Título Original: Nujeen : one girl incredible journey from war-torn Syria in a wheelchair
Título no Brasil: Nujeen: A incrível história da garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas
Autores: Nujeen Mustafa e Christina Lamb
Editora Universo dos Livros
Número de págs: 246
#83
Imaginem você morar em um lugar que por ser de um povo nunca te aceitaram de verdade? E se você ainda por cima tivesse nascido com uma paralisia no momento do parto que lhe deixou como sequela nunca ter conseguido caminhar, sendo assim uma cadeirante? Agora junte tudo isso a uma guerra entre religiosos e governantes que não somente tem matado inocentes no país que você viveu mas que também está colocando em risco a sua vida e de seus familiares?
A história de Nujeen, uma moça curda moradora de Síria de apenas 16 anos choca somente nos primeiros parágrafos, sua história é drama do início ao fim, mas ela não permitiu que se tornasse uma tragédia. Quando a Síria passou a ser invadida, em sua rua cabeças eram expostas, Alepo passou a ser bombardeada e todos tiveram que abandonar suas casas, ela e sua família tomaram a corajosa decisão de tentarem fugir de lá, por ela como relata passaria o resto de sua vida no lugar que aprendeu a viver mas a vida quis que ela lutasse por ela mais do que já tinha lhe dado muitas dificuldades para conviver.
Foi assim que ela, filha mais nova de tantos irmãos, cadeirante, foi junto com a família embarcar em algo duvidoso, mas que cheirava a esperança. Nujeen entrou em um barco com dezenas de pessoas, passou 16 meses de país em país antes de chegar no que mora hoje em dia, viu coisas que não merecia ver, passsou por dificuldades que nem poderia imaginar, mas nunca perdeu a fé. Sempre acreditou em algo bom e não se fez de vítima, as dificuldades não pareciam tão grandes quando ela permitiu que uma força maior tomasse conta dela.
Forte, intenso, real e emocionante é o livro que conta a história dessa moça, com a ajuda da também biógrafa de Malala, Nujeen é mais uma mulher que devemos nos orgulhar, que não tem super poderes aparentes mas que os mostrou quando precisou.
Que linda história de superação, que lindo livro para mostrar que nem todos os refugiados são terroristas. Leiam e se deixem encantar pela força dessa moça.
Também gravei vídeo, se preferirem:
Raffa!!!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro mas não li nada a respeito, confesso que fiquei impressionada com a historia de vida e se comparando a nossa devemos dar graças a Deus todos os dias, espero que agora enfim ela possa ter encontrado paz e esteja feliz.
Abraços!!!
Oi Raffa ;)
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas pela resenha a jornada de Nujeen parece ser muito árdua.
Adoro livros assim, reais e que emocionam o leitor!
Obrigada pela dica de leitura.
Bjos
Raffa..
ResponderExcluirReal tem presença garantida na minha estante...uma história muito forte da vida real e que Nujeen consegui superar e reverter .
Não conhecia esse livro mas com certeza eu lerei..obrigada.
Raffa!
ResponderExcluirAdorei você vestida de Mulher maravilha!kkk Linda!
Deve ser um livro intenso e forte.
Me coloquei no lugar dela, porque tenho problemas nos membros inferiores e uso uma órtese e muleta e as pessoas ficam encarando e achamos que somos atração de circo.
Nujeen é uma mulher forte e que não se deixou abater.
Amei.
cheirinhos
Rudy
Bom dia!
ResponderExcluirAchei bem interessante o tema do livro, fala-se muito da guerra da Síria, mas dela pouco se sabe. Uma ótima oportunidade de aprendermos tanto sobre esse episódio trágico com também lições de vida importantíssimas.
Quero muito ler, adoro histórias de superação.
Abraços.
Uma guerreira! Fiquei com muita vontade de ler o livro! Também quero ler o da Malala.
ResponderExcluirBeijos ^_^
Raffa,
ResponderExcluirAdoro esses tipos de livros, li Malala e até hoje estou emocionada!
Já ouvi falar de Nujeen e vi várias críticas positivas sobre ele, atiçando ainda mais minha vontade de ler.
Um dia o lerei, já está na minha lista!!
bjus
Raffa, já tinha visto o livro, mas tinha a sensação d q seria só mais um dramalhao, mas depois d ler sua resenha mudei d idéia é vou coloca-lo na lista!! Parece uma história d luta, d uma mulher d fibra q não se deixa abater e gosto mto d histórias assim!!!!
ResponderExcluir