terça-feira, 2 de maio de 2017

[Resenha] Pablo Escobar - Em Flagrante @PlanetaLivrosBR

Título Original: Pablo Escobar in fraganti: lo que mi padre nunca me contó
Título no Brasil: Pablo Escobar em flagrante: o que meu pai nunca me contou
Autor: Juan Pablo Escobar
Editora Planeta 
Número de págs: 237
# 70




Sempre há história para se contar sobre o traficante mais famoso do mundo, e por mais que seus filhos tenham tentado fugir do passado, pelo menos Juan Pablo o mais velho parece lutar para ter contato com os algozes de seu pai, as vítimas e agora escreveu seu segundo livro sobre o pai. 
Parece surreal para quem sabe que ele tentava se esconder de seu verdadeiro nome, mas não fica bem claro que a grana que ganhou com as edições ou a curiosidade falaram mais alto. Para nós, leitores que assim como eu sempre querem ler mais sobre El Patrón é um prato cheio, Juan Pablo começa falando sobre Barry Seal, piloto que trabalhou para seu pai e que foi assassinado, também conta o como se aproximou do filho dele para que ambos deixassem para trás as dores do passado, mais uma vez Juan avisa que o monstro que se seu pai se transformava com os inimigos era o oposto do homem zeloso, pai exemplar e marido carinhoso, apesar de ter amantes. Respeitava a família e ensinou cedo o filho que se quisesse usar drogas usaria a vendida por ele por ser a melhor do mercado.
Ser filho do maior traficante do mundo é como uma tatuagem que ele e a irmã aprendereram a carregar.  O visto negado pelos Estados Unidos quando quiseram fugir é um grande trauma até hoje.
Há um, capítulo falando somente sobre Quijada, tesoureiro de seu pai, para quem não conhece a históruia vale lembrar que ele enterrava seu dinheiro nas terras para que não fossem provas contra si nos bancos. O homem que controlava a grana de Escobar, mas para nossa surpresa nem ele nem a família ficaram com algo desse valor, por causa de inúmeros erros narrados no capítulo e por querer ter demais, o dinheiro foi confiscado e nem mesmo a imensa mansão sobrou como herança para os fillhos e a esposa.
No capítulo sobre as narcoséries, claro que o sucesso Narcos com nosso Wagner Moura é citada, e ali sentimos toda a indignação dele porque a Netflix não aceitou comprar a versão da família, mas sim a de um agente do DEA que nunca conheceu o pai dele de verdade. Sendo assim ele faz todas as comparações entre o que é mostrado nas 2 temporadas e o que é de fato verdade.  Chama a atenção seu tio nunca ter sido traficante mas sim de acordo com ele um homem honesto que nunca se envolveu com seu pai. Outra questões são levantadas baseadas na postagem de seu Facebook quando sua página bombou com a publicação explicando a verdade por trás do sucesso da Netflix.
Terminei o livro em poucos dias, e nem sei dizer se gostei mais desse ou do anterior.  

6 comentários:

  1. Raffa!
    É um dos livros que maridão está querendo ler, ele gosta de saber muito sobre os líderes políticos, seja de municípios ou de outros países.
    Desejo um mês abençoado!
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raffa
    Nunca li nada sobre Pablo Escobar, mas a história é bem interessante, só conheço o ponto de vista mostrado pela série, mas saber sobre outros fatos é muito bacana.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série. Legal que seja a história escrita pelo filho, mas ele faz uma narrativa aparentemente impessoal ou de alguma forma tenta limpar a barra do pai?
    Estranho tbm a netflix não querer o material da fonte 'original'.

    ResponderExcluir
  4. O que não deve faltar são histórias para ele contar.
    Eu só vi a 1ª temporada de Narcos, esse tipo de série me dá muita agonia de ver, ficar vendo gente fazendo coisa errada e não pagar pelos crimes me faz muito mal, acho que por isso ainda não vi a 2ª temporada ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi a série é nem conhecia os livros. Mas lendo agora sua resenha fiquei super intrigada... Deve ser uma realidade bem crua d se ler né? Vou colocar na lista!!+

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa
    Realmente deve ser uma marca muito forte na vida deles um pai traficante. Ainda mais pela repercussão toda que o nome dele tem no mundo. Sobre a herança podemos ver o quanto o crime não levou a nada e só trouxe dor e problemas para seus filhos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)