe agrada e agora tem que encarar a dura realidade de ter suas horas do dia contadas até uma deportação.
Sim, ela e sua família estão ilegais por lá, seu pai foi pego dirigindo embriagado e isso fez com que o Departamento de Segurança Nacional os mandasse voltarem para Jamaica. Parece um pesadelo e é, que aos 17 anos com amigos já feitos, pensando no baile de formatura e na faculdade ela tenha que ir embora.
Não é justo com ela, então ela decide correr atrás de uma brecha na lei que a faça ficar, determinada ela não tem medo de encarar adultos nem de chorar na frente de quem parece não ter coração.
Os capítulos são narrados ou falam cada hora de um personagem, que tem muito a ver com a trama, até mesmo a mulher que atende ela na entrada do prédio do governo merece um capítulo para explicar para gente porque age daquela forma com Natasha.
Isso é uma forma genial que a autora encontrou de nos conectar com os personagens. Daniel vai entrar na história e conhecer Natasha, de certa maneira a vida de ambos nunca mais será a mesma. A família dele veio da Coréia do Sul e também são portanto imigrantes, mas são legalizados e isso faz toda a diferença. Sua família não foge de ninguém , tem um negócio local e seu irmão mais velho é da melhor faculdade americana.
Daniel é americano, de traços fortes e marcantes ele não chamará a atenção de Natasha de cara já que ela está passando pelo pior dia de sua vida. Aliás, vale informar que tudo nesse livro se passa em um dia, decisivo para ela, decisivo também para ele.
Juntos os dois encontrarão força e mais do que isso apoio um no outro, por mais que a gente saiba que ela vai partir ficamos torcendo para que se beijem, ou quem sabe a autora muda os rumos de ambos?
Tocando em algo muito polêmico e necessário que é a imigração ilegal, a autora dança lindamente sobre o tema sem atacar nenhuma das partes, Natasha não foi porque quis para a América, mas agora se sente parte dela e não tem mais nenhum laço com a Jamaica que não seja ter nascido lá.
Lotado de sentimentos, a protagonista nos envolve o tempo todo, desde suas falas maduras para a idade, até as músicas que ouve, um grunge repleto de dor, de Nirvana com Kurt Cobain e sua voz que parecem pedir ajuda como ela ao recém falecido Chris Cornell com seu apelo através da música de que nem sempre temos dias felizes.
Que livro sensível, que história incrível. Leiam.
Também fiz vídeo resenha, claro prefiram assistir:
Oi Raffa!
ResponderExcluirEsse é um dos meus próximos livros a ler. Já estava super curiosa com ele e saber que há uma outra forma de escrita atiçou ainda mais a minha curiosidade. Bjus
Oi Raffa
ResponderExcluirTodo mundo elogiando esse livro. Adorei a história pelo fato de envolver o destino. Com toda certeza temática de imigração nos EUA é bem pertinente pensando no contexto atual.
Beijos
Já tinha visto alguns blogueiros falando desse livro e olha, adorei!!
ResponderExcluirCapa linda e um tema muito legal. Acho que nunca li algo sobre imigração sendo tratado dessa forma, ainda mais sem ser tendenciosa pra atingir algum dos lados. Fiquei curiosa pra ler.
Hey Raffa!
ResponderExcluirNicola Yoon é uma diva e representa muitas realidades, e com certeza O Sol Também é Uma Estrela é uma dessas, e eu tô muito ansiosa em ler! Espero ler em breve!
Beijos!
Paulinha
www.naoleia.com
Oie estou aqui te vendo no programa do Bial nossa que legal te conhecer atrac8da TV...ainda bem que eu não fui dormir cedo.Tudo culpa do YouTube, Pois como tenho um canal lá estou aqui editando vídeo. É para passar o tempo resolvi então Ligar a tv e não é que eu vi você lá e já corri procurar o blog que legal já estou te seguindo eu sou a Jenifer Daiane Alves do canal Jeniffer Daiane Tube flor de pimenta. Eu se você dizer que faz eventos para divulgar sobre a Literatura eu gostaria de participar também sou escritora escreveu livro corações peludos entre em contato comigo meu e-mail é Jenifferdaianetube@gmail.com
ResponderExcluirUm forte abraço. Da sua mais nova amiga virtual e seguidora. 💋
AI MEU DEUS! Que história mais delicinha e envolvente <3
ResponderExcluirParece ser daquelas que super aquecem seu coração mesmo.
Se eu já quero? Sim, claro ou com certeza?
Sua resenha me deixou super animada, sério! Já vou colocar na minha listinha de desejados.
E o que falar dessa edição? Parece estar bem caprichada!
Beijos,
Caroline Garcia
Livro que vou ler por tratar de um tema importante no mundo atual: a imigraçào. Obrigada pela indicação.
ResponderExcluirAmei a história, adoro livros que tratem de assuntos reais, ainda mais esse sobre um tema tão polêmico e atual como a imigração ilegal. Não li o livro, mas já estou curiosa para saber o final da família de Natasha, torcendo para que seja feliz. :)
ResponderExcluirSe eu conseguir ler todos os livros da minha meta antes do ano acabar, esse com certeza será lido esse ano!!!
ResponderExcluirJá li 35% da meta.
Beijos ^_^
Olá, Raffa
ResponderExcluirOuvi sobre esse livro faz um tempo, gostei muito da história, mas acabei não indo atrás para comprar. E, não é que esses dias eu ganhei o livro? rs Com certeza irei ler, parece ser muito bom. Parabéns pela resenha :)
Só tenho lido coisas boas a respeito desse livro e agora estou ainda mais curiosa a respeito dele. .. Vai pra lista com certeza!
ResponderExcluirTô louca pra ler este livro desde que ganhei e agora coma sua resenha já estou passando ele na frente de todos os outros rsrs.
ResponderExcluirQuero muito ver se a Natasha vai conseguir o que quer!
Será que rola Beijo entre ela e o Daniel?
Nunca li livro com essa temática, mas quero muito ler esse!
Tudo e Todas as Coisas foi uma leitura deliciosa, espero gostar desse também.
Bjus!
Andreza Felix
Sua resenha me animou! Haha! Pois vi e ouvi varios comentários negativos sobre o livro. Só resta ler para tirar a dúvida! Abraço!
ResponderExcluirTop... ;)
ResponderExcluirÓtima resenha. Parabéns.Fui lendo e me sentindo ansiosa feito Natasha. Gosto de histórias contadas num tempo curto. Melhor ainda num dia.Corrida contra o tempo...que não para. Torcendo por ela.
ResponderExcluir