quarta-feira, 7 de junho de 2017

[Resenha] Me Diga Quem Eu Sou @edobjetiva

Título Original: Me Diga Quem Eu Sou
Uma bipolar em busca da sanidade
Autora: Helena Gayer
Editora Objetiva
Número de págs: 113
#84









Esse não é um livro feliz, é sim um depoimento corajoso de quem sofre de bipolaridade, e confesso que apesar de usarmos muito a palavra até mesmo para definirmos nossas mudanças de humor repentinas, foi nessas 113 páginas que descobri que a doença é séria, que quem  a tem luta com remédios fortes para agir como costumamos chamar de "normal".
Sendo assim, é por essa história que descobri com Helena, que seus dias nunca foram fáceis, que caminhar entre o real e o alucinação sempre fizeram parte de sua vida, e que sua inconstância sempre fez uma única vítima: ela mesma.
Por muitas vezes ela quis ser livre, por outras se viu presa, principalmente quando foi internada em uma hospício, a vida seria muito pior do que poderia imaginar, e nem ela se entendia. Lá conheceu e viveu um amor intenso, mais ele por ela do que da parte dela por ele. Não tinha leis, não ligou se ele era casado, tão pouco se importou quando libertos ele quis que desse certo, ela não quis nada. 
A impressão que temos é que andamos com ela em terreno minado, a vontade de estar em um lugar pode virar em questão de instantes um pesadelo, a vontade que não controla, os dias que não lhe dizem quase nada.
Sabe que há algo diferente com ela, entende que sua sanidade é quase nula por muitas vezes. Não sabe que rumo tomar, nem sabe onde vai parar.
Cada vez que se descobre sofre com o que ela é, foi diagonisticada com 21 anos, na época não terminou a faculdade de jornalismo, tenta achar sua paz mas sabe que sem os médicos dificilmente sairá dessa louca vida de ser instável. 
É um livro de superação, para se ler em um dia só, uma prova de que há certas coisas que não temos controle sozinhos, que é preciso reconhecer que precisamos de ajuda, é intenso e verdadeiro e por vezes perturbador.
Parabéns à autora por se abrir sobre o tema e nos fazer perceber que algumas pessoas só queriam a instabilidade emocional, e a gente tem e nem dá valor muitas vezes.
 

9 comentários:

  1. Oi Raffa ;)
    Acho que nunca li um livro que trata sobre a bipolaridade.
    As vezes é bom ler um livro real como esse para entendermos que a vida pode ser muito difícil para pessoas que tem problemas muito maiores que os nossos!
    Acho que vou gostar bastante do livro, obrigada pela indicação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa,
    caramba, nem sei o que escrever. Um livro pequeno, mas certamente intenso, e apesar de me parecer uma importante leitura nos dias de hoje, não irei fazê-lo no momento. Aprendi muito nos últimos tempos, nos momentos de dor aprendi a olhar para o lado e agradecer porque existem dores maiores que as minhas, mas no momento vou focar em superar e aguentar a minha, e não acho que esse livro me ajudaria, mas espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  3. Raffa!!!!
    Eu já conheci pessoas com esse problema mas nunca vi elas mostrarem como são realmente só ficava sabendo e a coisa era bem séria, eu daria uma chance a leitura para saber mais a respeito.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa...
    Um livro muito forte...acho que lendo sua resenha descobri que também não sei ao certo o que é bipolaridade....e por se tratar de um assunto tão sério e o livro se curtinho vou deixar anotado na minha lista.
    Valeu a dica.
    Bjinho.

    ResponderExcluir
  5. Raffa!
    Gosto muito dos livros que trazem esses distúrbios psicológicos, porque geralmente o autor aborda de forma que podemos entender melhor e de como é o tratamento.
    Deve ser um depoimento bem pesado, mas ainda assim quero poder ler.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    As pessoas, realmente, citam muito a bipolaridade no seu dia-a-dia, mas acredito que, como eu, não fazem ideia da gravidade da doença.
    É ótimo fazer novas descobertas, ainda mais quando essas descobertas são direcionadas a assuntos que nos são distantes, fazendo com que nos ponhamos no lugar do outro.
    Realmente é bem curtinho, acho que leria em uma sentada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns livros que tinham personagens com esse distúrbio, e lembro de ter visto em séries também. É muito difícil pra quem vive com esse distúrbio.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  8. Oi Raffa,
    É mesmo, muitas pessoas não levam a sério a doença e nem o que se passa com uma pessoa bipolar..
    Adorei a ideia do livro, e eu quero saber o que realmente é Bipolaridade e como a pessoa vive com isso!
    Resenha 10!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do gênero. Confesso q não sei quase nada do tema, mas não é um livro q entre na minha lista, assim d cara...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)